Defesa da vida desde a concepção
O nascituro é o mais indefeso e inocente dos seres humanos, e por isso necessita de uma proteção ainda mais enfática, pois é incapaz de, por si só, fazer valer os seus direitos
- [29/04/2017] [00:51]

- [29/04/2017] [00:51]
Dentro do capítulo da dignidade humana, a questão do aborto merece considerações especiais diante de sua relevância e das consequências de uma mentalidade permissiva em relação a este tema. O nascituro é o mais indefeso e inocente dos seres humanos, e por isso necessita de uma proteção ainda mais enfática, pois é incapaz de, por si só, fazer valer os seus direitos.
Para além de qualquer outra consideração política, criminal ou sociológica, é indubitável o fato de que o aborto é a eliminação deliberada de um ser humano, cuja humanidade – com o perdão da redundância – se baseia não em convicções filosóficas ou religiosas, mas na própria ciência, que atesta o surgimento de um novo indivíduo, com código genético único, desde o encontro dos gametas masculino e feminino. “Se um óvulo fecundado não é por si só um ser humano, ele não poderia tornar-se um, pois nada é acrescentado a ele”, afirmou o pediatra e geneticista francês Jérôme Lejeune, o descobridor da causa da síndrome de Down. De fato, após o instante da concepção não existe nenhuma mudança de caráter ontológico, nenhum “momento definidor” no qual um “não humano” passaria ao estágio de “ser humano”. O que há são apenas estágios de desenvolvimento de um ser que é plenamente humano desde o seu início.
A ciência atesta o surgimento de um novo indivíduo, com código genético único, desde o encontro dos gametas masculino e feminino
Para contornar esta observação irrefutável, defensores do direito ao aborto têm recorrido a teorizações sobre o que constituiria uma “pessoa”, usando esse conceito como o definidor do momento em que alguém se torna sujeito de direitos. Arbitrariamente, define-se, por exemplo, que um ser humano se tornaria pessoa na hora do nascimento, ou a partir do ponto em que adquire consciência de si mesmo; antes disso, é um “ser humano” (numa concessão ao que afirma a ciência sobre o status do embrião e do feto), mas não é “pessoa”; por isso, não tem direitos e, consequentemente, poderia ser eliminado. Este pensamento se manifesta de forma mais cruel nas ideias do bioeticista australiano Peter Singer, que justifica inclusive o infanticídio, ato que, na forma do “aborto pós-nascimento”, tem conquistado adeptos na comunidade científica.
Esse tipo de raciocínio, no entanto, não consegue esconder seu caráter completamente arbitrário – e, por ser arbitrário, sem relação nenhuma com a realidade objetiva, é algo facilmente manipulável na direção de qualquer extremo: desde aqueles, como o próprio Singer, que passam a conceder uma dignidade maior a um cão, a um golfinho ou a um chimpanzé que a um recém-nascido humano, até aqueles que retiram a dignidade de pessoas inclusive adultas por não se conformarem a um padrão de “perfeição”. Não é coincidência que Margaret Sanger, a fundadora da maior rede de clínicas de aborto norte-americana, a Planned Parenthood, fosse adepta da eugenia.
No suposto conflito entre interesses da mãe e da criança, uma sociedade responsável só poderá apresentar uma resposta: o respeito integral a ambos
A dissociação dos conceitos de ser humano e pessoa permite, em sua consequência mais dramática, a possibilidade de que grupos inteiros tenham sua dignidade intrínseca negada. Ao aceitar a premissa de que apenas alguns homens são pessoas e têm direitos, que razão impedirá um governante de restringir o conceito de pessoa um pouco mais, rejeitando comunidades ou etnias “indesejáveis”? Nenhuma. Ou se aceita a realidade, exigente mas verdadeira, de que a dignidade é um atributo inafastável de todo ser humano, sem quaisquer restrições, ou se abre a porta para a arbitrariedade mais perversa, consistente na seletividade interesseira daqueles que “merecem” a qualidade de pessoas.
