i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Novo governo?

  • PorGazeta do Povo
  • 21/07/2020 21:15
Presidente da República, Jair Bolsonaro posa para fotografia no canal de transposição do Rio São Francisco.
Presidente da República, Jair Bolsonaro posa para fotografia no canal de transposição do Rio São Francisco.| Foto: Alan Santos/PR

Desde o último dos ultimatos relacionados a mais uma ação do STF no inquérito das fake news, o governo parece estar passando por uma mudança geral na comunicação e na forma mesma de fazer política. As declarações de Jair Bolsonaro para a imprensa, bem como as suas postagens na internet, sofreram mudança nítida na forma e no conteúdo. O foco nas críticas contra opositores, nos ataques à imprensa e no enfrentamento direto parece ter sido substituído por uma atitude mais positiva, com ênfase na entrega de resultados, na negociação e na atividade mesma do governo. Uma postura que deve render bons frutos.

Recentemente, um episódio envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e os militares no governo ilustrou bem isso. No último dia 13, o ministro fez uma declaração infeliz ao aventar uma associação das Forças Armadas a um genocídio praticado pelo governo brasileiro. A crítica foi rebatida de maneira dura por setores da ala militar, incluindo a mobilização de reservistas em torno de uma denúncia contra o ministro na Procuradoria Geral da República (PGR) por infração à Lei de Segurança Nacional (LSN). A situação poderia ter escalado para outro episódio de conflito entre Poderes, mas, dessa vez, foi Bolsonaro quem se esforçou por colocar panos quentes. Apesar de reiterar apoio ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o presidente ligou para o ministro do STF e instou para que seu subordinado fizesse o mesmo, a fim de dirimir problemas de interpretação e ruídos de comunicação.

Essa mudança foi seguida do abandono da política de ultimatos que vinha caracterizando o governo desde o início da crise da Covid-19, mais particularmente a partir de 15 de março. De início, foi interpretada por muitos apoiadores do presidente como uma espécie de rendição aos adversários. Alguns analistas associam o movimento com a prisão de Fabrício Queiroz, que teria colocado o senador Flavio Bolsonaro numa situação política mais complicada. Outros destacam a aproximação com o Centrão como elemento de diferenciação, que teria implicado, inclusive, numa redução do poder de barganha do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com impactos prováveis nas próximas eleições do Legislativo. Existem aqueles que procuram relacionar a mudança a um enfraquecimento da ala ideológica do governo, isto é, os apoiadores do presidente que gravitam em torno do filósofo Olavo de Carvalho, detentores de grande capacidade de mobilização nas redes sociais.

Nenhuma dessas teorias por si mesma parece explicar o fato, principalmente porque a mudança de forma e de conteúdo na comunicação e na forma de atuação política não foi necessariamente acompanhada do esvaziamento de bandeiras caras ao presidente e seus apoiadores. É o que se viu, por exemplo, com as recentes nomeações para o Conselho Nacional de Educação (CNE), de pessoas indicadas pelo ex-ministro Abraham Weintraub e ligadas diretamente ao Secretário Nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim, quase uma unanimidade nas redes sociais bolsonaristas. Até mesmo a nomeação do novo gestor do Ministério da Educação, Milton Ribeiro, após algumas idas e vindas do Planalto, parece ter sido realizada pensando em agradar aos diversos grupos que compõem hoje o governo, associando um perfil discreto, com formação técnica e simpatia declarada com bandeiras conservadoras.

É importante ressaltar o caráter positivo desta nova fase, se ela se mostrar enquanto tal nos meses seguintes. A lógica da civilidade é própria da atividade de governo, que funciona numa temperatura diferente dos períodos de campanha eleitoral. Isso significa que é necessária atenção especial não só para o conteúdo, mas para a forma como se estabelece a comunicação.

