i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Imunes ao coronavírus

  • PorGazeta do Povo
  • 10/04/2020 17:15
Imagem aérea do Congresso Nacional.
Congresso e governo decidiram não mexer com os salários dos servidores públicos durante a pandemia da Covid-19.| Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

A comunidade científica mundial se lançou em uma corrida para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus, que causa a Covid-19, mas mesmo as pesquisas mais adiantadas ainda exigirão pelo menos alguns meses para chegar à população. Por enquanto, a única maneira de se tornar imune ao vírus é ser infectado por ele e se recuperar da doença. Já para alguns grupos de brasileiros, imunizar-se contra a outra consequência maléfica do coronavírus, a econômica, tem sido muito mais fácil. Enquanto empreendedores e trabalhadores da iniciativa privada pagarão, na melhor das hipóteses, com aumento no endividamento e redução de salário, e na pior das hipóteses com quebradeira e desemprego, outros garantem que não verão um centavo a menos enquanto durar a pandemia.

A paralisação súbita e abrangente da atividade econômica significará uma redução drástica na arrecadação em todas as esferas de governo. Mas, se empresários com caixa reduzido ganharam a possibilidade de negociar com sua equipe reduções de salário e jornada, esse risco não deve atingir aqueles que têm o Estado como empregador, pois não há interessados suficientes para comprar essa briga nem no Poder Executivo, nem no Poder Legislativo. A Gazeta do Povo apurou que o Ministério da Economia até havia preparado uma PEC permitindo redução em até 25% em vencimentos e jornada de trabalho de servidores do Executivo, e que o Congresso considerava importante incluir também o funcionalismo do Legislativo e do Judiciário. As resistências, no entanto, levaram o governo a recuar e o ministro Paulo Guedes chegou a alegar que reduzir salários equivaleria a retirar poder de compra dos servidores – ironicamente, o mesmo fenômeno que a equipe econômica considerou aceitável para os trabalhadores da iniciativa privada.

Não é justo que apenas a iniciativa privada, seus trabalhadores e empreendedores sejam chamados ao sacrifício econômico para que o país possa vencer o coronavírus

Mesmo assim, alguns poucos parlamentares e partidos tentam fazer com que o funcionalismo também ofereça sua cota de contribuição, aliviando a folha do governo e permitindo que mais dinheiro seja investido na saúde. Os projetos, no entanto, não caminham por vontade dos presidentes das duas casas do Congresso, convenientemente escorados no fato de não contarem com o apoio do Poder Executivo – algo que não parece ser empecilho em outros casos, como o da reforma tributária. O mais perto que se chegou de conseguir incluir o funcionalismo no esforço financeiro contra o coronavírus foram emendas do Partido Novo à PEC do “Orçamento de Guerra”. A proposta era sensata: a redução dependeria do salário do servidor, poupando aqueles com vencimentos menores, e quem estivesse diretamente envolvido no combate à pandemia não seria atingido. Mesmo assim, uma grande coalizão de direita, esquerda e centro deu respaldo ao relator da PEC, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que ele rejeitasse as propostas.

É evidente que a demanda por serviços públicos não cai completamente com o isolamento social, e não são apenas aqueles que estão na “linha de frente”, como profissionais da saúde e da segurança pública, que seguem trabalhando normalmente; órgãos como o INSS e aqueles que gerenciam os benefícios sociais, por exemplo, precisam seguir atendendo a população, ainda que de forma remota quando for possível. No entanto, o mesmo não ocorre com várias outras áreas do poder público, em todas as esferas, e autarquias em que houve, sim, redução na produtividade – e mesmo naquelas cujo funcionamento é essencial, também haverá setores em que a demanda por trabalho está temporariamente reduzida. Que esses servidores não tenham uma redução salarial compatível com a diminuição de sua carga horária é um privilégio imoral, bancado pelos recursos justamente daqueles que estão sofrendo na pele esses cortes porque a única alternativa é o desemprego. Esta desigualdade no tratamento entre o funcionalismo e os assalariados da iniciativa privada fica ainda mais evidente quando se recorda que a média salarial em várias carreiras do funcionalismo é bem maior que a de funções equivalentes na iniciativa privada.

