• Carregando...

As escolas estaduais estão sem serviços gerais, secretaria e professores. As medidas de austeridade do governo do Paraná devem ser direcionadas aos políticos. Meus filhos merecem estudar. Retirem os auxílios de gabinete, moradia, terno e para assessores. Os políticos que colocaram o Brasil nessa situação é que devem pagar pelos cortes primeiro. Comecem com os próprios salário. Queremos as escolas do Paraná funcionando como sempre. Os cortes propostos na educação devem ser feitos na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, no Palácio Iguaçu e no Palácio da Justiça. Precisamos de menos políticos e de mais professores.

Marcelo José de Moraes

Educação 2

Que as manifestações não se limitem aos profissionais da educação. Que todos os pais e alunos também digam não à política de sucateamento da educação pública imposta pelo governo do Paraná. Que todos aqueles que ainda acreditam na educação – como o maior instrumento de transformação social disponível –, mostrem sua indignação e repudio a esses desmandos.

Diego Molina Couto

Educação 3

Como iniciar as aulas com 20 professores e quatro funcionários de serviços gerais para atender 1,7 mil alunos? A Escola Estadual Professora Iara Bergmann, no Osternack, em Curitiba, enfrenta essa complicada situação.

Sheila Afornali Depine

Educação 4

Entendo que a população e os demais servidores públicos do estado devem apoiar o movimento dos professores contra o desmanche do ensino público paranaense. As medidas de arrocho, certamente, passarão pela Assembleia, pois os deputados estaduais não pensam no povo. Medidas para reduzir o salário dos políticos, do Judiciário, do Ministério Público, e dos secretários não foram tomadas. Os servidores públicos não são responsáveis pelo caos financeiro do estado, mas estão sofrendo junto com toda a população.

Luiz Edurdo Hunzicker, Colombo - PR

Corte de gastos 1

As medidas anunciadas pelo governo são duras, principalmente, para os servidores das áreas da educação, saúde e segurança. Mas os salários do governador, dos comissionados, dos deputados e do Judiciário tiveram aumentos acima da inflação. Em 2014, o Judiciário ainda recebeu auxílio-moradia e auxílio-alimentação. A Assembleia Legislativa também não diminuirá os cargos desnecessários.

Célia Virgínia Ramos Rodrigues, São José dos Pinhais - PRCorte de gastos 2

Com raríssimas exceções, eu sempre fui contra as greves. Mas apoio integralmente as paralisações pelo não pagamento de salários aos motoristas e cobradores de ônibus ou no caso dos servidores públicos estaduais. Eles são prejudicados pelo governo. Acredito que a greve também precisa exigir que o governador mostre o "porquê" de o estado estar quebrado financeiramente.

Antonio Carlos Wanderley

Corte de gastos 3

Se os outros poderes podem dar uma "ajudinha" financeira para o Executivo paranaense é porque tinham dinheiro em excesso. O governo deve repassar menos verba para a Assembleia e outros órgãos. Também é preciso cortar gastos supérfluos e os cargos comissionados. Sobrará para o básico: garantir, ao menos, o início do ano letivo.

André Renato Wenglarek

Corte de gastos 4

Gostaria de saber se essas medidas de austeridade anunciadas pelo governo são para pagar o aumento salarial concedido aos parlamentares? E são eles que vão votar essa vergonha. Onde está o nosso dinheiro e em que o governo do Paraná está gastando?

Elizabeth T. Homé Krause

Concessões

Não concordo que foram infelizes os 25 anos de concessão das estradas do Paraná. Mas penso que elas não foram bem feitas. E o pedágio é caro se for levada em conta a comparação das obras que temos com aquelas que foram retiradas dos contratos. Em contrapartida, as condições das rodovias melhoraram muito e houve algumas duplicações. Creio que as concessões devem continuar, mas deve ser cobrado um preço mais baixo no pedágio e mais obras podem ser incluídas.

Flavio Augusto Viera

Aposentadoria

Sou funcionário público aposentado. Quando ingressei no serviço, já se falava que o regime previdenciário, principalmente o INSS, encontrava-se falido. Mais de 40 anos se passaram e ninguém teve a coragem – ou seria o dever – de tomar atitudes que, mesmo impopulares, são necessárias. Se à época já se tivesse mudado a regra do jogo, o sistema previdenciário estaria em melhores condições hoje. Uma coisa é certa: a aposentadoria de servidor público não pode ter valores diferentes do sistema previdenciário normal.

Luiz F. Mazzarotto

Ecoturismo

O nosso Litoral pode ser pequeno em extensão, mas dispõe de muitos atrativos. Carece de mais investimentos do poder público e também das empresas privadas, como as operadoras de trens turístico e de cargas. É preciso preservar os patrimônios da antiga RFFSA ao longo da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá.

