• Carregando...
Conselho de Administração da Vale decidiu substituir o CEO Eduardo Bartolomeo, que se mantém no cargo até dezembro.
Conselho de Administração da Vale decidiu substituir o CEO Eduardo Bartolomeo, que se mantém no cargo até dezembro.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

No fim de fevereiro, o presidente Lula mostrou toda a sua contrariedade com o fato de o comando da mineradora Vale fazer aquilo que se espera de todo executivo: tomar as decisões de mercado que sejam consideradas as melhores para a empresa, e não aquelas que satisfazem caprichos alheios. “A Vale não pode pensar que ela é dona do Brasil”, disparou o petista, sem fazer muito esforço para disfarçar sua ambição: ser ele o dono da Vale. Não de forma explícita, já que a empresa tem capital aberto e a participação acionária do governo é indireta, por meio de um fundo de pensão; mas na prática, pressionando os membros do Conselho de Administração a fazer o que Lula quer.

E, depois de muito insistir, Lula conseguiu repetir o que já tinha feito em 2011: defenestrar um CEO da mineradora. Da primeira vez, a fritura de Roger Agnelli levou dois anos; agora, nem foi necessário tanto tempo para o Conselho de Administração definir que Eduardo Bartolomeo permanece no cargo apenas até dezembro deste ano. O engenheiro, que trabalhou na Vale entre 2004 e 2012, retornando em 2018 e assumindo a presidência em 2019, após o desastre de Brumadinho, conduzia a mineradora de forma técnica e discreta; em 2021, a Vale chegou a bater os US$ 100 bilhões em valor de mercado e chegou a deter, por algum tempo, o posto de empresa mais valiosa da América Latina.

O próximo CEO da Vale, para sobreviver, precisará alinhar a mineradora ao “pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro”, e não à estratégia que a empresa seguiria se estivesse totalmente livre da ingerência do Planalto

Nada disso, obviamente, importava para Lula, que alimentou o sonho de substituir Bartolomeo por seu ex-ministro Guido Mantega, o pai da recessão de 2015-16. O nome acabou descartado, mas o presidente da República seguiu empenhado em remover o atual CEO. Após um empate em uma reunião extraordinária do Conselho de Administração em meados de fevereiro, na última sexta-feira o colegiado se dobrou a Lula, restando apenas dois conselheiros – de um total de 13 – contrários à saída de Bartolomeo. O mandato do atual CEO termina em maio, com a possibilidade de recondução, negada pelos conselheiros; o executivo permanecerá no posto até dezembro apenas porque dois meses seriam um período muito curto para escolher devidamente seu substituto.

A mineradora afirma que recorrerá a uma empresa de recursos humanos “de padrão internacional” para selecionar o novo CEO, em um processo que “deverá considerar os atributos e perfil necessários para a posição frente a estratégia e desafios futuros da companhia”. Mas esta é uma procura que desde já se revela prejudicada. Afinal, muitos executivos qualificados para o posto certamente pensarão duas vezes antes de assumir a Vale, sabendo que sua cabeça estará a prêmio assim que tomar decisões de mercado que desagradem o presidente Lula. O sucessor de Bartolomeo, para sobreviver, precisará alinhar a Vale ao “pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro”, e não à estratégia que a empresa seguiria se estivesse totalmente livre da ingerência do Planalto.

O investidor puniu a Vale no primeiro pregão após o anúncio da troca de CEO com uma queda de pouco mais de 3% – o recuo nos preços internacionais do minério de ferro também colaborou para o desempenho ruim. Não chegou a ser um tombo tão forte quanto os 10% impostos à Petrobras no último dia 8, depois que Lula venceu outra queda de braço e reduziu drasticamente o pagamento de dividendos aos acionistas (dos quais o maior é o próprio governo), mas é sinal de que investidores do mercado de capitais seguem vendo com maus olhos as interferências do Planalto tanto nas empresas estatais quanto nas companhias privadas em que o governo detém algum grau de participação.

A disputa em torno do comando da Vale é mais um caso em que, quando Lula vence, o Brasil perde. Aqui, a grande prejudicada é a liberdade empresarial, que o petista quer submeter a seu próprio “pensamento de desenvolvimento”, pouco importando se tal pensamento efetivamente faz sentido ou se contribuirá para o crescimento da companhia, fazendo-a gerar renda e emprego. Só o que importa para Lula é mostrar quem manda, quem é o “dono”, colocando tudo a serviço de si mesmo, do seu partido e do seu projeto de poder.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]