Não é justo que apenas a iniciativa privada, seus trabalhadores e empreendedores sejam chamados ao sacrifício econômico para que o país possa vencer o surto da Covid-19. O funcionalismo já está a salvo do medo que atinge hoje dez entre dez assalariados do setor privado e autônomos, pois o seu emprego está garantido, aconteça o que acontecer. Quando, por medo de pressões corporativistas, Executivo e Legislativo permitem que um grupo continue recebendo o mesmo salário para cumprir uma carga horária menor, ou até mesmo carga horária nenhuma, dependendo da função exercida, comete uma injustiça com todos os demais brasileiros – incluindo aquela parte do funcionalismo que continua trabalhando incansavelmente para atenuar os efeitos sanitários e econômicos do coronavírus.

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • V

    victor ricardo de oliveira

    ± 0 minutos

    Embora seja evidente essas decisões do governo de privilegiar os que já estão no poder, ainda podemos mudar esse cenário injustos e que causa indignação para mim e toda a sociedade, um caminho viável seria todos nós , que entendemos pouco ainda da politica se intrometer mais ou se interessar mais por ela. Devemos renovar esses politicos que estão atuando hoje, pois os princípios e valores mudaram. Temos que fiscalizar o que eles fazem com nosso país e nosso dinheiro. Vamos ficar por dentro dos assuntos e participar das assembleias municipais e audiências publicas , podendo ate se candidatar para cargos politicos. Mais importante que ser experiente na politica é ser justo e honesto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

      ± 12 dias

      A pilha de cadáveres está chegando aqui. Vejam Nova York. Sem o isolamento social, como quer Bolsonaro com o apoio de muitos empresários acreditam, seremos a Disney do Coronavírus. Especuladores de mortes alheias, não poderão alegar desconhecimento, e incrédulos derramarão lágrimas de crocodilo. A condição e condução da economia dependem da curva de mortes e da situação da saúde, e não o contrário. Acordem! O Brasil virou chacota mundial na Financial Times, que chamou Bolsonaro de insano, afastando os grandes investidores. E o anticomunismo só atrapalha os nossos grandes negócios com a China, além de prejudicar importação de materiais de saúde. Tiro no pé.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        RFB

        ± 12 dias

        Ué, o Governo Federal vai doar bilhões para pessoas que Não contribuem, não são registradas, não pagam imposto........ Se tem dinheiro pra isso, pq cortar de quem está correto? De quem contribui na fonte? Notícia tendenciosa!!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Mário Kume

          ± 12 dias

          Políticos jamais cortam a sua própria carne. Já era de se esperar. O pior que milhares de idiotas elegeram estes caras imaginando que seriam representados ou que houvesse uma mudança radical do legislativo. Sonharam alto e chegaram à conclusão que político já nasce torto mesmo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • J

            José Carlos

            ± 12 dias

            Se inclua nesses "milhares de idiotas" pois votando ou não você ajudou a eleger essa corja.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          marcos

          ± 12 dias

          Concordo!. Tem que haver esforço de todos, máxime dos que auferem vencimentos acima do teto do regime geral. Gatilho neles, no mínimo para suspensão temporária.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Robson

            ± 12 dias

            Gostaria de saber quando os salários dos políticos serão reduzidos para ajudar também ?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Celito Medeiros

              ± 12 dias

              A constante ameaça para diminuição da População não funcionou conforme desejaram, arriscar parar com tudo precisou da união velada dos Dominadores, em grupos. Provocaram as contradições, os enfrentamentos técnicos. Vencer pelo medo, por imagens, por mensagens... Esquecem que o Povo já começou a perceber isto, Governos que não se alinham, estão sendo criticados, massacrados. Mas entre eles e seus parças, estão brigando, talvez por quem ficará com a fatia maior ou o comando geral. Três Grupos se fortalecem, mas não se obedecem, falseiam, fazem o jogo, e isto é mais perigoso para eles do que para os dominados de quem dependem. As baixas podem ser muito grandes...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Fabiano