Mas é imprescindível lembrar que uma defesa enfática da necessidade de proteger a vida humana desde a concepção não exclui de forma alguma uma atitude de compaixão para com o drama das mulheres que, pelas mais diversas razões, julgam não ter outra opção a não ser o aborto – na verdade, a defesa da vida exige esse olhar compassivo. Mas não consideramos que a solução para o problema seja tornar esta mãe responsável pela eliminação do próprio filho, um ato irreversível que muitas vezes deixa sequelas psicológicas profundas. As comunidades (e, na incapacidade delas, o Estado) precisam se mobilizar para acolher estas mães e mostrar que elas e seus filhos são amados, oferecendo-lhes oportunidades para que possam criar suas crianças com dignidade ou, se for o caso, facilitar o encaminhamento para a adoção. No suposto conflito entre interesses da mãe e da criança, uma sociedade responsável só poderá apresentar uma resposta: o respeito integral a ambos.
Comentários [ 37 ]
Daniken Casotti
± 0 minutos
Parabéns Gazeta pelo excelente artigo. Por isso sou assinante...
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Vitor Cruz
± 237 dias
Existem outras correntes científicas que tratam do início da vida humana em diferentes momentos sem uso de arbitrariedade (https://super.abril.com.br/ciencia/vida-o-primeiro-instante/), em específico as visões embriológicas e neurológicas. Gostaria de saber a opinião da Gazeta sobre essas visões. A visão genética, defendida neste artigo, traz consigo algumas conclusões lógicas complexas que também não foram abordadas pelo artigo e que eu gostaria de ver serem elaboradas. Por exemplo, em casos de estupro o aborto deveria ser ilegal? Pílulas do dia seguinte e anticoncepcionais servem como potenciais abortivos, eles deveria ser proibidos?
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Paulo Henrique Oliveira Costa
± 411 dias
Parece-me uma questão de saúde pública, então é dever do Estado decidir sobre ela. Por isto não pode ficar só na mão das mulheres, individualmente, o poder de decidirem sobre seus próprios corpos, como querem as feministas. Concordo que no conflito entre interesses da mãe e da criança, uma sociedade responsável só poderá apresentar uma resposta: o respeito integral a ambas! E isto passa por educação sexual para crianças e adolescentes, melhoria e acompanhamento da saúde da mulher, planejamento familiar, maior acesso aos meios de esterilização do marido ou da esposa pela rede pública, lares de adoção e de acolhimento de gestantes.
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Isabelle Marques
± 451 dias
Parabéns Gazeta! Atrela-se à dados científicos, dados, pesquisas, números e não à argumentos rasos e ruins como "o Estado não pode obrigar a mulher a ser mãe". Realmente, não pode e não faz isso, nunca vi o Estado nenhuma propaganda estatal mandar alguém fazer sexo, pelo contrário, apenas propagandas conscientizando sobre o uso de preservativos e os modos de se evitar uma gravidez indesejada. O Estado até oferece preservativos gratuitamente. Aí a pessoa engravida e a culpa é do Estado malvado que quer proteger a criança inocente e dar tratamento igualitário e preservar a vida de todas as pessoas. Imagina se os defensores do aborto tivessem sido abortados?
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ALAN
± 670 dias
Parabéns Gazeta pela convicção condizente com o que o Jornal de fato é. Um jornal de um país subdesenvolvido e atrasado em direitos humanos. Não escrevo isso para ofender; é uma mera constatação de UM FATO. Países atrasados e subdesenvolvidos possuem ordenamento jurídico condizente com a opinião do jornal. É o caso de Sudão do Sul, Chade, Venezuela, Paraguay, Iraque, Afeganistão, etc. Só ver aqui: http://www.un.org/esa/population/publications/2011abortion/2011wallchart.pdf Já países democráticos como Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Noruega, Dinamarca, Estados Unidos, Suíça e Áustria permitem o aborto. Parabéns Gazeta por fazer seu papel de mídia típica de um país subdesenvolvido.
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Eduardo Bueno
± 558 dias
Usar o desenvolvimento econômico como régua moral e ética é típico de alguém que, em nome do materialismo, sacrifica vidas.
