• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Se a condenação de Lula pode e deve ser vista como um marco no combate à corrupção, o dia seguinte à sentença deixou claro o quanto essa batalha é longa.

O próprio Lula ofereceu o cartão de visitas no pronunciamento em que se defendeu da pena recebida bem ao seu estilo: com vitimização e contra-ataque. Insinuou que a Lava Jato provocou a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, acusou Sergio Moro de querer tirá-lo da eleição de 2018 e afirmou que Michel Temer é vítima de "um golpe dentro do golpe".

Em Brasília, Temer continuou se defendendo à sua maneira. A ampla manobra para substituir membros da CCJ deu certo e o relatório de Sérgio Zveiter que pede o avanço da denúncia contra o presidente foi derrotado na Comissão. Resultado que deve ser atribuído ao Centrão, espólio de Eduardo Cunha - embora tenha havido deputado que entrou na CCJ por apoio a Temer e votou contra ele.

Rodrigo Maia marcou a votação da denúncia em plenário para 2 de agosto, depois do recesso parlamentar. Mas o Palácio do Planalto sai confiante de que conseguirá derrubar a investigação.

Ricardo Amorim faz um diagnóstico amplo do cenário: o Brasil deixou de tomar medidas que aumentassem a produtividade, não investiu em educação e não corrigiu suas distorções; assim, o país do futuro virou país da roubalheira.

Lúcio Vaz mostra como na prática essa cultura está enraizada. Em Brasília, residências oficiais da Câmara, do Senado e da Marinha ocupam áreas até quatro vezes maior que o registrado em cartório.

Há esperança? Para Paulo Martins, um dos atores do jogo político, sim. Em artigo, o deputado federal define os resultados da Lava Jato como uma patrimônio da sociedade brasileira. Avante!

Reforma sancionada

Michel Temer sancionou sem vetos o texto da reforma trabalhista. Nos próximos 120 dias será discutido um pacote de medidas provisórias que pode alterar a nova legislação. Flávia Pierry diz quais são esses pontos. Importante: o fim do imposto sindical não será revisado.

Rogério Galindo põe o corte da contribuição obrigatória como um dos duros desafios da esquerda para o seu futuro próximo. Os outros são a condenação de Lula e a falta de alternativa para a eleição de 2018.

Arrume as malas

O Congresso autorizou a liberação de um crédito extra de R$ 102 milhões para normalizar a emissão de passaportes no Brasil.

O próximo

O Fies é mais um modelo de financiamento que o governo brasileiro precisa rever logo. O juro baixo e subsidiado fez explodir o número de bolsistas. Agora, a projeção é de que 50% deles não consiga quitar sua dívida. Estados Unidos e Inglaterra vivem situação similar.

O papel do BNDES

Símbolo da farra petista com o dinheiro público, o BNDES ainda precisa ser libertado de um ponto-chave da nefasta política de campeãs nacionais: a taxa de juros de longo prazo. A TJLP baixa inundou o mercado de crédito barato, um custo-benefício questionável, como aponta o editorial da Gazeta do Povo.

Ela tem um custo fiscal implícito, que é a diferença entre a taxa de mercado e a própria TJLP, pago pela União. Em um país com déficits públicos sucessivos, este é um gasto que na prática pode ter o efeito de elevar os juros para todos os outros tomadores, seja via risco-país, seja via Selic (a taxa básica de juros).

Rodrigo Constantino revela decepção e pessimismo com alguns sinais emitidos por Paulo Rabello de Castro, atual presidente do BNDES. Um dos principais nomes do liberalismo nacional e autor do livro "Não existe governo grátis", Castro assumiu um discurso com viés desenvolvimentista de crescer seis anos em seis meses.

Quer se demitir?

Um ano após comprar o HSBC, o Bradesco anunciou um plano de demissão voluntária. O PDV deve atingir 10 mil funcionários em todo o país.

No nosso quintal

Excelência digital O governo do Paraná anunciou com entusiasmo o lançamento do Governo Digital, portal de serviços públicos que deve colocar o estado no topo do ranking de atendimento à população no país. Rosana Felix lembra a origem do projeto: uma rara derrota imposta pela oposição à Beto Richa na Assembleia, que economizou R$ 3 bilhões dos cofres públicos e abriu o caminho para o Paraná virar case em inovação.

Não cheira bem O Tribunal de Contas do Paraná suspendeu a licitação da compra de merenda do governo estadual. Motivo: duas concorrentes do pregão são do mesmo grupo econômico.

É hoje Rafael Greca cumpre hoje a promessa feita após a aprovação do ajuste fiscal, com o depósito de metade do 13º salário do funcionalismo público municipal.

Defesa da vida

Francisco Augusto Garcia e Juliana Carvalho Ramos escrevem sobre o caso Charlie Gard. O bebê inglês sofre de uma doença e teve o desligamento dos aparelhos que o mantém vivo determinado pela Justiça, mesmo contra a vontade da família. O artigo faz uma pergunta direta e contundente:

Como chegamos a esse ponto, como uma mãe pode escolher matar o próprio filho (na Inglaterra o aborto é liberado), mas não mantê-lo vivo?

Idoso ao volante...

... não é necessariamente perigo constante. Renyere Trovão alerta, porém, que é importante ficar atento a alguns sinais para não comprometer a segurança. Dicas úteis para todos nós, que um dia teremos de tomar a decisão quanto a seguir dirigindo ou pendurar a habilitação.

Vitória do Vovô

Após sete rodadas, o Coritiba voltou a vencer: 4 a 1 no Avaí, em Florianópolis. Kléber Gladiador fez gol e desabafou. Foi o desfecho de uma rodada com oito vitórias de visitantes.

Chegou!

Sim, hoje é sexta-feira e o fim de semana está logo ali na esquina com muitas atrações: show do Criollo, Carros 3 no cinema, Festival Subtropikal e esse pacote apresentado pela Marina Mori na agenda do Guia Gazeta do Povo.

Fotografe e imprima

Eu sei que você vai tirar muitas fotos e enviar pelo WhatsApp pelos amigos. E há quem decida imprimir o material para colocar em álbuns ou porta-retratos. Testamos a qualidade de impressão das fotos enviadas pelo zap e o resultado é surpreendente.

Boa sexta-feira, bom fim de semana e até segunda-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]