                ± 12 dias

                É justo sim... quem é que baba o ovo da China? A iniciativa privada, que faz de conta que não vê os hábitos incivilizados dos chineses, porque é conveniente economicamente. Não bastasse isso, se a economia está bem, servidor público não tem reajuste e não participa da bonança.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Guilherme Pereira

                  ± 12 dias

                  Bolsonaro não está enfrentando a COVID19 pois acreditar ser uma "gripezinha" Resfriadinho", então se ele pensa assim vcs acreditam mesmo que ele está fazendo alguma coisa para ajudar na Pandemia que ele não considera grave! o máximo que ele consegue fazer é ir as ruas e pedir para o povo sair do isolamento! sua atuação se resume a isto! o resto os ministros que tem carregado o governoo

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Gregório

                    ± 12 dias

                    De acordo com o processo de inventário nº 1010986-60.2017.8.26.0564 do TJSP, só em CDBs do Bradesco, a falecida Marisa deixou à família mais de R$ 256.000.000,00 (duzentos e cinquenta e seis milhões de reais). Sem falar nos imóveis, fazendas e outros bens. O judiciário, o legislativo e a imprensa estão quietinhos, por quê? Essa fortuna é fruto do maior escândalo de corrupção da história da humanidade. O que tem a dizer sobre isso a auma maizonesta do huniverço? Teremos editorial da GP sobre o assunto?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      José

                      ± 12 dias

                      Quem está sob o regime monarquista (funcionalismo) não sente qualquer crise ou desconforto com as variáveis da economia. O Estado mínimo cuidando de saúde, segurança e educação deve ser almejado. Os políticos não tem qualquer compromisso com a sociedade, apenas são ratos corruptos com projeto de poder e influência. Quanto a uma grande parte dos funcionários públicos, apenas almejam o conforto de não serem demitidos, das regalias e as aposentadorias integrais. Quanto ao povo, deverá trabalhar para sustentar toda essa estrutura corroída por corrupção e privilégios.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Flavio Teixeira

                        ± 12 dias

                        Para o brasil se tornar uma Índia, onde lá como cá, existem as castas, só falta o brasileiro tomar banho no Tietê. Ou na Baía de Guanabara.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • F

                          Flavio Teixeira

                          ± 12 dias

                          Somos tão parecidos com a Índia que também adoramos as vacas. E inclusive até elegemos uma, para a presidência...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • A

                        André Machado

                        ± 12 dias

                        O número de imunes é muito maior que apenas a classe citada: -empresários que lucram anualmente mais de um bilhão de reais;- empregados de empresas de economia mista como, Bancos, BNDES, COPEL , SANEPAR , que existem em todos os estados;- empresários do setor agricola que anualmente batem recordes de faturamento;- empresas que estão lucrando com a crise como supermercados e transportadoras. Enfim façam um trabalho mais completo e vão encontrar muita gente, além dos funcionários públicos, para ajudar nessa hora.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • E

                          EDGAR ALBERTO PERIN

                          ± 12 dias

                          A diferença de tudo isso, caro André, é que o empresário na iniciativa privada, corre todos os riscos de ter uma empresa e gerar empregos e renda e, quando aufere lucros -senão ele quebra- tem que pagar os impostos para sustentar o governo que no Brasil, são muito mal administrados.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Fabiano

                          ± 12 dias

                          Excelente!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Patrick

                        ± 12 dias

                        Concordo e digo mais: ainda que todo o funcionalismo estivesse trabalhando normalmente, carga horária completa, seria justo diminuir os vencimentos simplesmente devido à queda de arrecadação; esse motivo já deveria bastar! Sou servidor estadual em SP.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Fernando Lage

                          ± 12 dias

                          Aos editores do Gazeta do Povo, venho protestar, como leitor e enquanto assinante, Tenho observado que vocês a cada dia estão mudando a linha Editorial que praticavam qd fiz a assinatura e que agora, ao longo do tempo estão se aproximando daqueles veículos repudiados pela maioria dos Brasileiros, seja vocês se omitindo ou fazendo coro aos Fakes da Globo e seus Picadinhos! Se seguirem mudando, queiram cancelar a minha assinatura e devolver o pagamento, haja vista, que Isto pode ser considerado propaganda enganosa!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • F

