• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Geddel Vieira Lima está preso sob acusação de obstruir as investigações de corrupção na Caixa Econômica Federal. Segundo o MPF, ele atuava para barrar as delações do ex-deputado Eduardo Cunha e do doleiro Lúcio Funaro.

O significado político da prisão está magistralmente resumido na charge do Paixão aqui pra cima da tela. É mais um nome do núcleo duro de Temer na prisão, desfalcada desde a liberdade de Rodrigo Rocha Loures, na sexta-feira.

As acusações remetem ao tempo em que Geddel foi vice-presidente da Caixa, entre 2011 e 2013. Primeiro mandato de Dilma como presidente e de Temer como vice. O Planalto faz questão de ressaltar este fato para desvincular a investigação que prendeu Geddel da denúncia de Rodrigo Janot contra o atual presidente da República. Separar os dois fatos é não só possível, como justo. Incapaz, porém, de enfraquecer o laço entre Temer e Geddel.

O instinto de preservação que faz o Planalto desvincular Temer de um dos seus deve surgir naturalmente no Congresso quando for hora de votar o andamento da denúncia contra o presidente.

Levantamento de Bruna Borges mostra que um em cada três deputados é investigado ou sofre ação penal na Supremo. Quatro estão condenados. É este elenco que decidirá se Temer deve virar réu no STF. Quem quer ser Temer amanhã?

Ao menos dentro da bancada paranaense, poucos querem. Catarina Scortecci conta que somente 7 dos 30 parlamentares do Paraná declaram abertamente ser favoráveis ao avanço da investigação. Cinco cravam que são contra. Os outros 18 ainda se acomodam sobre o muro.

A fotografia completa é de embrulhar o estômago. Você está cansado do tsunami de corrupção que brota do noticiário? Eu te entendo, mas Ricardo Amorim tem algo fundamental a dizer sobre o quanto esse fastio deteriora o futuro do país. Uma pílula abaixo e a análise completa no link.

A gente não pode jogar a toalha. Se a gente jogar a toalha, os corruptos vão ganhar. O Brasil não pode perder a capacidade de se chocar e reagir com o absurdo.

E ainda tem isso

Te vi na Copa Ricardo Saud, ex-executivo da JBS, disse ter assistindo a Holanda x Costa Rica, pela Copa de 2014, na casa de Michel Temer. O presidente nega a intimidade futebolística.

Antes que acabe Lúcio Vaz revela que deputados estão correndo para aderir ao Plano de Seguridade Social dos Congressistas antes que a reforma da Previdência enfraqueça as aposentadorias especiais.

No fundo O Fundo de Investimentos mantido com dinheiro do FGTS despejou R$ 12,4 bilhões em empresas investigadas pela Lava Jato.

Fale com meu advogado

As acusações são tantas e tão complexas, que talvez muitos políticos brasileiros deveriam recorrer ao ELI. É um robô advogado que coleta dados, faz cálculos e ajuda na formatação de peças. Ainda não há informação sobre quando estará disponível a versão que negocia delação premiada.

Aumento real

Por falar em cálculos, aqui um ótimo de ser feito: a queda da inflação para índices inferiores ao projetado já tem um inesperado efeito positivo no bolso dos trabalhadores. Várias categorias negociaram acordos coletivos com base em estimativas de inflação. Com o índice real menor, a consequência será um ganho salarial real para milhões de trabalhadores brasileiros.

Ciclo virtuoso

A queda da inflação é sinônimo de dinheiro no bolso dos brasileiros não apenas via aumento real de salário. Estão criadas as condições para uma queda mais significativa da taxa de juros e o controle da dívida pública. Quadro este exposto no editorial de hoje da Gazeta do Povo.

Se a queda de juros ocorrer em níveis expressivos, haverá estímulo para o aumento do PIB, por induzir os investidores a expandirem seus projetos empresariais e permitir ao setor público aumentar os investimentos estatais à medida que diminuam os gastos com pagamento de juros da dívida.

O melhor está por vir

O governo do Paraná anunciou uma boa notícia para o estado. O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, anunciou haver R$ 800 milhões em caixa para investimentos nos municípios paranaenses.

Imagina na Copa

O projeto de revitalização da Praça do Atlético era uma das obras da Copa do Mundo de 2014, mas há um ano de a bola rolar para o Mundial na Rússia, ainda tem coisa para ser feita. A previsão para encerrar de vez o serviço é setembro deste ano. E contando...

Relíquia

Uma obra para instalar uma tubulação no Memorial do Ministério Público do Paraná revelou uma relíquia da história do nosso estado: um mapa do Paraná datado de 1903. Na época, fazíamos divisa com o Rio Grande do Sul. Foi após a Guerra do Contestado que os catarinenses se puseram geograficamente entre nós e os gaúchos. 

Quem quer pão?

Se você está com o celular na mão a caminho da padaria, sugiro pensar com carinho nessas três, escolhidas as que vendem o melhor pão francês de Curitiba. Sinta o cheiro da manteiga derretendo no pãozinho quente! 

Hoje

Começa a venda de ingressos para o Green Day em Curitiba. É a partir das 10 horas e a Bruna Covacci traz o serviço completo de onde comprar e quanto pagar.

É hoje!

A bola sobe hoje para o início da fase final da Liga Mundial de vôlei, em Curitiba. O Brasil estreia às 15 horas, contra o Canadá.Depois, tem França x EUA. Ainda há ingressos para ver os campeões olímpicos na Arena da Baixada.

É hooooje!

A terça-feira tem samba, Gastro Night, doces caseiros e a história de um refugiado da Segunda Guerra que se instalou em Curitiba. Tudo detalhado no Guia Gazeta do Povo.

Antes que o dia comece

Conheça Caio Coppolla. O youtuber de 30 anos explica conceitos políticos de maneira didática e sem os extremismos tão comuns dos tempos atuais. Dá uma olhada em um vídeo dele:

Murilo Basso levanta um problema-chave para o sucesso da política de cotas: a existência de critérios subjetivos para definir quem tem direito a ocupar as vagas reservadas. Sobre o tema, vale ler a visão da Gazeta do Povo sobre ações afirmativas: um dispositivo que o Estado deve, sim, usar, desde que respeitado o princípio da proporcionalidade.

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]