• Carregando...

A presença do ministro dos Transportes em Curitiba aponta para o acerto da criação de um núcleo mobilizador para pensar e discutir o desenvolvimento do Paraná

Atendendo a um convite das entidades que compõem o Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve ontem em Curitiba. Na pauta, a discussão sobre as obras de infraestrutura consideradas como prioritárias nos setores rodoviário, portuário, ferroviário e aeroviário. Durante o encontro realizado na sede da Federação das Indústrias, o ministro ouviu e debateu com as lideranças empresariais e do governo as questões que dizem respeito ao interesse direto para o desenvolvimento do estado.

E o ministro trouxe algumas boas notícias, como o início ainda neste ano das obras do Contorno de Maringá, do viaduto ferroviário em Paranaguá e da Estrada Boiadeira. Outros empreendimentos classificados como prioritários para o Paraná – a melhoria no acesso ao Porto de Paranaguá e a reestruturação do Contorno Norte de Curitiba para citar dois deles – também merecerão estudos por parte do ministério objetivando a sua viabilização.

É importante ressaltar que a presença do ministro em Curitiba aponta para o acerto da criação de um núcleo mobilizador para pensar e discutir o desenvolvimento do Paraná. Reunindo 16 entidades de classe das mais representativas do estado, o Fórum Permanente Futuro 10 surgiu justamente com este escopo: estabelecer uma melhor sintonia entre a sociedade organizada e os governos estadual e federal, em relação aos projetos macrofundamentais ao desenvolvimento paranaense.

Ainda que a tarefa seja árdua e demande percorrer um longo caminho, a capacidade de trabalho até agora demonstrada pelo Fórum já vem apresentando frutos importantes. É o caso da sensibilização da importância da organização como forma de aglutinar as forças vivas da sociedade na busca dos melhores dias para o estado, ponto que merece ser destacado. Nas últimas décadas é forçoso reconhecer que o Paraná tem sido preterido na liberação de recursos, situação em boa parte debitada à inexistência de projetos consistentes e à falta de mobilização interna.

O Fórum surgiu precisamente para suprir essa lacuna, buscando inicialmente promover uma grande capacidade de organização que permitisse elencar um rol de propostas abrangente para o estado. O embrião desse grande mutirão pelo desenvolvimento que hoje se consolida remonta ao ano de 2005, com o então Fórum Futuro 10. O evento mobilizou à época mais de 5 mil líderes de todas as regiões, numa iniciativa pioneira que procurou discutir os rumos para o estado ao longo de uma década.

A perspectiva dos resultados possíveis de serem alcançados e o desafio de se estabelecer mecanismos para que isso efetivamente venha a ocorrer acabaram dando ao movimento o caráter permanente que hoje ostenta. E, sem sombra de dúvidas, o Fórum Permanente Paraná Futuro 10 vem dando demonstrações inequívocas de sua capacidade transformadora. Um importante agente colaborador nos esforços de fomento ao pleno desenvolvimento paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]