• Carregando...

Venho através desta desculpar-me pela expressão "prostituição" do povo de Israel empregada no artigo escrito neste jornal, no dia 14/1/07. Não houve intenção alguma em empregar o termo no sentido pejorativo da palavra, e sim a de expressar a infidelidade do povo de Israel daquela época na busca de outros deuses em lugar do nosso Deus verdadeiro. Tenho uma grande estima pelo povo de Israel, de tal maneira que já tive a graça de visitar oito vezes esta nação privilegiada pela tradição religiosa. Minha saudação e respeito.

Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba

Avenida do Batel 1

Ontem, sem nenhuma consulta aos moradores e contribuintes de impostos, decidiram que a Avenida do Batel passaria a ter mão única. Tempos difíceis estes, em que automóveis são mais importantes que pessoas. A Avenida do Batel é a alma do bairro; não uma via rápida. Ela deve ter sentido duplo. A prefeitura deve tirar veículos do meio do bairro e não dar espaço ao caos.

Selita Garcia,Curitiba, PR

Avenida do Batel 2

No maior sigilo para não gerar polêmica, deixaram a via de mão dupla, coração do bairro, com sentido único com a desculpa de sempre: desafogar o tráfego. Curitiba transformou-se num amontoado de carros e a prefeitura não faz nada para reprimir o uso: cidades são pessoas; não carros. O contribuinte de IPTU é relevado; só é lembrado em época de eleições.

Ana Paese, advogadaCuritiba, PR

Em obras

Qual seria a razão para a demora nas obras da Avenida Getúlio Vargas? Utilizo diariamente a via para retornar do meu trabalho e antes das minhas férias, no início do mês de dezembro, havia sido retirada a capa asfáltica da rua na altura do bairro seminário até a rápida sentido bairro Portão. Qual foi a minha surpresa ao retornar das férias e encontrar a rua na mesma situação.

Wilson Galvão, assessor pedagógicoCuritiba, PR

Tráfego

Gostaria de sugerir à prefeitura de Curitiba a instalação de trincheiras para travessia da BR-276 (antiga 101), quase em frente ao Hospital Vita. O tempo perdido em espera nos semáforos está ocasionando cada vez mais transtornos. Também sugiro a construção de uma passarela para pedestres na Vila Zumbi. Quem passa por ali assiste a cenas desesperadoras de idosos e mães com crianças tentando atravessar a movimentada rodovia.

Carlos Chyla Neto, analista de sistemasCuritiba, PR

Taxistas 1

Recentemente, um "fiscal de transporte" criticou a classe dos taxistas. É um absurdo o fiscal generalizar uma categoria profissional. Os taxistas de Curitiba são os melhores taxistas do Brasil.

Jean-Carlo Diego Vieira, taxistaCuritiba, PR

Taxistas 2

A carta do sr. Waldomiro Chalus (12/1) está correta ao afirmar que a lei protege a parada livre do taxista para pegar ou deixar passageiros. Porém, apesar da lei, temos de esperar dos taxistas um pouco mais de respeito, e que eles parem em locais que não atrapalhem o trânsito. Aqui vai um apelo: senhores motoristas, por favor escolham locais mais adequados para parar seus veículos, e não abusem da facilidade que a lei lhes concede.

Fernandes Gabardo, engenheiro de segurançaCuritiba, PR

Segurança pública

A situação da segurança pública é revoltante. O governo contesta os números da violência no Paraná. Número é fácil de contradizer, mas a sensação que estamos vivendo nas imediações da Igreja do Carmo, no Boqueirão, é real e angustiante. Quando é um caso isolado de furto, faz-se o boletim de ocorrência, quando a delegacia está aberta, e adeus. Nada, absolutamente nada, vai ser feito. Podemos coletar meia dúzia de BOs dos últimos 60 dias numa só quadra. Logo estaremos vivendo o que Rio e São Paulo tentam, a todo o custo, frear.

