i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Vacinar-se para vencer a pandemia

  • PorGazeta do Povo
  • 14/02/2021 17:30
Vacinação de idosos.
Vacinação de idosos.| Foto: Eduardo Kapps/Prefeitura do Rio

Já está mais que evidente: o que vai levar o Brasil a superar definitivamente a pandemia de coronavírus é a vacinação em massa da população. Resultados promissores já começam a aparecer em Israel, o país que vacinou a maior parte de sua população até o momento: com 90% das pessoas acima de 60 anos – o grupo de maior risco de complicações devidas à Covid-19 – tendo recebido pelo menos uma dose do imunizante, as infecções nesta faixa etária caíram 41% e as internações foram reduzidas em 31%.

As razões pelas quais a vacina é a solução são simples de compreender. Uma doença só é erradicada quando seu agente causador deixa de circular em uma sociedade. A mera existência de tratamentos eficazes não basta: há pessoas que não respondem aos medicamentos, ou há casos em que a doença é diagnosticada tarde demais. Deixar que um vírus continue circulando aumenta a possibilidade de mutações, como já está ocorrendo com o Sars-CoV-2. Daí a ênfase, diante desta pandemia global, na corrida por uma maneira de imunizar a população, o que terá efeitos não apenas sobre a saúde, mas também sobre a economia, permitindo a retomada sem restrições dos negócios, com recuperação do emprego e da renda.

Vacinar-se não é apenas uma questão individual, mas um pacto coletivo. Quem se imuniza também ajuda a proteger aqueles que, pelos mais diversos motivos, como idade ou contraindicações médicas, não podem receber a vacina

O Brasil, por suas dimensões, já está entre os líderes mundiais em números absolutos de vacinação, mas ainda engatinha em termos de proporção da população vacinada. Segundo o site Our World in Data, da Universidade de Oxford, pouco menos de 2,5% dos brasileiros já receberam alguma dose da vacina. O ritmo da vacinação tem gerado críticas e comparações com outras campanhas, e especialistas afirmam que, na velocidade atual, o país levaria de quatro a cinco anos para imunizar toda a população. A estimativa, no entanto, ignora o fato de que há uma corrida global pela vacina, na qual o Brasil saiu atrasado, mas que a oferta deve crescer à medida que novos imunizantes forem aprovados por agências sanitárias mundo agora e que os laboratórios ampliem sua capacidade de produção.

O país se vê, neste exato momento, diante de um gargalo, com o iminente fim dos primeiros lotes de vacinas trazidos do exterior ou produzidos localmente a partir de insumos importados. O Instituto Butantan e a Fiocruz, respectivamente parceiras na produção da Coronavac e da Covishield (o nome da vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca), ainda levarão algum tempo até serem capazes de produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) das vacinas, o que permitirá ampliar muito a oferta de doses no Brasil. Enquanto isso não ocorre, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) eliminou uma burocracia desnecessária ao permitir o registro emergencial de vacinas que não tenham realizado suas fases finais de testes no Brasil, mas o tenham feito em outros países de acordo com padrões internacionais. Isso deve facilitar, de imediato, o uso da vacina russa Sputnik V, que também já tem parceria com um laboratório brasileiro para produção. Além disso, o Ministério da Saúde negocia a compra de dezenas de milhões de doses tanto da Sputnik V quanto da indiana Covaxin, que ainda depende de uma fase final de testes.

Mesmo quando a oferta de vacinas estiver normalizada, ainda haverá uma série de desafios a resolver, e não falamos apenas da imoralidade daqueles que furam a fila da vacinação, mas da necessidade da exposição de critérios claros para as prioridades e de uma logística eficaz para imunizar mais pessoas em um período mais curto de tempo, sem desperdícios. No entanto, nem todos os esforços possíveis de prefeituras, governos estaduais e governo federal bastarão se a população não aderir ao esforço de vacinação.

Como já lembramos em diversas ocasiões, vacinar-se não é apenas uma questão individual, mas um pacto coletivo. Muitas pessoas não poderão se imunizar pelos mais diversos motivos, como a idade (crianças e adolescentes não serão vacinados em um primeiro momento) ou condições médicas que desaconselham a vacinação, como alergias. Essas pessoas só estarão definitivamente protegidas da Covid-19 se todos aqueles a seu redor, por meio da vacina, formarem uma barreira que impeça o vírus de chegar até elas. Uma baixa cobertura vacinal não impedirá o vírus de circular e de contaminar essas pessoas que até desejariam ter se imunizado, mas não podem fazê-lo. É também pelo bem destes que, em conjunto com vários outros veículos de comunicação e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), estimulamos o máximo possível de brasileiros a buscar a vacina. Só com parte significativa da população imunizada encerraremos de vez a pandemia, inclusive barrando a possibilidade de novas mutações do coronavírus.