Por “civilidade”, entenda-se o apelo ao diálogo respeitoso, ainda que firme e eventualmente contundente no conteúdo, como forma de resolver conflitos. Agressões de qualquer espécie, inclusive as verbais, deveriam ser sempre evitadas, principalmente nos momentos de maior tensão. O mesmo se diga de provocações desnecessárias. As instituições e as pessoas que as representam precisam ser respeitadas e as discordâncias devem se estabelecer dentro de limites definidos pela lei, mas também por uma longa tradição de cordialidade que sempre foi característica da sociedade brasileira. A capacidade de contemporização, de conciliação de antagonismos, de tolerância às críticas (sobretudo as legítimas, mas em alguma medida também as abusivas), sempre foi própria dos grandes líderes. Na prática, e com frequência, no entanto, em nosso país e em muitos lugares, essa capacidade se misturou e se confundiu com omissões, compadrios e covardias, o que leva não poucos cidadãos a terem aversão à idéia de negociação ou contemporização ou mesmo diálogo. Mas não precisa ser assim. E o que é claro é que a atitude de enfrentamento contra tudo e todos é, além de obviamente ineficaz, uma demonstração clara de imaturidade e incapacidade de abarcar intelectualmente a variada gama de alternativas legítimas que todos os problemas sociais e de governo apresentam. A recuperação de uma sã cordialidade, nas lides públicas e no dia a dia da convivência social, é um imperativo para o país. É na verdade uma marca, um traço da nossa cultura, que se vem perdendo, mas que é crucial para trilhar os verdadeiros caminhos do desenvolvimento.

Neste momento, são muitas as pautas públicas decisivas para a transformação do país: para ficar apenas no campo econômico, as reformas tributária e administrativa, a elaboração dos marcos regulatórios de diversos setores da infraestrutura, uma nova lei das falências, para citar apenas as mais emblemáticas. Nenhuma delas prosperará se a relativa trégua das últimas semanas for encerrada. A sociedade espera ansiosamente que a mudança aparente no modus operandi do governo Bolsonaro seja duradoura e não escorada em práticas espúrias no velho estilo toma-lá-dá-cá. Com a abertura ao diálogo, todos ganham. Precisamos torcer para que esse clima de estabilidade seja a regra daqui para diante.

48 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 48 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Ricardo Amaral

    ± 3 dias

    O sujeito descobriu o óbvio: se ficar de boca fechada, tá reeleito em 2022. Se arrumar uma confusão por dia e ficar soltando perdigotos no povo do cercadinho, é todo mundo contra ele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 23 minutos

      O óbvio pe que, não dá para ser autêntico, transparente e descontraido, quando cercado de hienas por todos os lados. Se finalmente, se deu conta disso, tanto melhor. Óbvio, para qualquer ser justo, é ter a certeza de que, quem arma confusão, não é o presidente. Pois, no atual cenário deste infeliz país, a confusão é rotineiramente armada, por aqueles que, parecem detestar um país próspero e democrático. Com aparente saudades, da farta distribuição de propinas e privilégios inaceitáveis.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo roberto costa da silva

    ± 3 dias

    Acho que a mudança de comportamento do Presidente conforme o editorial foi saudável. Entretanto como eleitor e apoiador do Presidente, acho que uma posição mais firme contra desmandos de juízes do STF, especialmente Alexandre Moraes, que toma atitudes políticas e anticonstitucionais contra o Presidente, tal como os generais o fizeram no episódio Gilmar. Cercear a liberdade de expressão é assustador e ditatorial, e isso pode resultar em enfraquecimento dos projetos de Bolsonaro, já que Moraes mira somente em quem apoia o Presidente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro de Moura Brito

    ± 3 dias

    São verdadeiras hienas da política profissional brasileira!!!....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALTOÉ

    ± 3 dias

    Excelente comentário Sr. IVO. Sem base parlamentar não há governo que consiga governar a ser um Ditador, coisa que Bolsonaro não é.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Muro

    ± 6 dias

    A politica exige cuidados com a língua solta e possuir um estômago de avestruz. Até a hipocrisia costumeira faz parte do jogo. É melhor assim que provocações gratuitas e reações desnecessárias que acabam criando tensões inconvenientes. No entanto, essa turma que está acostumada a viver de corrupção, de negociatas, não se dobra com troca de boas intenções. Esperamos mesmo que não se dê o inverso. Que quem anunciou ter boas intenções não se dobra em troca de negociatas. Imaginar uma mudança por parte desta turma de sempre é muita ingenuidade ou muita cara de pau.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 17 minutos

      Lúcido e equilibrado comentário. Infelizmente a realidade é essa; não comporta transparência, espontaneidade ou ingenuidades. Mas achei ótimo, ele parar de se expor desnecessáriamente às hienas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Muro

