• Carregando...

Sobre a notícia de que o STJ considera ilegal o protesto dos policiais federais (Gazeta, 17/8), acho que o limite entre o abuso de poder e o trabalho do policial sério é tênue. Fica claro que o excesso de zelo na verificação de bagagens e documentos não é preocupação em exercer corretamente a função, mas sim criar o caos para atingir objetivos salariais. O incrível é que a operação-padrão é a exceção. O padrão é ficarem de braços cruzados enquanto recebem gordos salários e outros benefícios que 95% dos brasileiros não têm.

Paulo Rocha

Apelidos políticos

Não defino meu voto pelo nome, engraçado ou não, dos candidatos (Gazeta, 17/8). O candidato que se elege com "apelidos" irá usá-lo na Câmara de Vereadores, algo que, algumas vezes, não representará a seriedade que o Poder Legislativo deve demonstrar à sociedade. Defino meu voto analisando a postura do candidato, seu grau de intelectualidade e suas propostas para melhorar a vida da população.

Gilmar Luiz Fernandes, funcionário público estadual

Vices

Ainda pecamos no que se refere à política. Na hora de escolher em quem votar, olhamos apenas para uma pessoa: o candidato a prefeito. Quase nunca avaliamos o vice (Gazeta, 16/8) e não conseguimos perceber a importância do conjunto candidato e vice na política.

João Paulo Souza

Fábulas eleitorais

Sobre a coluna de Carlos Ramalhete a respeito das fábulas eleitorais (Gazeta, 16/8), acredito que nada irá mudar enquanto tivermos voto obrigatório e esse número louco de partidos para fazer negociatas.

Luiz R. dos Santos, Florianópolis – SC

Contas públicas

Pelo diagnóstico do Tribunal de Contas (Gazeta, 15/8), a educação, a saúde e a segurança pública do Paraná não vão avançar um centímetro, sem falar na falta de investimentos em rodovias e portos, e sem contar também o imenso "buraco" no Paraná Previdência. Não adianta dizer que são mazelas de gestões anteriores, é apenas mais do mesmo.

Bento Sartori Camargo, Quatro Barras – PR

Greves 1

Concordo plenamente com o editorial a respeito da necessidade de regulamentação das greves no setor público (Gazeta, 17/8). Quantos preceitos constitucionais estão sendo feridos e desrespeitados pelas categorias em greve? Será que o direito de greve é tão ou mais importante que o direito à saúde, segurança, educação, o direito de ir e vir? Que me perdoem os manifestantes, mas a paciência e a tolerância já acabaram. Respeitaremos muito mais o direito de vocês quando vocês respeitarem os nossos.

Agnaldo Gomes dos Santos

Greves 2

A pauta de reivindicações apresentadas pelas carreiras do funcionalismo federal vai muito além da reposição salarial. Os fiscais federais agropecuários, por exemplo, estão cobrando que cargos de direção e chefia sejam ocupados por funcionários do quadro, respeitando os critérios da meritocracia. Esta é uma proposta sem impacto financeiro e com benefícios óbvios para a administração. Da mesma forma, o pedido para aumentar o efetivo de fiscais está focado na eficiência e rentabilidade do setor.

Marcelo Bressan, fiscal federal agropecuário

Cotas universitárias

Acredito que a implantação do sistema de cotas para ingresso nas universidades federais foi uma medida populista. Deveriam procurar e corrigir as razões que fazem as cotas ser necessárias.

Izan Roberto Bauer

Qualidade do ensino

Para que a qualidade do ensino médio avance no mesmo ritmo do ensino fundamental (Gazeta, 15/8), deve-se investir em aulas mais práticas, integrar cursos técnicos, para que o jovem se sinta mais preparado para o mercado de trabalho e possa buscar formas de desenvolver outros tipos de inteligência.

Ana Clara Scandian Barbosa

Ferrovias paranaenses

A solução para o problema da bitola das ferrovias paranaenses (Gazeta, 17/8) não é complicada; basta o governo inserir no projeto do novo ramal que liga Curitiba a Paranaguá bitola dupla, que serviria aos dois sistemas. Caso o governo federal seja renitente, então o governo do estado deveria bancar este ramal com bitola dupla, pois são menos de 100 km.

Otavio Iglesias, São Paulo – PR

Correios

Quero manifestar a minha indignação em relação aos veículos dos Correios. Esses veículos param em qualquer lugar e a qualquer hora, simplesmente ligando o pisca-alerta, não importando o transtorno aos motoristas que estão trafegando na via. Eles têm imunidade ou autorização para parar em lugar proibido? Quando você buzina para protestar, alguns motoristas ainda fazem gestos com as mãos e falam coisas que não deveriam.

Evaldo Macedo

Sobreviventes do Holocausto

Muito tocante abordar as consequências absurdas de uma guerra na série de reportagens "Sobreviventes do Holocausto", mas ressalto a importância de se levar em consideração os fatos que se sucedem desde 1945 na Palestina. A postura extremamente belicista do Estado de Israel faz que este pratique contra os palestinos um verdadeiro holocausto também. Acredito ser de extrema importância para a paz no mundo expor essa situação. As vítimas de outrora não devem ser os opressores de hoje.

Rafael Blödorn

Ecologia

Realmente a ecologia está em baixa. O que se observa é uma preocupação constante com a economia e parece que só isso vale para a sustentabilidade. Os países bem desenvolvidos apresentam uma boa economia, educação de qualidade e meio ambiente adequado. O Brasil só tem um bom PIB. Gostaria que os candidatos a prefeito tivessem uma política que fosse orientada para o desenvolvimento sustentável.

Adalberto Egg Passos, administrador e biólogo

Obesidade infantil

Sem sombra de dúvida, os pais devem ser responsabilizados pela obesidade dos filhos. Trabalho em uma academia e não são poucos os pais que colocam seus filhos para fazer exercícios na tentativa de corrigir uma alimentação errada promovida por eles. Os pais são espelhos para os filhos: se eles comem frituras, massas e doces, as crianças vão fazer a mesma coisa.

Dennys Dieggo de Oliveira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]