• Carregando...

Acabar com a miséria de uma cidade não depende apenas de um prefeito, de um governador ou de um presidente. Mas, já que essa promessa política foi feita, peço ao ilustre governante que vá até um cartório e assine um documento, com firma reconhecida. E que nesse documento comprometa-se a sofrer sanções, como não poder mais concorrer a cargos eletivos ou perder o mandato, se não cumprir a promessa.

João Lucio Vianna Marques

Derosso

Concordo plenamente com o editorial a respeito da cassação de João Cláudio Derosso (Gazeta, 29/6). O que o ex-presidente da Câmara fez foi zombar do povo de Curitiba a partir do momento em que não zelou pelo nome da instituição.

José Santos

Divulgação de salários

É desalentador, para dizer o mínimo, assistir ao Tribunal de Justiça do Paraná considerar inconstitucional a publicação e a divulgação dos salários dos servidores. Isso prova que ainda enfrentamos o ranço do provincianismo da preservação de regalias e privilégios para poucos, enquanto milhões passam necessidade.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

Impeachment de Lugo

A suspensão do Paraguai do Mercosul (Gazeta, 28/6) é um erro. Não faz sentido trocar o Paraguai, onde o presidente sofreu impeachment dentro das regras legais daquele país, pela Venezuela, em que o lugar de presidente é ocupado por um ditador. Em 1992, Collor quase sofreu impeachment. E se Collor, realmente, tivesse sofrido impeachment? O Brasil deveria ter sido excluído do Mercosul?

Igor Dutra dos Santos

Lei do Pai-Nosso

Achei ótima a lei do Pai-Nosso. Com tanta violência nas escolas, quem sabe aos poucos se tem uma mudança no comportamento. Hoje as famílias estão desestruturadas, não repassam valores aos filhos e isso se reflete em nossa sociedade. Muitos jovens estão sendo privados de receber uma educação religiosa de suas famílias.

Sandra Nadia Lucio, Lapa – PR

Juril Carnasciali 1

A reportagem "Dona Felicidade se despede" (Gazeta, 29/6), em homenagem à querida amiga Juril Carnasciali, é um excelente exemplo de bom jornalismo. O conjunto de informações sobre a vida e obra da imortal colunista social, o estilo claro e sedutor do texto com variações de bom humor e a ilustração com excelentes imagens, servem muito bem para compor uma página indelével da memória paranaense. Meus cumprimentos para os jornalistas Polliana Milan e José Carlos Fernandes, extensivos a Marcio Renato dos Santos e Marialva Pereira pelos depoimentos pessoais, que mostram como é simples e encantador escrever com a alma no computador.

René Ariel Dotti

Juril Carnasciali 2

Quando entra uma verdadeira dama, todos se calam de admiração. Assim deve ter sido no céu porque a Juril, além de pessoa encantadora, era uma dama! Tive o privilégio de conhecê-la durante a minha estada em Curitiba. Adorei o seu senso de humor, sua inteligência, sua energia. Curitiba perdeu a sua joia, mas ficam os corações que ela tinha tocado.

Dorota Barys, ex-cônsul da Polônia em Curitiba, Varsóvia – Polônia

Inspeção veicular

Sobre a noticia de inspeção veicular (Gazeta, 29/6), acredito que se trata de máquina de ganhar dinheiro, pois os veículos novos não têm problemas e os antigos, se não passarem na inspeção, simplesmente não serão licenciados pelos proprietários, pois o preço da manutenção às vezes é maior que o valor do próprio veículo.

Olney Maniglia

Dependência química

Sou pai de um dependente de crack e vejo todos, inclusive os profissionais da área, dando voltas sem efetivamente trabalhar com um programa que contribua para a redução de danos e diagnósticos individuais para cada caso. Não podemos deixar de mencionar as famílias que também ficam doentes e não possuem apoio nenhum do governo. O tema é grave e não podemos deixar de olhar o problema de uma forma mais sistêmica.

Nicolau Osternack Filho

Homem Nu

Onde fica o respeito aos bens culturais e às obras de arte? Professores devem dar o exemplo, contribuir para a formação e solidificar a educação dos jovens e não dar demonstração de desrespeito à arte, à cultura e aos bens públicos como fizeram ao vestir o monumento da Praça 19 de Dezembro.

Rosina Parchen

Pichações

A polícia tem de ter uma conduta mais ativa, realizando rondas noturnas e abordagem de suspeitos nos locais mais visados pelos pichadores. Além disso, há a necessidade de investigação por meio do serviço de inteligência para se antecipar aos pichadores.

Marco Antonio Marnieri

Fidelização de torcedores

A fidelização dos torcedores é o caminho para que os grandes clubes possam ter condições de se manterem como times de elite. O torcedor tem de compreender que o seu clube precisa ser tratado como uma empresa para ter sucesso. Ele precisa de planejamento adequado, além de uma administração competente. E, para isso, é necessário ter um orçamento bem planejado.

Carlos Henrique Bertozzi Staut, médico

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]