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ALAN
± 671 dias
Que é isso, gazeta? O estado é laico! Uma das coisas mais tristes é obrigar uma pessoa a fazer o que ela não quer... no caso algo tão significativo quanto ser mãe.
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Paulo Henrique Antunes Ferreira
± 734 dias
Por isso sou assinante do Jornal Gazeta do Povo, por defender o direito à vida em todos os estágios. Abortar é matar, seja em qual estágio estiver. Corrigir um “mal”, na grande maioria dos casos por opção, com outro mal, ainda mais com um ser inocente e sem chances de se defender é uma arbitrariedade sem tamanho. Não há relativismo nesse caso, abortar é assassinar e não pode ser admitido como possível direito. Enfim, um jornal independente, que defende a verdade, não as ideologias nefastas.
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Estelle Flores
± 844 dias
simplesmente absurdo!!!! quem tem que dizer se quer ser mãe é a mulher!!! coitadas das mulheres que trabalham nesse jornal, pois tem que repetir idéias que lhes fazem mal!!!!!!!
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Eduardo Bueno
± 558 dias
Não quer ser mãe, não engravide. Simples assim. Mulher nenhuma tem o "direito" de assassinar o seu próprio filho porque assim ela quer.
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Pô! Sou jovem!
± 857 dias
Leis como essa que proibem o aborto e criminalizam quem o faz nos remetem a idade média. A partir do momento que criminaliza o aborto o estado obriga a mulher a ser mãe. Não acho que o estado deva obrigar as mulheres a serem mães. Essa é uma decisão que deve caber ao casal. A eles que deve recair a decisão de como e quando querem ser pais, da forma esperada, planejada. O estado não deve controlar o corpo da mulher, a mulher que deve ter direito sobre seu corpo.
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Pô! Sou jovem!
± 857 dias
Aos que se dizem "pró vida", que tal serem pro suas vidas e as dos outros também? Vivam suas vidas e deixem os outros viverem as deles também.
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Fernando Scafura
± 858 dias
Parabéns pelos ideais, respeito à vida acima de tudo.
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Thiago Freitas
± 878 dias
Essa é, sem a menor sombra de dúvidas, a melhor matéria em que já pude repousar meus olhos. Parabéns pela ética, coesão... E o mais pleno amor a vida.
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Márcio Adriano Freitas
± 886 dias
Excelente análise!!! Devemos pensar em meios de apoiar as mulheres que estejam tentadas ao crime do acordo, dando a elas suporte psicológico, material, afetivo... Todo ser humano merece tratamento digno, em especial aqueles mais indefesos!!!
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Paulo Holm
± 886 dias
De novo isso?
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ARIANA FLORIANO.
± 886 dias
Só a palavra aborto por si só não é legal. Em casos excepcionais (estupro, anencefalia) é válido, digno de entendimento. Mas, tirar a vida, de um ser indefeso, o qual VOCÊ já foi um também, é desumano. #abortoécrime
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ARIANA FLORIANO.
± 886 dias
então com isto, você quer dizer, que o aborto é ''natural'' quando um espirito não adentra nesse corpo? nao entendi nada...rs
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Celito Medeiros
± 886 dias
De fato eu jamais fui um Corpo e nem um corpo, entender isto não muito fácil, pois o verbo SER não é a mesma coisa que TER. Algumas religiões consideram que a NOSSA existência se dá à partir da Concepção, mas penso que como Espíritos somos Eternos e talvez aí possa residir o motivo do batismo, o dito 'pecado original' estaria na Origem, não necessariamente da pessoa, mas do que podem ter feito com ela (traição). Deste modo, é possível compreender nesta vida, erros de corpos, condição de consciência e outras um tanto mais complicadas. Nem todos os Espíritos adentram ao Corpo logo após a concepção e isto dependerá da própria natureza de consciência espiritual.