                            Fabiano

                            ± 12 dias

                            Freitas: a maioria é assim, tanto que repórter só quer “vender” a notícia... bem pesquisado o assunto pelo leitor, nenhuma reportagem da Gazeta se salva. Eu mesmo só sou assinante para ganhar desconto do clube da gazeta na livraria da Vila e na Panvel. Triste, mas é verdade. Como jornal, é uma lástima.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 12 dias

                            Hummmm... Só gosto de ler notícias que me agradam. Vou embora, vou cancelar... kkkk

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • M

                          MORALES

                          ± 12 dias

                          Os culpados pelo estabelecimento desta elite intocável de funcionários públicos são os próprios eleitores que, caem no cando da sereia da mídia e focam em problemas laterais nos debates que antecedem as eleições. Como resultado mandam para Brasília parlamentares descompromissados com o dinheiro do contribuinte - que sai da mesa do trabalhador -, muito pelo contrário.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • I

                            Irineu Berestinas

                            ± 12 dias

                            Sugiro aos editorialistas da Gazeta que façam um editorial sobre a matéria do manifesto de médicos que divulgou hoje favorável à utllziação da cloroquina. Certamente, os leitores estão preocupados com o posicionamento do Jornal sogre tão importante e impostergável assunto.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              joão José Augusto Mendes

                              ± 12 dias

                              Lastimável que sempre seja a iniciativa privada que pague o pato. Herança maldita desde a época do império que vai ser difícil se livrar, talvez daqui uns mil anos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Araucária

                                ± 12 dias

                                Ta tudo certo, se depois faltar grana, esse congresso cria algum novo imposto para quem na verdade sustenta toda essa parasitada, pagar a conta. So esquecem que estão quebrando todo mundo e talvez não haja ninguém para pagar a conta. So tocando fogo no congresso mesmo para acabar a sacanagem com quem trabalha de verdade.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  ± 12 dias

                                  Tem que ser para todos: JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, MINISTÉRIOS PÚBLICOS, TRIBUNAIS DE CONTAS, AGU, etc. E, se houver isolamento de idosos, todos terão que entrar na restrição (os grandões do Executivo, Ministros do STF, do STJ, magistrados, senadores, deputados), os RIQUÍSSIMOS EMPRESÁRIOS. Ficam falando das pessoas de mais de 60, mas os maiores cientistas estão exatamente nesse segmento. --- O que se nota é que querem isolar somente os menos favorecidos.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Franklim Irapuam Maderna Leite

                                    ± 12 dias

                                    O poder executivo é sempre o mais penalizado, e sinceramente é o que mais trabalha, por favor olhem o que acontece no legislativo e no judiciário, verdadeiras cortes onde rola muita mordomia e altíssimos salários, além de ser o ninho dos cargos públicos, precisamos diminuir o orçamento destas pessoas, que aliás são eles mesmos que “administram”.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      MARCELO DE PAOLA

                                      ± 12 dias

                                      Esses caras esticarão a corda até onde for possível, mas correm o risco de sofrer o efeito Queda da Bastilha quando acabarem os brioches da patuléia e eles ainda eativerem comendo camarões e caviar. Isso é de um cinismo ímpar. Abram os olhos Srs.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Cético

                                        ± 12 dias

                                        Reduzam em 25% os servidores temporários e os cargos em comissão. Proíbam o pagamento de diárias e verbas de representação nesse período. Isso é o que pode ser feito na prática, sem necessidade de alterar a constituição, Ponto de resistência do funcionalismo público e congresso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Cético

                                          ± 12 dias

                                          Reduzam em 25% os servidores temporários e os cargos em comissão. Proíbem o pagamento de diárias e verbas de representação nesse período. Isso é o que pode ser feito na prática, sem necessidade de alterar a constituição, Ponto de resistência do funcionalismo público e congresso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Carlinhos

                                            ± 12 dias

                                            Vocês colocam os servidores públicos no mesmo balaio, os que estão na linha de frente arriscando suas vidas também são servidores públicos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • N