    ± 6 dias

    A politica exige cuidados com a língua solta e possuir um estômago de avestruz. Até a hipocrisia costumeira faz parte do jogo. É melhor assim que provocações gratuitas e reações desnecessárias que acabam criando tensões desnecessárias. No entanto, essa turma que está acostumada a viver de corrupção, de negociatas, não se dobra com troca de boas intenções. Esperamos mesmo que não se dê o inverso. Que quem anunciou ter boas intenções nãos se dobra em troca de negociatas. Imaginar uma mudança por parte desta turma de sempre é muita ingenuidade ou muita cara de pau.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 6 dias

    Sem base, é impossível governar em nosso sistema parlamentarista. Infelizmente os militares positivistas, que nada entendem de guerra cultural, acreditam que um "governo tecnocrático" basta para deter o avanço comunista. Estão cometendo o mesmo erro do Governo Militar, ou seja, arrumando a casa para os comunistas retornarem com muita sede ao pote. Espero que os ministros Damares, Ricardo Salles e Ernesto Araújo, sejam fortalecidos e que os filhos do Presidente Bolsonaro, especialmente o Carlos, ainda sejam ao menos ouvidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo PB

    ± 6 dias

    Finalmente!!! Ja perdemos mto tempo com fanfarronices... Antes tarde do que nunca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Patrick

    ± 6 dias

    Ótimo editorial. O penúltimo parágrafo foi excepcional! Particularmente, dado o comportamento predominante de Bolsonaro antes dessa recente trégua, desconfio que isso irá durar. Acho que essa trégua não passa de estratégia visando a alguma conveniência pessoal e que, assim que o Presidente sentir que não precisa mais de seus "inimigos", voltará a seu comportamento habitual.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAPA

    ± 6 dias

    duas coisas deste governo já me bastam para justificar meu voto em Bolsonaro: 1) parou a roubalheira e propina a nivel federal, 2) estamos nos desviando do caminho que tomaram a Venezuela e Argentina, posto isto arregaçar as mangas pra mudar o pais para melhor, sem confrontos com o congresso e stf, o povo não é bobo e saberá distinguir quem esta travando este pais , acredito ainda na boa vontade e patriotismo de nosso presidente , poderia ser melhor ? poderia , mas é o que temos de melhor no momento, os que reclamam são uns doutrinados pela seita do caos que se esquecem que estamos no mesmo barco e torcem contra o comandante e para que o barco afunde de vez

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz antonio ost frank

    ± 6 dias

    Novo governo? Otimo, mas sem a covardia e maracutaias que sempre envolveram a cordialidade dos politicos brasileiros!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz antonio ost frank

    ± 6 dias

    Novo governo? Otimo, mas sem a covardia e maracutaias que sempre envolveram a cordialidade dos politicos brasileiros!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 6 dias

    Novo governo , velha política. Vai Centrão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 6 dias

    Bom texto, com princípios razoáveis e dignos de diálogo entre os entes do Estado. E que o honesto governo federal mantenha a honestidade e seus ideais de campanha, enquanto aprende a dialogar e debater na esfera das instituições públicas e sociedade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 6 dias

    Boa reflexão !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Camargo

    ± 6 dias

    O fato de conviver com contrários não pode significar trincas na dignidade pessoal, em especial do primeiro dignatário da nação. Posto isto , considero que o Presidente e as Forças Armadas não podem relegar a plano secundário as recorrentes declarações indecorosas de Gilmar Mendes. Há de se apenar este magistrado com o rigor da lei, dando cobro a sua irresponsabilidade o mais rápido possível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO

    ± 6 dias

    Cinismo exacerbado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 6 dias

    Toda a mudança de atitude é em função de tentar proteger os filhos das investigações fazendo mais toma lá da cá com as instituições. Nada além disso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fábio Mauricio Holzmann Maia

    ± 6 dias

    Pois é... o tal "mito messias" é igual a todos os outros se não for pior. Houve um estelionato eleitoral no Brasil com promessas que jamais serão cumpridas. Aí está de novo a aproximação com o centrão, com Roberto Jeferson e cia...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    helio

    ± 6 dias

    Na política,tal como praticada no Brasil e em boa parte do mundo, se elege com promessas e ataques aos adversários. Uma vez eleito , se for para cargo no Executivo, esquecem as promessas e ataques pessoais e passam a " negociar " com o Legislativo. Bolsonaro demorou para fazer isso. Lula foi o maior exemplo disso. Passou duas décadas sempre na oposição. Contra tudo. E batendo na tecla de que combater os a corrupcão sem piedade. Depois de eleito, se juntou ao que tinha de pior na política, como Sarney,Maluff,Calheiros, ACM,etc. Por isso o PT governou por 14 anos. Esqueceu as promessas de campanha. Roubou e deixou roubar como nunca. Bolsonaro não é novo na política. Sabe disso. Qual seu jogo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reynaldo mendes de carvalho júnior