Márcio Anacleto

Dengue

Muitas pessoas já morreram por causa da dengue no Brasil. Isso sem contar os casos em que a doença agravou o quadro clínico de outros pacientes. O forte calor e as chuvas causaram o aumento dos casos. O calor facilita o desenvolvimento dos mosquitos transmissores. É preciso relembrar os cuidados para inibir a multiplicação dos insetos: evitar o acúmulo de água, deixar o quintal limpo e tampar as caixas d'água. A vigilância é o melhor remédio.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza - CE

Arena Atletiba

Toda parceria que some para o futebol paranaense é válida. Deve ser vista com os olhos da razão e não com o da mesquinharia. Essa só contribuiu para manter os nossos times como meros figurantes no cenário nacional. O que Coritiba e Atlético ganharam nos últimos 10 anos? Já passou da hora de juntarmos forças. A rivalidade deve existir apenas nas brincadeiras.

Luimar Tiepolo

Transporte coletivo 1

A cobrança de tarifas diferentes para quem paga a passagem em dinheiro ou com o cartão-transporte é um avanço. Se você comprar uma bala, vai pagar um valor x. Se comprar um quilo daquele produto, será mais barato. Ou o Procon vai barrar o comércio de fazer esse tipo de promoção?

Ricardo Sigwalt

Transporte coletivo 2

Não há ilegalidade em comprar créditos num cartão pré-pago e no dinheiro. Ambos são a vista. O que é ilegal é cobrar preço diferente entre a prazo e a vista. O desconto no cartão é um benefício; pagar direto no ônibus é um prejuízo.

Leonardo Barbaski

Transporte coletivo 3

O Ministério Público e o Procon criticam tanto as tarifas diferentes para um mesmo serviço, por que não lutam para acabar com a meia-entrada? Não teria o mesmo princípio? A prefeitura acerta em cobrar valores diferentes, pois o risco que envolve o pagamento em dinheiro, justifica a cobrança maior.

Xenócrates Amon Mello

Transporte coletivo 4

Por que não diminuem os salários dos vereadores, assessores e ocupantes de cargo de confiança? E que tal transferir esse dinheiro para o bem da população, por exemplo, para a redução da tarifa de ônibus?

Elzio Cesar de Oliveira Naujalis

Monopólio

Ainda bem que a Vale do Rio Doce foi privatizada. É uma empresa que é orgulho nacional e tem uma gestão privada de primeiríssima qualidade. Mas discordo do artigo "O monopólio do petróleo foi um erro" quanto à necessidade de manutenção do monopólio estatal. A teoria do monopólio natural é uma ficção econômica do século XIX e foi criada para defender privilégios daquele século. A concorrência é sempre o melhor caminho para ter melhores produtos e serviços, preços mais baixos e aumento salarial para os trabalhadores.

Ian Bora

Petrobras 1

Um aposentado – que recebe mensalmente um salário cada vez mais corroído pela inflação – gostaria muito de saber de quanto serão os rendimentos de Graça Foster, após a saída da Petrobras. Isso sem falar da gorda indenização.

José Marques, São Paulo - SP

Petrobras 2

Na metade do século passado, os nacionalistas e estatistas fizeram um grande movimento em torno do slogan "o petróleo é nosso", o que resultou na criação e fortalecimento constante da Petrobras. A partir dos governos petistas, esse slogan deveria ser reformulado para "o petróleo é do partido", referindo-se à elite da legenda no poder, seus apadrinhados e alguns empresários parceiros do governo. Deu no que deu: mais um escândalo de corrupção e que sucedeu o mensalão, que nem chegou ainda ao fim. O prejuízo é dos acionistas minoritários e, logicamente, de quem paga impostos. Uma empresa de imenso porte – de alta tecnologia e com técnicos de elevadíssimo nível – não poderia ser utilizada como escoadouro de propinas monumentais e nem ter sua administração subordinada ao Palácio do Planalto. As estatais são vítimas de uma pseudo privatização ideológica e partidária.

Álvaro José Junqueira Nunes

TCC

Estou no último ano do curso de Direto, na Universidade Positivo. Ano passado apresentei minha monografia e fui aprovada com nota 100, com louvor. Ela foi indicada ao Prêmio Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. E eu só posso dizer que vale muitíssimo a pena elaborar uma boa monografia, principalmente, quando você tem ao lado um ótimo orientador e um tema prazeroso para escrever. Foi uma ótima experiência, apesar das dificuldades, e que me fez ter uma paixão enorme pela pesquisa

Jéssica Bichibichi

Coritiba

Concordo em partes com Alex e Luiz Augusto Xavier. O problema é que nossos clubes não têm uma estrutura pronta para testar novos atletas. A cobrança pelos resultados nas competições mais importantes obriga diretoria e técnico a colocar para jogar os mais experientes. E isso na busca de equilíbrio e, principalmente, dos resultados. Vejam o exemplo do ataque do Coxa, há quanto tempo o clube procura um jogador de qualidade para o ataque?

Joacir Souza dos Santos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]