• Carregando...

Em outra oportunidade manifestei-me contrário ao aborto e, mais ainda, ao plebiscito que, sujeito a manipulações espúrias, poderá decidir algo contra a maciça vontade dos brasileiros. Segundo a Gazeta do Povo, 65% são contrários ao aborto, números que se repetem em todo o Brasil. O governo desistiu de educar os jovens e pretende que eles não mais procriem. Não é esta a mensagem que a distribuição de camisinhas nos colégios, em substituição a uma verdadeira educação sexual, nos propõe? Em seguida discutem a morte como opção natural, matando indefesos para justificar o conforto dos vivos. A esta, seguir-se-á outra opção de se matar os velhos, através da eutanásia. Não demorará o tempo em que se buscará matar também os opositores do governo, apenas como mais uma opção. Não é isso que os amigos cubanos do presidente fazem?

Sávio Ferreira de Souza, advogado e professorCuritiba – PR

Aborto 2

Aborto é um tema muito complexo, que infelizmente, nós não podemos decidir se somos a favor ou contra, por um simples referendo ou plebiscito. O assunto terá de ser decidido ou estudado por autoridades competentes, tanto juridicamente quanto eticamente.

Mauro WolffLapa – PR

Aborto 3

Na matéria: "Nascida de um estupro, mulher ajuda a evitar abortos", publicada em 15/4, "Bianca" pergunta: "Por que sou contra o aborto?". E responde: "Porque existo!" Resposta precisa e certeira. Sim, porque existo! Mesmo que tenha ocorrido somente uma vez um caso como este, ele revela que não se pode permitir o aborto voluntário sob nenhuma hipótese.

Paulo Sertek, professor universitárioCuritiba – PR

Aborto 4

O assunto do aborto é realmente muito importante. Mas a discussão de como evitar uma gravidez indesejada é ainda mais. O que falta é educar e facilitar a vida daqueles que até hoje não sabem que uma gravidez pode ser evitada se não a queremos. A dificuldade de comprar um anticoncepcional é tão grande, o custo para muitos é tão alto, que vamos continuar infelizmente vendo bebezinhos em sacos plásticos, atirados na água e deixados para morrer. É triste, muito triste, e só vai ser resolvido quando alguém viabilizar a necessidade de ajudar aqueles que não podem usufruir de um meio de controle da naturalidade, que hoje só é possível para poucos.

Miriam MachadoCuritiba – PR

Aborto 5

Vivemos em um país que precisa economizar, em vez de dispender recursos com um plebiscito sobre o aborto. Sou totalmente contra a legalização do aborto, pois a mulher que não quiser ter o filho pode valer-se das muitas maneiras de evitar a concepção: DIU, laqueadura, preservativos e, para os homens, vasectomia. Investir nestas técnicas e no combate à fome é uma forma muito mais inteligente de aplicar os impostos.

Iniberto Hamerschmidt, engenheiro agrônomoCuritiba – PR

Legalidade

No Estado democrático de direito, o militar cumpre ordens que sejam manifestamente legais. O emprego das Forças Armadas na segurança pública, como querem alguns leitores e o governador fluminense, Sérgio Cabral Filho, sem os requisitos constitucionais, que não são firulas da lei, trará sérios problemas de ordem jurídica e militar ao governo federal.

Paulo G. LustozaRio de Janeiro – RJ

Multas

No fim de semana da Páscoa fui ao Aeroporto do Bacacheri para ver um excelente show aéreo. Como o número de pessoas que para lá se dirigiam era muito grande, preferi deixar o carro em local mais distante e seguir a pé. Durante a breve caminhada pude constatar como os agentes da Diretran, em lugar de orientar o trânsito, tinham todos a preocupação de anotar em um bloquinho a placa de veículos infratores, enquanto pedestres e motoristas cometiam todo tipo de irregularidades.Quem circula pelos bairros de Curitiba pode claramente perceber a ausência deste órgão. Os agentes ficam especialmente no centro, multando compulsivamente. Seria interessante se o Detran divulgasse o número de multas impostas aos condutores de Curitiba por este órgão cuja função não parece muito clara.

Julio C. A. Fróes, administradorCuritiba – PR

TC

A notícia de que o Tribunal de Contas vem pagando a 22 funcionários valores acima de seus cargos nos deixa preocupados. Órgão que deve fiscalizar prefeituras e outros setores do governo deveria dar exemplo de lisura em todos os sentidos. Como confiar no TC diante de tal situação?

R. Pereira, aposentadoCuritiba – PR

Rádio Corneta

Nos últimos tempos a comunidade da Barreirinha tem a oportunidade de ouvir de 5 a 15 minutos por dia o sistema de alto-falante da Igreja com música, mensagens e avisos importantíssimos, como vagas de emprego, documentos perdidos, pessoas desaparecidas, cursos, formações, falecimentos e outros temas de utilidade pública. Essa história de 41 anos não pode parar. Precisa continuar porque é a vida, a história e a cultura desta querida comunidade. Que o padre Leocádio prossiga sempre com sua maravilhosas mensagens em prol do povo.

Tereza DunaiskiCuritiba – PR

Sem asfalto

Como muitos moradores de Pinhais e também do Bairro Alto, em Curitiba, utilizamos a Rua José Veríssimo como uma alternativa à Avenida Victor Ferreira do Amaral, sempre congestionada. Acontece que essa rua sempre foi muito precária. O antipó é antigo e, pelos milhares de remendos provisórios, está sempre esburacado. É um trânsito intenso, com os carros andando em zigue-zague oferecendo enorme perigo a pedestres e ciclistas que não têm outra alternativa a não ser andar no meio da rua. Onde está o vereador que dizia ser o "prefeito do Bairro Alto"?

Pedro Olinto S. do CarmoCuritiba – PR

Chapéu

"Várias causas para se debater e vão discutir o quê? O chapéu! Por que não discutir a segurança, salário, etc.?"

Gildo CharneskiParanaguá – PR

***

Gazeta do Povo

leitor@gazetadopovo.com.br

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]