    ± 6 dias

    O governo ñ mudou. Apenas, o PR deu um chega pra lá no STF, marcando seu território

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CSG

      ± 6 dias

      Isso , fez xixi no muro do Planalto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Castro

    ± 6 dias

    A polarização e destruição da cordialidade foi causada por décadas de ataques de uma esquerda raivosa e uma classe política corrupta, as quais esfregaram com prepotência e desdém a sua doutrinação e corrupção na cara dos brasileiros de bem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 6 dias

    Deve haver harmonia entre os poderes, desde que seja em prol dos brasileiros. O que vemos aí é uma associação criminosa, infelizmente...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    ± 6 dias

    Bolsonaro entendeu que para acabar com a esquerda é necessário usar os mesmos métodos que eles. Será reeleito em 2026, com folga.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Avlis Sotnas

      ± 6 dias

      na verdade ele percebeu q seria melhor deixar de ser um cão latindo e babando, para se enquadrar na liturgia do cargo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luzalvo

      ± 6 dias

      digo, reeleito em 2022, com folga, para governar até 2026.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Wessa

    ± 6 dias

    Você pode até colocar uma roupinha, gravata, passar perfume e levá-lo ao shopping center, mas não se engane ele continua sendo um cachorro....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      ANTONIO

      ± 6 dias

      Por favor. Mais respeito com os cachorros.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bundalelê!

    ± 6 dias

    O cara é podre! Esquece! Não produz nada de bom, não consegue apresnetar nada de útil. Vai ser assim até o final do mandado. Salve-se quem puder. Um vazio de ideias boas, um vazio de coisas novas. É o governo da desserventia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 6 dias

      Ei, Cloaquinha, Raivoso escreve-se com "s".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANTONIO

      ± 6 dias

      O cara e desonesto, simplesmente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RPM

      ± 6 dias

      A raivosa está atacada hoje? O pior cego é aquele que não quer enxergar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 6 dias

    É só parar de dar atenção para o Astrólogo da Virgínia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diogo

    ± 6 dias

    Editorial bem escrito e interessante, lança luz sobre uma realidade não comentada por outros órgãos de imprensa. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 6 dias

    Esperamos que comece a trabalhar de verdade, porque até agora só vimos palhaçadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 7 minutos

      Triste, é ver conterrâneos, admitindo em público, sua completa desinformação. Pior, revelando que preferiam ser enganados e roubados por quem, realmente, nada fazia de bom para nosso Brasil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANTONIO

      ± 6 dias

      E elas vão continuar pois existe uma plateia sem noção treinada para aplaudir qualquer palhaçada, e essas não faltam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 6 dias

    Até agora, só vi um governo dando privilégio a militares.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 1 minutos

      Remova a venda. Vivemos o periodo de maiores mudanças e aperfeiçoamentos na maneira de liberar a economia e os cidadãos, de nossa história. Fundamentais, para o exercício do empreendedorismo, de investimentos, obras e, criação demanda por empregos e profissões de melhor qualidade e remuneração. Bases, sem as quais, nenhuma nação progride. Acompanhe mais de perto, sem preconceitos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 6 dias

    "PESQUISA XP >>> aprovação de 30%, e reprovação de 45%."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 6 dias

      "Amanhã tem Paratiba, pelas quartas de final do Paranaense, às 20:00 horas, pelo DAZN."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 6 dias

    Eu quero saber qual a posição da FAMÍLIA BOLSONARO e da base aliada do governo a respeito do FORO PRIVILEGIADO. Algum bolsonarista convicto pode me responder? E, SE RESPONDER, por favor, fale qual a posição dessa turma sobre a PRISÃO APÓS SENTENÇA DE SEGUNDA INSTÂNCIA. A posição desses "camaradas" vai nos dar uma resposta efetiva e saberemos se esse governo é contra ou a favor dos corruptos. Simples, simples, simples. Veja que estou defendendo a prisão de criminosos, não importa a cor, religião, partido, sexo, time que torce, etc. e tal. Portanto, não venham novamente me rotulando de esquerdista, comunista, fascista, petralha... REFLITAM.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 6 dias

      Amanhã tem Paratiba, pelas quartas de final do Paranaense, às 20:00 horas, pelo DAZN.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.