Nunca na história da humanidade tantos recursos financeiros e intelectuais foram empenhados para combater uma doença de forma tão rápida. Essa confluência inédita, com cientistas em todo o mundo recebendo apoio quase ilimitado, permitiu que o desenvolvimento de várias vacinas contra a Covid-19 ocorresse em um período de tempo muito menor que aquele empregado para outras vacinas. É um esforço que não pode ser desperdiçado. Agora temos uma arma que impedirá novas mortes, novos lockdowns, quebradeira, desemprego e o aumento da pobreza resultante do caos econômico. Usemo-la com confiança.

38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ricardo

    15/02/2021 22:58:55

    Parabéns por explicarem o óbvio! Pena que nem todos têm a capacidade de entender essa obviedade nesse momento de retrocessos e de ausência de uma liderança com um mínimo de sanidade mental. Com uma passada de olhos nos comentários já se vê que o vírus da ignorância também está em ampla circulação. E esse vírus também causa danos e mata. Acordem, pessoas! Parem de repetir asneiras!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • V

      VOTO IMPRESSO JÁ

      15/02/2021 22:28:26

      Esse comentário foi removido pelo usuário

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Carlos

        15/02/2021 18:26:36

        Israel não pode ser considerado com referência para nós, pois lá a vacina é da Pfizer com eficácia muito superior. A Gazeta do Povo deveria se preocupar em informar seus assinantes com fatos comprovados. . Onde está a comprovação que a Coronavac imuniza idosos com comorbidades? Nem a ANVISA se compromete! Como tentar induzir a população a vacinar-se com tão poucos dados confiáveis. É um desserviço que a Gazeta está fazendo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          CRAMOS

          15/02/2021 18:02:22

          Existe uma noticia confusa sobre o numero de vacinas disponiveis e quando novas doses chegarão... Hoje estamos no momento da SEGUNDA dose... a partir do dia 13, começamos a aplicação da 2 dose, por isso temos até agora aplicado SÓ A METADE DAS DOSES DISTRIBUIDAS.... Esta previsto chegar doses da Coronavac ao MS a partir do dia 23 ou 25, na quantidade de 600 mil doses dia... O MS deve fazer um estoque até o fim do mês para reiniciar o envio para os municipios... Do dia 13 a 28 serão 15 dias de segunda dose... num total de 2,07 milhões de doses a aplicar... A partir 01 de março, uma segunda feira, a vacinação reinicia com novas doses... até lá os mais de 90 anos estarão vacinados em 1 dose.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Salo

            15/02/2021 17:34:30

            Precisamos das vacinas de primeira qualidade. Os Estados Unidos e o mundo estão utilizando da Pfizer, moderna e outras com resultados ótimos Aqui, despejam o que sobrou, com menor eficácia. Enquanto isso, servidores federais sem trabalhar, inclusive o capitão promovendo aglomerações em Santa Catarina.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marco Polo

              15/02/2021 17:21:55

              Com todo respeito à Opinião da Gazeta, discordo peremptoriamente de suas conclusões; mais correto e digno seria os “não especialistas de fato na área” deixarem de emitir suas opiniões, pois que são, invariavelmente, eivadas de seus vícios, falta de ferramentas e bagagem, mecanismos cognitivos inadequados, formação psíquica talvez inapropriada e ausência de conhecimento dos fatos; de todos os fatos, desde como é o vírus, como se propaga, como se combate, como se contraí, como se restringe sua evolução no organismo humano, como se formam nossos anticorpos e de tudo que já foi feito, de fato e comprovado, empiricamente, por milhares de bons especialistas mundo afora. => continua

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • Z

                Zyss

                15/02/2021 22:05:45

                Concordo. O ponto mais non sense é que pessoas saudáveis precisam se vacinar com uma coisa experimental para proteger quem não pode se vacinar por outras questões... Wtf!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • M

                Marco Polo

                15/02/2021 17:05:24

                <= continuação. Atuam, tais colunistas, esses sim, ignorantes no assunto e nas matérias relacionadas, como absolutamente negacionistas de qualquer outra opção que não seja a que melhor lhes convêm! Não é vergonha não dar opinião sobre o que desconhecem, principalmente em se tratando da saúde de terceiros!.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • R

