• Carregando...

Se o Estado estivesse controlando os jogos (Gazeta, 9/3), certamente os bingos não seriam caso de polícia, mas sim significativa fonte de receita para investimentos sociais e importante instrumento de geração de empregos, como o registrado nos países mais ricos do mundo, onde o jogo é totalmente liberado e regulamentado pelo Estado. Os Estados Unidos, de tradição puritana, legalizou e acolheu o jogo no seu sistema jurídico, porque percebeu que, existindo demanda, "alguém" vai prestar o serviço. Por que não se exige que os jogos sejam explorados por empresas de capital aberto, submetidas às regras de governança corporativa, por exemplo?

Magno José Sousa

Segurança do governador 1

É estranho o governador solicitar anos de segurança particular para sua pessoa, mesmo se autointitulando como o pai dos avanços sociais e de segurança pública, exemplo para o Brasil (Gazeta, 9/3). Se o estado realmente avançou nessas questões, o governador não precisa dessa segurança.

Guilherme Sell

Segurança do governador 2

Caso seja aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei, que assegura o direito a quatro seguranças da Policia Militar para o governador por três anos por mandato exercido, a população brasileira verá o descaso que este "governo" tem com o seu povo. Para não dizer desrespeito total. Vale lembrar que a criminalidade no estado aumentou consideravelmente, e os nossos "representantes" não resolvem o ploblema.

Artur Soares de Oliveira Júnior

Governador preso

Arruda está doente? Pois é, a cadeia não é mesmo um lugar confortável para se viver. E olhe que o governador do DF nem está numa cadeia, e sim num quarto na PF. O governador preso passou por exames e, segundo o Hospital Juscelino Kubitschek, não houve alteração na saúde de Arruda. Portanto o governador deve continuar preso, e não ficar usando a doença como álibi para se safar da cadeia.

Izabel Avallone

Trânsito

Se continuar o mesmo processo de vender e vender automóveis sem critério e sem responsabilidade ecológica e social, a situação caótica do trânsito vai ficar muito pior (Gazeta, 9/3). Não basta apenas comprar um automóvel e sair pelas ruas, é preciso um trabalho cultural e social com os novos motoristas, que lhes ensine boas maneiras e educação no trânsito. Deve-se fiscalizar as autoescolas, para avaliar como estão sendo preparados psicologicamente os novos motoristas. Dirigir não é apenas pegar no volante.

Marco Bonato

Salários de servidores

Ainda bem que no Poder Judiciário há o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem trazido à tona informações estarrecedoras sobre altos salários pagos a servidores nas mais diferentes esferas de poder. Fica aí um exemplo aos Poderes Executivo e Legislativo, que devem ter nos seus controladores internos de contas verdadeiros ícones de moralidade, competência, justiça e presteza no serviço público.

Sérgio Andrekowicz, União da Vitória – PR

Cotas raciais 1

O que precisamos como cidadãos, com direito a cotas ou não, é exigir de nossos governantes, aqueles mesmos que elegemos, que tenham um plano. Um planejamento estratégico, com ações de curto, médio e longo prazo para a educação no Brasil. Um plano que permita que um dia não haja a necessidade de cotas, pois o ensino público de base estaria apto a preparar com a mesma, ou superior, qualidade do ensino privado.

Pedro Henrique de Carvalho

Cotas raciais 2

A adoção de cotas raciais para ingresso nas universidades não é mais do que uma cópia reciclada e mal-feita das já extintas ações afirmativas que foram empregadas nos Estados Unidos há algum tempo. A diferença é que, naquele país, não existe vestibular, e a admissão nas universidades se dá por análise de currículo e entrevista. Era nesse passo que ocorria a discriminação racial, daí a razão de elas terem sido adotadas. No Brasil, o regime de vestibular, em que pesem suas distorções, sempre foi impessoal, e quem obtém as melhores notas na seleção é admitido, independentemente de cor, classe social ou religião.

Roberto Rocha, médico, Lapa – PR

Comunidade Itaqui

Na reportagem "No Itaqui, solução é sair do local", (Gazeta, 8/3), lê-se que a única solução para as condições precárias enfrentadas pela população do Jardim Itaqui é a sua remoção para outra área. Todavia, existem experiências pioneiras de regularização fundiária de interesse social em Áreas de Proteção Ambiental que ensinam que a regularização poderia ser levada a cabo no Jardim Itaqui. Tal iniciativa, porém, demanda vontade política da Administração Pública para garantir o direito à moradia e à cidade. A omissão do Poder Público, dessa maneira, é o principal problema dos moradores do Jardim Itaqui. Ao longo dos anos, mesmo a infraestrutura mais básica tem sido negada pela prefeitura de São José dos Pinhais e pelo governo do estado do Paraná.

Felipe Rigon Spack

PEC dos Cartórios

A PEC 471/05 é benéfica, pois efetiva aqueles titulares ou designados que estão trabalhando no mínimo há 15 anos ou mais à frente daquela serventia. E ainda corrige uma falha na interpretação do CNJ, pois a maioria absoluta dos titulares atingidos pela Resolução n.º 80 do Conselho Nacional de Justiça, de serventias do Paraná são aprovados em concursos públicos realizados pelo TJPR.

Frederico Pereira

Castração de pit bulls

Sou contrário à castração de pit bulls. Mas sou a favor da criação de um tribunal especial para atender causas que envolvam violência com animais, com penas mais severas, rapidez no julgamento e efetividade no cumprimento de sentença, pois o animal está sendo punido pela negligência de seus donos.

Clifford Cobbe

Gripe A 1

Estou bastante apreensiva por conta da vacinação contra a Gripe A! Lendo a matéria sobre a imunização dos estudantes (Gazeta, 8/3), minha preocupação aumentou e surgiu mais uma: o que fazer com os profissionais que trabalham com essas crianças e com o público em geral e que não se encaixam no tal "grupo de risco" por não estarem dentro da faixa etária considerada assim? Penso que a vacinação deveria ser para todos, pois todos estão sujeitos ao vírus.

Ana Elisa Vaz Carvalho, por e-mail

Gripe A 2

Sem dúvida, todas as crianças de 0 a 12 anos deveriam ser imunizadas contra a Gripe A, pois muitas delas vão a creches e escolas e acabam assim ficando expostas ao vírus. O governo deveria rever as faixas etárias que vão ser vacinadas.

Evando Antunes Rodrigues

Ensino integral

Com toda certeza o ensino integral é a melhor opção para os pais que trabalham o dia todo, pois assim conseguirão desempenhar suas funções em seus empregos da melhor maneira possível, sem se preocupar com as crianças. Eles sabem que seus filhos estão em um lugar seguro, ocupando-se de atividades produtivas o dia todo, com espaço e profissionais preparados para atender às necessidades impostas.

Aline Azevedo Quintiliano

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]