                                              Neto

                                              ± 12 dias

                                              A proposta é de redução de salário acima de determinado valor.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            EDGAR ALBERTO PERIN

                                            ± 12 dias

                                            Há muito tempo o setor público está sendo o maior responsável pelo desequilíbrio social neste país, seja pelo número absurdo de pessoal (em grande parte, parasitas) que nada produzem; políticos (em grande parte, parasitas) que criam e aprovam leis para beneficiar parasitas, os quais insistem em viver numa bolha. Os funcionários públicos, sem dúvida, são importantes, mas não precisam ser tão caros! E, muitas vezes, inúteis. Que pisada na bola, hein, Guedes! Imagino que os pagadores de impostos estão ficando no limite. Chega de corporativismo! A quota de sacrifícios, se houver um mínimo de justiça neste país, deve ser cobrada de todos!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Silvio Luhm

                                              ± 12 dias

                                              Está e a única questão relevante a ser considerada após essa crise toda. O desequilíbrio entre o mundo da fantasia pública e a vida real privada e uma VERGONHA!!!Vamos aproveitar esse momento especial e mostrar para está casta de privilegiados de onde vem o dinheiro .CHEGA!!!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                MARCO ANTONIO CASTRALE

                                                ± 12 dias

                                                Apesar da confusa condução da WHO durante todo este episódio COVID-19 desde seu desencadeamento, questiono se não seria o momento de cada Governo, independente de ideologia, escutar seus cientistas e especialistas independentes no sentido de incentivar a população frequentar praças, parques, praias e todos os locais com espaço suficiente para distanciamento pessoal, mas com ar livre, brisa, Sol, Mar, natureza; contrariando o confinamento padrão "Câmara de gás" ?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • _

                                                  __Cloroquina!__

                                                  ± 12 dias

                                                  30 anos reelegendo as mesmas famílias políticas e os eleitores não caíram na real do deboche que virou os políticos no Brasil. Chegamos ao cúmulo de termos um presidente que pele conselhos a um guru analfabeto, radicado nos EUA. Fico me perguntando quem banca o cara nos EUA e o que ele faz para se manter. Um cego pedindo conselho para outro. E ainda há os que falam mal do Lula e da Dilma, pelas falas non sense. Povo que se ligue. Temos uma Capital Federal que suga o povo e ignora o povo. E o mesmo se repete com as sucursais da República espalhadas por aí. O povo do Brasil não se mancou. A República é um deboche a céu aberto.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  4 Respostas
                                                  • S

                                                    ssm.gauss

                                                    ± 12 dias

                                                    O guru a que vc se refere já escreveu 32 livros que chagaram à milhões de exemplares vendidos. Se vc quer uma explicação de como ele sobrevive, uma delas está aí.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Andre Maruch

                                                    ± 12 dias

                                                    Se não entendi errado, o guru analfabeto dos EUA seria Olavo de Carvalho? Se sim, ao menos leu a obra dele para poder clasificá-lo?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    JR

                                                    ± 12 dias

                                                    Concordo

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Carlos Eduardo

                                                    ± 12 dias

                                                    Você tem razão parcial, já que no meu caso, critico Lula e Dilma pelos bilhões roubados que fazem falta agora, e também pelo pouco apreço à democracia. Espero que o Judiciário alcance todos.os corruptos, de esquerda à direita ou vice-versa.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • N

                                                  Neto

                                                  ± 12 dias

                                                  Funcionários públicos de altos salários: casta de privilegiados. Que o governo federal não abra mais concursos públicos.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • O

                                                    Ozeias T Oliveira

                                                    ± 12 dias

                                                    Vou emoldurar esse editorial. Que seja o primeiro de muitos e que só parem quando os intocáveis sejam postos na realidade nua a crua dessa imensa crise. Parabéns Gazeta

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • V

                                                      VIVIANE MAC

                                                      ± 12 dias

                                                      Parabenizo pelo artigo, calcado numa realidade que mostra como é surrealista esse dois mundos tão díspares, o dos mortais comuns que paga o circo, e o dos seus semideuses que nos fazem de palhaços...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      Fim dos comentários.