              Ricardo Kurz dos Santos

              15/02/2021 17:02:47

              Um artigo totalmente tendencioso, a vacinação é "experimental", avaliação de resultados só após segunda dose e podem levar meses para atribuir "relação de causa", se a Gazeta vai seguir esse tipo de apoio irracional à vacina e com textos iguais a mídia tradicional, infelizmente terei que cancelar a minha assinatura, para ler mentiras eu só preciso abrir o Google!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • I

                irineu umberto librenza

                15/02/2021 16:35:23

                Editorial bonzinho, tentando desculpar a falta de vacinas que está ali na esquina e que se deve a incompetência do governo Federal que foi imprevidente para dizer o mínimo. A cepa de Manaus já está espalhada por todo o Brasil. Ela é mais infectante que as outras. Com o prosseguir da epidemia outras cepas surgirão e algumas poderão ser resistentes as atuais vacinas. Estamos no mato e sem cachorro.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                3 Respostas
                • A

                  Ana

                  15/02/2021 22:39:49

                  Esta frase não é do Nietzsche...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • I

                  irineu umberto librenza

                  15/02/2021 17:27:40

                  Alessandro: " Nem todas as verdades são para todos os ouvidos " . Nietzsche.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • A

                  Alessandro Moreira

                  15/02/2021 16:56:22

                  Valeu, mensageiro do caos

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • C

                Claudio Titericz

                15/02/2021 16:27:26

                Não gostei do discurso. Infelizmente, não há ainda uma vacina. Apenas " testes", e com apenas 50 % de eficácia. Isso é enganar um povo que está apavorado por causa da mídia.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • F

                  Freitas

                  15/02/2021 16:46:55

                  ATUALIZE-SE: O JAPÃO JÁ APROVOU A PFIZER.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • C

                  Claudio Titericz

                  15/02/2021 16:36:17

                  Ainda mais, quando as empresas que confeccionaram as "vacinas" não se responsabilizam pelas consequências. Você daria o braço de seu filho para isso? Ou isso não seria algo IMORAL. Ainda querem obrigar?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • O

                O Pragmático

                15/02/2021 16:03:45

                Quem está se recusando a tomar as vacinas? Quantas pessoas convocadas não foram tomar e porque? Gazeta?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • O

                  O Pragmático

                  15/02/2021 15:56:15

                  Gazeta, apresente números. Quantas pessoas se recusaram a tomar a vacina no PR e em Curitiba? Seu editorial não tem base factual para insinuar que o que falta é apoio da população à vacina. Isso não é verdade. A população quer vacina mas quer tb medicamentos e profilaxia e tudo mais que for possível para voltar à vida normal o quanto antes. A grande maioria da população é pragmática, não ideológica.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    15/02/2021 15:54:32

                    O Pragmático,se eu quisesse acrescentar E SEM COPIAR E COLAR, diria que estamos sendo conduzidos, nesta pandemia,por dois genocidas,que se negam a aceitar estudos elaborados e aplicados por potências mundiais em tecnologia científica, potências essas que não se deixaram seduzir pelo canto fácil de "remédios de botequim", como a cloroquina, vermicidas e ozônio. Potências que não tiveram um deputado federal maluco defendendo "PÍLULA DO CÂNCER". Potências que não cortam o orçamento destinado à educação e à pesquisa científica. Lá os órgãos competentes fazem o dever de casa e estimulam o pessoal a tomar vacina E COMPRARAM AS VACINAS, FIRMARAM CONTRATOS. Nós estamos tentando achar contratos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      15/02/2021 15:52:45

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • O

                        O Pragmático

                        15/02/2021 16:34:02

                        Gazeta, levante quantas pessoas convocadas não foram tomar a vacina. A minha leitura, até que vcs provem o contrário, é que ninguém está se recusando a tomar a vacina. Isso é um factóide. As pessoas estão inseguras, o que é natural. Mas ter a vacina não quer dizer que não se deva investir em pesquisas de profilaxia e medicamentos. Todas as frentes devem ser atacadas. Um medicamento eficaz, ainda que não 100% (as vacinas tb não são), seria muito bem vindo. É imprudência apostar tudo apenas nas vacinas.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • F

                          Freitas

                          15/02/2021 15:55:13

                          O "Pragmático",se eu quisesse acrescentar E SEM COPIAR E COLAR, diria que estamos sendo conduzidos, nesta pandemia,por dois genocidas,que se negam a aceitar estudos elaborados e aplicados por potências mundiais em tecnologia científica, potências essas que não se deixaram seduzir pelo canto fácil de "remédios de botequim", como a cloroquina, vermicidas e ozônio. Potências que não tiveram um deputado federal maluco defendendo "PÍLULA DO CÂNCER". Potências que não cortam o orçamento destinado à educação e à pesquisa científica. Lá os órgãos competentes fazem o dever de casa e estimulam o pessoal a tomar vacina E COMPRARAM AS VACINAS, FIRMARAM CONTRATOS. Nós estamos tentando achar contratos. <