José Luiz F. da Trindade, professorCuritiba, PR

Cow Parade

Considero que os atos de furto e danos materiais inflingidos a algumas das vacas da Cow Parade merecem reflexão maior do que a rápida e mera classificação como atos de vandalismo. Cabe analisar: até que ponto a população em geral tem reconhecido as referidas vacas (ou a maioria delas) como obras de arte válidas? Qual a verdadeira percepção do público sobre as peças? Será que algumas obras, como a da "borracharia", não podem fazer com que certas pessoas se sintam ofendidas?

Alvaro AntunesCuritiba, PR

Zôo

No domingo visitei o zoológico de Curitiba e gostaria de fazer um alerta sobre a situação desse espaço de extremo valor para todos os cidadãos de Curitiba e região. Os lagos dos recantos estão sujos; faltam placas para localização e identificação dos animais; só vi guardas municipais na portaria, nenhum para orientar as crianças a não atirar pedras nos bichos; e, pior de tudo, o recanto dos felinos tem um cheiro insuportável. Só consegui ficar lá tampando o nariz. Espero providências dos administradores municipais.

André Oslicki do AmaranteCuritiba, PR

Lerner 1

Há três dias recebi do professor Milton Thiago de Mello, pioneiro da preservação ambiental que vive em Brasília, uma carta declarando entusiasmo com as medidas anunciadas por Cassio Taniguchi, agora integrante do governo do Distrito Federal. Logo depois soubemos que Jaime Lerner busca melhorar o trânsito de Brasília. Na entrevista publicada o domingo pela Gazeta do Povo, o urbanista Lerner ocupou mais espaço que o político. Um ponto importante foi a demonstração de grandeza de alma que ele deu ao elogiar a administração do Museu Oscar Niemeyer (MON). Realmente o MON fez Curitiba entrar no circuito dos maiores e melhores eventos de artes plásticas do país. O espaço é privilegiado e a administração tem estado à altura das possibilidades do museu.

Clotilde de Lourdes Branco GerminianiCuritiba, PR

Lerner 2

Mais uma vez o urbanista Jaime Lerner demonstrou equilíbrio e inteligência. Acho interessante que ele não se importe com os críticos. Sempre foi um homem que fez e faz, não tendo ódio e rancor dentro de si. Ninguém pode esquecer que Curitiba e o estado cresceram e se modenizaram graças à competência desse profissional. Tudo remete a ele: parques, praças, separação do lixo, monumentos, museus, teatros, rodovias, transporte,empresas e a CIC.

Celso FreitasCuritiba, PR

Chávez

Socialismo ou morte, frase dita por Hugo Chávez, não é um mero disparate vomitado pela boca de um desequilibrado. É um brado que sai da voz de quem tem comando sobre muito dinheiro, sobre tropas bem armadas, sobre aviação supersônica de última geração e tem liderança sobre uma parcela considerável dos governantes da América Latina, cuja ação política financia e apóia. Conta ainda com o apoio ostensivo do presidente do Irã. E o Brasil com isso? Lula é tão responsável quanto os EUA por essa figura grotesca manter-se indefinidamente no poder. Deu-lhe apoio político de que precisava e a respeitabilidade de que não dispunha.

Nivaldo CordeiroCuritiba, PR

Civilização

Enquanto ‘esquerdos’ e ‘direitos’ debatem-se numa selvagem disputa entre egos cegos e intolerantes, empunhando bandeiras rotas de séculos passados, os ‘inteiros’ almejam criar, neste século, uma sociedade civilizada, fraterna, em prol da vida e do respeito humanos.

Júlio César Caldas Alvim de Oliveira, diretor teatralCuritiba, PRIluminação pública

Há cerca de três meses solicitei, pelo 156, que fossem reparadas as lâmpadas da ciclovia da Rua Euclides Bandeira a partir da Lysimaco F. da Costa, no Centro Cívico. Após a vistoria, nada mais aconteceu. Esta quadra permanece às escuras, colocando em risco pedestres, moradores, ciclistas e motoristas. Já no trecho em frente ao recém-inaugurado prédio das Secretarias foram colocadas novas luminárias.

Maria Irmina VieiraCuritiba, PR

"A ‘máquina de camisinhas’ nas escolas é um incentivo ao sexo sem compromisso. Sexo seguro, segundo alguns; sexo irresponsável, segundo a natureza do amor humano."

Maria Isabel Bordini, estudanteCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]