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José Guilherme Wasner Machado
± 886 dias
Praticamente todo país civilizado e laico que usa critérios científicos, e não religiosos, como fundamento das suas leis, estipula 12 semanas de gestação como o limite para o aborto legal. É quando se forma o sistema nervoso central. Não tem isso do feto ser um indivíduo "só depois do nascimento", uma falácia que beira a má fé. Se sua religião estipula que a vida começa na concepção, é simples: não aborte. Mas não queira obrigar todo mundo a seguir seus dogmas de idade do bronze. O Brasil não é uma teocracia. Não ainda.
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Claudio Titericz
± 885 dias
Suzie: Boa discussão. Filosoficamente a vida tem um início a partir do momento que nada mais é necessário para que o indivíduo exista por si mesmo. Ou seja, depois de fecundado o óvulo, seja "in vitro" ou no útero, ele só precisa de ar, comida e água. Assim, o feto recebe de outra pessoa estes suprimentos, os quais em um adulto o faz por conta própria. A diferença é só o tempo de desenvolvimento.
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Suzie
± 886 dias
Claudio Titericz: a ciência diz que após a concepção se inicia o desenvolvimento de um organismo humano, e a partir de quando ele pode desenvolver senciência. Agora, se esse organismo em desenvolvimento teria direitos ou não, é coisa que pertence à seara filosófica. Uma questão ética, e não mais científica.
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Suzie
± 886 dias
José Guilherme, sobre o argumento "é pessoa só depois do nascimento, quando ganha certidão" já vi ser usado por pessoas pró-escolha sim. Infelizmente não se trata de uma falácia, e nem de sensacionalismo do artigo. Argumentos horrendos existem dos dois lados.
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Claudio Titericz
± 886 dias
Não conseguir ver no texto aonde tem religião. A Ciência disse que após a concepção inicia o desenvolvimento humano. Nada mais é acrescentado ao embrião para tornar-se um ser humano.
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José Guilherme Wasner Machado
± 886 dias
Se pensasse estaria totalmente no direito dela. Se você gostaria disso ou não é totalmente irrelevante.
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joseph guglielmi
± 886 dias
Gostaria que a Sra. sua mãe pensasse da mesma forma com que você quando da época de sua gestação... ;)
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± 886 dias
A discussão é interessante, mas por que a Gazeta do Povo paga alguém para postar praticamente a mesma matéria, com a mesma opinião e basicamente os mesmos argumentos toda semana? Já entendemos a opinião do jornal, que tal ocupar o espaço com outras opiniões, ou pelo menos outros temas?
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José Guilherme Wasner Machado
± 884 dias
E talvez seja a opinião incorreta. Que acha?
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Claudio Titericz
± 885 dias
Talvez seja a opinião correta. Que acha?
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Claudio Titericz
± 886 dias
Infelizmente esta "opinião" é científica. Doa a quem doer.
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Carlos Noetzold
± 886 dias
Onde está o nome do autor deste texto?
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Celito Medeiros
± 886 dias
1. Permitam-me que eu vá um pouco além, se não permitirem, em meu livro está escrito e interessante, com algumas provas sobre o capítulo especial para este caso 'Minhas Vidas Passadas'. Portanto vou afirmar de meu ponto de vista, de minha vida, experiência e busca por tantos anos para resolver meu próprio caso e, não foi apenas como leigo, o resto deixo quieto... (o restante está abaixo em resposta)
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Celito Medeiros
± 886 dias
2. TODOS sabemos como TER um CORPO para esta VIDA, portanto, foi assim que o tivemos. No entanto, depois de tantos acontecimentos, algumas pessoas não estão em tão boas condições de ESCOLHER seus pais ou o corpo que poderá ser fecundado... Quem não desejar aquele corpo, nem entra no corpo, mas a fila é grande e muitos, nem querem saber se é masculino, feminino, pois o Gênero é decidido, se tiver esta condição, por quem habitar o Corpo.
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Celito Medeiros
± 886 dias
3. Se você se tornou o dono do Corpo, só entrará nele quando decidir, muitas vezes após a concepção e em outras, apenas antes do nascimento. Nem vou adiante, pois considero CRIME qualquer atentado à vida, seja o nasciturno competente, seu corpo perfeito ou não, não cabe a NINGUÉM decidir, a não ser ELE mesmo...
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