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • D

                        Divonzir

                        15/02/2021 14:53:37

                        Agora só falta a vacina....bando de malucos no poder.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Regina Célia Baldin

                          15/02/2021 14:39:47

                          Editorial bonzinho com o desgoverno federal no tocante à imunização, compras não realizadas, gastos com kits inapropriados... e um bocão negativista.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • C

                            César

                            15/02/2021 15:38:18

                            O governo federal assinou contrato com a Oxford/AstraZeneca para produção de vacinas, com direito à tecnologia, em julho/2020, portanto, o seu comentário com relação à vacina não se fundamenta!... Posteriormente soube-se que a vacina da Oxford tem eficácia maior que a coronavac!... e a necessidade da 2a. dose, não em 21 dias, mas em 12 semanas!...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • J

                          JOSÉ FLÁVIO VICENTE DE FREITAS

                          15/02/2021 13:58:40

                          E sábado e domingo e feriados SEM VACINAÇÃO. VERGONHA BRASILEIRA . Poderíamos estar aproveitando vacinar mais. Mas os com empregos estáveis não se oreocupam.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • F

                            Freitas

                            15/02/2021 15:17:56

                            Em Curitiba, estão vacinando.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            15/02/2021 15:41:57

                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            15/02/2021 15:41:50

                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • T

                          Theodoros Marcopoulos

                          15/02/2021 12:59:16

                          As explicações do Ministro da Saúde ao Senado Federal expuseram de maneira clara as fragilidades de suas políticas. Não são sustentáveis e nos conduzem ao fracasso. O mesmo chegou ao cúmulo de contradizer o que recomenda para população. Não foi por acaso o sucedido na Amazônia com a falta de oxigênio. Exemplos como o de Israel e Alemanha, países muito mais avançados cientificamente do que nós não lhes servem de paradigma de conduta. Falta-lhes seriedade também na questão das vacinas. Essas já faltam e não há produção nacional a tempo de nos possibilitar o retorno a normalidade. O Butantan só terá sua fábrica ampliada no final do ano. À imobilidade cobra já o seu preço.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            AMAURI

                            15/02/2021 15:30:44

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Joao Jose da Silva

                              15/02/2021 15:30:47

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Fernando Fernandes

                                15/02/2021 3:52:51

                                Ah, se o energúmeno presidente tivesse aceitado a oferta da Pfizer em agosto, de 70 milhões de doses, em vez de mandar o Exército produzir cloroquina! BOZO GENOCIDA!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  15/02/2021 2:12:37

                                  O prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues, afirmou neste domingo que os hospitais da cidade entraram em colapso por causa da pandemia de Covid-19. “Estamos em estágio de colapso, não é mais quase, é colapso..Se você tiver um milhão de reais no bolso agora, e precisar internar a sua esposa numa UTI em Chapecó, não vai ter lugar”, disse em transmissão nas redes sociais. “O nível de contágio é alarmante e estamos tendo que transferir diariamente pacientes dos hospitais para outros municípios. Algumas pessoas têm me criticado por fechar escolas, bares e igrejas, mas é uma medida necessária para frear o contágio.” “O nível de contágio é alarmante e estamos tendo que transferir diariamente p

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • C

                                    Claudio Titericz

                                    15/02/2021 16:24:46

                                    Com tanto tempo para se preparar para o covid, é um absurdo um prefeito deixar a coisa ficar assim.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  15/02/2021 1:25:25

                                  PERFEITO. Nada a acrescentar.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • F

                                    Freitas

                                    15/02/2021 15:56:00

                                    O "Pragmático",se eu quisesse acrescentar E SEM COPIAR E COLAR, diria que estamos sendo conduzidos, nesta pandemia,por dois genocidas,que se negam a aceitar estudos elaborados e aplicados por potências mundiais em tecnologia científica, potências essas que não se deixaram seduzir pelo canto fácil de "remédios de botequim", como a cloroquina, vermicidas e ozônio. Potências que não tiveram um deputado federal maluco defendendo "PÍLULA DO CÂNCER". Potências que não cortam o orçamento destinado à educação e à pesquisa científica. Lá os órgãos competentes fazem o dever de casa e estimulam o pessoal a tomar vacina E COMPRARAM AS VACINAS, FIRMARAM CONTRATOS. Nós estamos tentando achar contratos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • O

                                    O Pragmático

                                    15/02/2021 16:00:43

                                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                Fim dos comentários.