• Carregando...

Temos de buscar políticos com mais comprometimento com o desenvolvimento dos municípios e menos interesse em projetos pessoais. Uma característica negativa de nossa política é a perpetuação de famílias no cenário político. É hora de outros nomes e lideranças aparecerem para oxigenar os métodos de gestão pública. As atuais lideranças não têm capacidade para planejar ações de médio e longo prazo.

Ambrosio de Oliveira

Governo do estado 2

Para ganhar o meu voto, os candidatos ao governo do Paraná deveriam dar claros exemplos de desapego ao poder por interesses meramente partidários, pessoais ou de "panelinhas", e mostrar ter como objetivo o bem-estar dos paranaenses e o desenvolvimento do estado. Basta de retórica e promessas frouxas de véspera de eleição.

Washington Cesar Takeuchi

Confiança nas instituições

Confiar no Congresso Nacional é hoje algo impensável, um ato de insanidade. Já confiar no STF é até possível, mas todos sabem que neste país é o dinheiro que manda e o Judiciário não está imune à corrupção. As instituições brasileiras são muito deficientes e os seus membros, mais deficientes ainda.

Rosel Antonio Beraldo, Verê – PR

Potencial construtivo

Os vereadores de Curitiba fecharam com "chave de ouro" uma das piores legislaturas que a Câmara já teve. Não bastassem todos os escândalos que a Gazeta do Povo denunciou, eles agora aprovaram o reajuste do potencial construtivo, despejando mais dinheiro público em obra privada. Os vereadores estão bem em clima de Natal: parecem "vaquinhas de presépio", dizendo "sim" para tudo.

Acir João Cardozo

Novo prefeito

Embora tenha compreendido a nomeação de sua esposa e de sua irmã, acho que Gustavo Fruet perdeu uma grande oportunidade de provar que é diferente, que não nomeia parentes para nenhum cargo. Mas vamos aguardar o seu desempenho para poder criticar. Ele tem o meu apoio e espero que faça tudo por Curitiba, com transparência e honestidade.

José Rossoni

Lei Seca

Todos nós sabemos que não é preciso mais rigor nas multas aplicadas aos infratores da Lei Seca. É necessário apenas maior fiscalização por parte das autoridades de trânsito e transformar em crime inafiançável dirigir sob efeito de álcool ou outras drogas. Dobrar o valor da multa não adianta, até porque a maioria desses infratores pode pagar.

Lúcio Alves, Uberaba – MG

Radares 1

Até entendo que muitas vezes as prefeituras exageram na instalação de radares, mas nunca consegui concordar com o termo "indústria" de multas (Gazeta, 27/12). Vale lembrar que o Código Nacional de Trânsito determina os limites de velocidade que todos devem cumprir. Ou seja, só é multado quem desrespeita a lei. Se os motoristas seguissem as leis de trânsito, os radares seriam totalmente dispensáveis.

Fernando Luiz Petrosky

Radares 2

Radar não é redutor de velocidade, não evita nenhum acidente e em alguns casos pode ser até o causador. Radares deveriam fiscalizar cruzamentos com semáforos, que são pontos críticos inclusive para o transporte público. O equipamento escondido é apenas pegadinha geradora de multas.

Dario Evangelista

Pichações

Gostaria de parabenizar a Associação Comercial do Paraná pela iniciativa de combater a pichação na cidade de Curitiba. É necessário conscientizar os jovens que são a favor desse tipo de "arte" que a mesma só será valorizada quando realmente expressar valores éticos e morais, for autorizada e puder ser traduzida para uma linguagem que a sociedade conheça ou admire. Nós temos o direito de escolher a cor, o desenho, a textura que queremos em nossas paredes. E a prefeitura e a polícia devem nos assegurar esse direito.

Leandro Prado

Bandeira

O que pensariam os turistas em Curitiba ao verem uma bandeira do Paraná toda rasgada? Está localizada no Teatro Guaíra, em frente do prédio da UFPR, que completou 100 anos recentemente. Faltam zeladores e sobram cargos comissionados!

Mario Rosot

Animais de rua

Estive em Curitiba durante as férias, mas vi algo que não faz parte do cenário dessa linda cidade. Vi cachorros abandonados por toda a parte, animais sofrendo, feridos e com fome. Entrei em contato com a prefeitura e relatei o caso, mas eles responderam que não podiam fazer nada. Uma vergonha para a cidade.

Gláucio Siqueira, Nova York – Estados Unidos

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]