• Carregando...

Gostaria de cumprimentar a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) pela realização do Fórum Futuro 10 Paraná. Estimular as forças do nosso estado ao exercício do pensamento futuro é estar contribuindo para a construção de novas gerações mais bem formadas, de novas oportunidades e de conhecimento. O extrato desse valioso trabalho, ao seu final, será importante ingrediente para o desenvolvimento do Paraná. Com planejamento e trabalho, todo sonho é possível.

Marcelo Simas CattaniCuritiba, PR

Mesa 39

Caro amigo, a sua mesa estava lá à sua espera, como sempre. À sua espera, também, estávamos nós. Tão acostumados à sua presença constante durante todos estes anos... acostumados a servir seu chope, seu jantar e a escutar-lhe as gargalhadas. Mas desta vez você não veio... e o "seu jornal" nos trouxe a triste notícia de que você já não mais estava entre nós. Nos restou então as saudades porque, amigo, a grandeza da sua existência não nos permite lamentar, mas agradecer a companhia. A nossa homenagem traduz-se em um gesto singelo porém sincero. Aqui, nesta "nossa casa", terá sempre seu lugar guardado... e a mesa 39 será sempre a mesa do Dr. D’Aquino. Que, embora vazia de sua presença, estará sempre repleta de recordações de amizade.

Larissa e Ione JaburFuncionários e amigos da Pizzaria a Landerna MercêsCuritiba, PR

Manobra

Sem choradeira, mas com direito adquirido de morar em uma cidade supercivilizada, de primeiro mundo, de conviver com um futebol decente, sério e de grande qualidade, com um passado de conquistas realizadas por dirigentes competentes e uma torcida maravilhosa. Meu glorioso Atlético perdeu o título quando foi impedido de jogar no estádio mais moderno da América do Sul, no seio de sua torcida.

Maria Aparecida TeixeiraCuritiba, PR

Conquista importante

O Atlético (também chamado agora de Paranaense, pelo The Guardian, Le Monde, El Clarín e outros) é vice-campeão das Américas. Não é pouco. Além de não desdenhar a campanha e seu alcance, deveríamos todos, atleticanos em geral, e formadores de opinião em particular, comemorar o feito, seja com gritos, sorrisos e fogos, seja com manchetes no jornal.

Roberto SartorCuritiba, PR

Dificultar a reeleição

O poder fascina o homem e o torna vulnerável. Ao arrepio dos preceitos constitucionais, abusos institucionais proliferam no sentido de alcançar o cargo político, onde buscam viciar a vontade livre do eleitor para obter o voto. Penso que, sem a quebra do Estado Democrático de Direito, a única forma de amenizar esta crise política em que vivemos seria dificultar ao máximo a reeleição dos candidatos. A nossa Carta Magna prega a igualdade, a isonomia na disputa do pleito eleitoral, mas formalmente e não materialmente, pois há diferença de armas entre o candidato à reeleição e um outro candidato pela primeira vez; aquele já é mais conhecido, enquanto este um ilustre desconhecido. A saída para este impasse seria a implantação de ônus para o candidato à reeleição, ou seja, para cada reeleição o candidato teria 15% dos votos a ele atribuído, descontado para fins de classificação no partido a que pertence. Se o candidato obteve 10 mil votos na primeira reeleição, ser-lhe-ia descontado 15% da votação, ficando portanto com 8.500 votos para fins classificatórios no partido; se fosse à segunda reeleição 30%, ficando com 7 mil votos, e assim sucessivamente. Com esta medida haveria uma distribuição mais democrática do poder, dando assim chance para que novos políticos e novas idéias aparecessem, oxigenando o poder constituído, onde o interesse público é supremo.

Itainá Tadeu EscorsinCuritiba, PR

Todos de olhos abertos

Gostaria de parabenizar a SAE, Celepar, Banco do Brasil, governo do estado e uma ONG de Direitos Humanos, pela ótima iniciativa de implantar em pleno Largo da Ordem, em Curitiba, o telecentro 28 de Junho de inclusão digital, voltado para o público GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros). Acredito que, por meio de iniciativas como esta, nós possamos diminuir o preconceito que ainda hoje, no século XXI, está tão latente.

Marcelo BorgesDiretor de marketing – Curitiba, PR

Esquina perigosa

Sobre os problemas apontados pelo leitor Alceu Soares da Luz, ocasionados pelo estacionamento irregular de veículos nas esquinas das ruas Sant'Ana e São Joaquim, no Jardim Botânico, a Diretran informa que já determinou o aumento da fiscalização no local, com rondas mais freqüentes das viaturas. O apoio da população é importante para coibir atos como esses. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Assim que recebe o comunicado, a Diretran envia a equipe de agentes que estiver mais próxima para que oriente os motoristas e tome as providências necessárias.

Secretaria da Comunicação Social Prefeitura de Curitiba

* * * * * *

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3 321-5472.

E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]