• Carregando...

Mais uma ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) evidencia a distância entre o discurso e a prática do grupo. Na teoria, o movimento reivindica, para assentar seus integrantes, a distribuição de terras im­­produtivas. Nas ações, fica evidente o descaso com qualquer distinção entre áreas produtivas e improdutivas. É o que explica a invasão, no fim de setembro, da Fazenda Santo Hen­­rique, localizada no interior paulista.

A área é dedicada ao cultivo da laranja. Por isso o grupo Cutrale, a quem pertence a pro­­priedade, não teve dificuldade em obter a reintegração de posse. O MST não cedeu. Em vez disso, seus integrantes passaram os pri­­meiros dias de outubro tratando de co­­lher as frutas e, sem seguida, de destruir, com tratores, os milhares de pés de laranja da pro­­priedade. Colonos foram expulsos e os imóveis pichados.

O quadro causa perplexidade. Ainda que se compreenda o método de invasão como tática reivindicatória – método que, aliás, contraria os preceitos da Constituição Fe­­de­­ral –, fica difícil ver boa vontade do desrespeito à reintegração de posse. E os sinais de boa-fé submergem definitivamente diante do passo seguinte dado pelo grupo na escalada da truculência: afinal, como aceitar que aqueles que reivindicam o direito ao cultivo da terra o façam, paradoxalmente, pela eliminação de um pomar?

O MST nega sua própria bandeira com um gesto que não guarda nenhum ineditismo. No ano passado, uma estrada de ferro usada pa­­ra o escoamento da produção da Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, foi alvo de uma ocu­­pação de 12 horas no início do mês de março. Integrantes de outro movimento que diz defender os sem-terra, a Via Campesina, depredaram, em 2006, um laboratório da Ara­­cruz Celulose, no Rio Grande do Sul.

O laranjal da Cutrale, a ferrovia da Vale e o laboratório da Aracruz nada têm de improdutivos, mas nem por isso foram poupados. Fica claro que o movimento tem na causa da reforma agrária mais um pretexto que uma bandeira real.

Não há nenhuma dúvida sobre a legitimidade daqueles que, vítimas da desigualdade social que subsiste em nosso país, lutam pela terra. É justo que o governo atue para garantir meios necessários aos trabalhadores que efetivamente se dispõem a produzir na terra. E, num país livre, como é o Brasil, os movimentos sociais precisam de liberdade para agir, protestar e manifestar seus ideais. Esses direitos, porém, precisam ser exercidos com o respeito aos direitos dos demais brasileiros. A luta pela terra não pode ser negligenciada, mas precisa ser posta em perspectiva. Serão tão numerosas quanto dizem o MST e os grupos assemelhados às famílias com tradição e conhecimento de cultivo da terra à espera da reforma agrária? A realidade está a indicar que esse número é resultado do trabalho incessante – apoiado pela ação e pela omissão dos governos – de recrutar novos mi­­li­­tantes para as causas políticas dos movimentos que dizem defender os sem-terra.

Espera-se que o governo – em geral le­­niente diante do esbulho praticado pelo MST – não venha a usar o rolo compressor para impedir o andamento da CPI que se articula no Senado para apurar a origem dos recursos utilizados pelo movimento. Que não repita o lamentável episódio registrado na Câmara dos Deputados, onde 42 parlamentares foram compelidos a retirar sua assinatura da lista que propunha a investigação parlamentar. É inaceitável que o país fique sem reação diante das invasões e do esbulho, táticas que só ganham força porque a punição não vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]