• Carregando...

É hora de o Gustavo Fruet mostrar a todos que não precisou de ninguém para ganhar a eleição, a não ser dele mesmo e de seus eleitores. Que ele mande o recado para a "presidenta" Dilma e àquele que se acha o "eterno presidente", Lula, que atenderam aos apelos do Ratinho pai e não participaram da campanha em Curitiba.

Vera Matos

Eleição 2

Os resultados das urnas no segundo turno mostram que a grande maioria não quer inovar. Prefere continuar como está. Espero que os que votaram na permanência dos que preferem não fazer nada não se arrependam. O povo brasileiro tem memória curta, além de acreditar em lorotas políticas de eleição.

Tadeu da Silva Raimundo

Eleição 3

Acredito que o Ratinho Jr. tenha errado quando começou a ir até a periferia, pois o povo não esquece que, na sua primeira candidatura, ele vivia cercado por seguranças truculentos. Nós, da periferia, abraçamos todos, mas abraço não é garantia de voto.

Roseli Voiticovski

Eleição 4

O povo felizmente acordou e Curitiba escolheu um prefeito com a cara da cidade. Venceu Curitiba e venceu o povo. Perderam o autoritarismo da era Requião e a falta de bom senso do governador Richa, que, se seguisse os passos do seu pai, não teria tomado a decisão errada ao escolher o seu candidato. Também perdeu força o comunicador Ratinho, para o bem de todos.

Raul Gelbecke

Mensalão

A pena imposta a Marcos Valério foi justa e, principalmente, exemplar. É o primeiro passo, tênue e pequeno ainda, mas importante, ao indicar que o Judiciário, pelo menos o STF, está agindo com rigor e honra. Muito ainda falta para assustar os milhares de corruptos deste país, mas é um bom começo.

Murilo Lessa Ribeiro

Esgotamento e inflexão

Sempre que leio os artigos do senador Cristovam Buarque, como o mais recente, sobre o esgotamento do atual modelo de desenvolvimento (Gazeta, 26/10), considero suas reflexões tão válidas que me questiono o porquê de não serem melhor aproveitadas na gestão do nosso crescimento sustentável.

Zinka Reck Vieira

IPI dos automóveis

É fato que essas grandes companhias possuem força nos meios políticos e fazem acordos para reduzir suas margens de lucro se o governo reduzir impostos; no entanto, as montadoras não repassam todos os descontos aos consumidores. O governo deve fiscalizar os acordos firmados e nós, consumidores, devemos repudiar e cobrar os descontos devidos.

Everaldo Carlos Train

Competitividade

Com a finalidade de deixar a indústria nacional mais competitiva, o governo publicou um decreto que muda o cálculo da contribuição previdenciária patronal. Em vez de pagar 20% sobre a folha de pagamento, o empresário, no caso da minha atividade, recolhe 1% sobre o faturamento. Pois bem, utilizando o novo cálculo, o valor da contribuição previdenciária vai simplesmente quadruplicar. Sugiro que o governo permita que o empresário escolha entre o sistema atual e o proposto.

Raffaele Fraccalvieri, empresário, Colombo – PR

Táxi

Fiquei mais de uma hora tentando falar com uma central de radiotáxi de Curitiba na última sexta-feira. O problema não é a falta de táxis. O problema é que eu nem consegui falar com uma empresa de táxi. Todas estavam com suas linhas ocupadas. É bom que nem haja jogos da Copa em Curitiba. Não estamos preparados para atender os próprios moradores, imagine os turistas.

Valéria Ghelardi Alves de Souza

Tremor no Fórum

Esses engenheiros que disseram que o tremor no Fórum Cível foi causado pela passagem de um veículo pesado (Gazeta, 26/10) não sabem de nada mesmo. Como um veículo pesado causaria tremores no prédio do Fórum somente em dois andares? E os ligeirinhos que passam todos os dias na frente do prédio e não causam nada? Sem contar que os demais edifícios ao redor do Fórum nada comunicaram sobre tremores. O que acontece é que existem rachaduras na estrutura e que precisam ser analisadas com muita atenção.

Leo Paebano

Coronel João Gualberto

Nada mais justo rememorar o centenário da morte do coronel João Gualberto (Gazeta, 24/10), porém não podemos nos conformar com o menosprezo que as autoridades, historiadores, personalidades paranaenses e a própria Polícia Militar sempre deram aos bravos militares que tombaram ao lado do ilustre comandante. Eles, sim, estão no mais completo esquecimento.

Olavo Queiroz, policial militar, Paranaguá – PR

Presídio do Ahú

Parabéns ao fotógrafo Henry Milléo pela magnífica e emocionante imagem mostrando o retorno dos presos políticos ao extinto presídio do Ahú, tão bem aproveitada na primeira página do jornal (Gazeta, 26/10). A fotografia, perfeita técnica e jornalisticamente, atingiu em cheio o coração e a alma de tantos familiares que sofreram a ausência de seus entes queridos durante a longa e desnecessária ditadura militar brasileira.

Sergio Sade

Tito

Maravilhosa a história narrada magistralmente por José Carlos Fernandes sobre o ex-presidiário Tito (Gazeta, 26/10), que tem se comportado com excelência tanto dentro como fora da cadeia. Em se confirmando a veracidade de sua prisão substitutiva, estamos diante de um herói contemporâneo, digno das maiores homenagens e reconhecimento público.

Marco Esmanhotto

Fenômenos naturais

Os cientistas não deveriam ser punidos por falhas na previsão de fenômenos naturais, até porque errar é humano e mexer com o clima não é brincadeira! É impossível prever algum fenômeno com 100% de certeza, pois, assim como nós, a natureza está sempre em mudança.

Gabriel Lüders, Matinhos – PR

Gravidez tardia

Sobre a matéria a respeito de mulheres que engravidam com mais de 60 anos com ajuda de procedimentos de reprodução assistida (Gazeta, 26/10), se a idade é considerada inadequada para adoção e muito corretamente, aliás, como pôde o casal obter fertilização assistida? Considero uma incoerência e grande irresponsabilidade. É uma total falta de bom senso.

M. Lucia Dias

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]