• Carregando...

Números da semana

674 correspondências foram recebidas pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas mais comentados

Recepção aos calouros

Propriedades rurais

Estabilização de Guiné-Bissau

Muito louvável a iniciativa de se colocar aparelhos de ginástica voltados para a terceira idade nos parques da cidade. Pena que não é todo dia que existe um profissional responsável para orientações. Quanto ao fato de as crianças estarem usando como brinquedos, isso ocorre porque não existem parquinhos com brinquedos para elas.

Carlos Barroso, Curitiba – PR

Leão

Como bem definiu a reportagem da Gazeta de 2/3, os brasileiros terão a partir de agora de acertar contas com um "Leão com olhos de lince", porém emasculado e covarde, que morde os assalariados e pequenos empresários e deixa ilesos os grandes sonegadores, os proprietários de castelos e mansões milionárias, enfim, os grandes fraudadores em geral. Nosso governo deveria empregar o mesmo zelo na prestação de contas públicas e disponibilizar na internet e em outros meios de comunicação seus gastos, que têm crescido em espiral ascendente, imunes à fiscalização da sociedade. Tal situação faz supor que há cidadãos de primeira e segunda classe, situação incompatível com uma sociedade republicana moderna e democrática como supõe-se que seja o Brasil. É interessante notar que importantes movimentos sociais e rebeliões na nossa história tiveram raízes na espoliação tributária, como na Inconfidência Mineira. Nós, cidadãos e contribuintes, precisamos despertar do sono eterno.

Roberto F. da Rocha, médico, por e-mail

Aborto 1

No caso do aborto realizado em Pernambuco, como se trata de uma criança que não tem a mínima capacidade de criar os filhos e pelo fato de correr o risco em sua própria sobrevivência, concordo com o procedimento adotado pelos médicos. É maior o mal que fizeram com ela, engravidando-a do que os procedimentos adotados para o aborto.

Nadyr Zim, por e-mail

Aborto 2

O arcebispo de Olinda e Recife está corretíssimo em excomungar os que realizaram esta operação tão agressiva à vida humana como é o aborto. A lei de Deus e lei dos homens não pode ser confundida e a afronta à humanidade, como é o aborto, deve ser punida em qualquer situação. Discordo apenas de sua posição ao não excomungar o padrasto que estuprou a menina, uma vez que um crime tão brutal deveria ser punido com igual rigor pela Igreja, ainda mais quando realizado contra uma menina inocente de 9 anos.

Geraldo Ataliba, por e-mail

Aborto 3

Foi lamentável o pronunciamento recente do arcebispo pernambucano a respeito do caso monstruoso que resultou na gravidez de uma menina de apenas 9 anos. Pobre mãe que teve de aceitar esta monstruosidade que fizeram com suas duas filhas. Seria muito mais crime deixar que uma criança suportasse a gestação. Sou católico e respeito as leis da minha religião, porém uma autoridade do tempo da Idade Média, que nunca teve filhos, não poderia jamais pronunciar estas palavras sobre excomunhão a mãe já ferida com o caso. Bastava ele ter dito que a religião católica é contra o aborto que se pratica milhares de vezes por ano e que ninguém fica sabendo. É bom lembrar que a lei brasileira permite esse procedimento após confirmar que foi um estupro, o que nesse caso está bem claro.

Lívio Tito Calderari, empresário, por e-mail

Clubes

A matéria "Em baixa, Clubes tentam sobreviver" (Gazeta, 28/2) simplesmente é superficial e leva o leitor ao erro. Primeiro, que tipo de Clube que tenta sobreviver? O Country? O Curitibano? O Santa Mônica? O Paraná? Em primeiro lugar, seria mais acertado deixar claro que os pequenos clubes estão quebrando. Em segundo, é um erro tratar clubes sociais da mesma forma que os esportivos; os esportivos vivem com problemas. Por fim ressalto que o Santa Mônica nunca teve imóvel na praia. Poderiam ter tido a fineza de explicar isso.

Eldimar S. Teixeira, por e-mail

Crise

O governo se mostra preocupado com a crise e principalmente com o desemprego, mas oferece dinheiro a juros baixos mas somente para as empresas que não demitirem. Ora, qualquer empresário consciente não vai entrar nessa de se afundar em empréstimo, manter o pessoal e aumentar suas despesas. O governo poderia fazer essa exigência, mas, primeiro, deveria diminuir os encargos trabalhistas. Quem recolhe 20% de INSS, passaria a recolher 10% por seis meses e assim por diante. Sonhar é possível, pois só assim o governo poderia obter os resultados almejados, faria seu sacrifício, aumentaria sua popularidade e ajudaria o país todo a enfrentar a crise.

Raul Antonio Gelbercke, administrador, por e-mail

Guiné-Bissau

Concordo plenamente com a leitora Elair de Souza (Gazeta, 4/3), que se manifestou contrária à ajuda brasileira a países como a Guiné-Bissau, visto ter o Brasil imensos problemas sociais. Lamentavelmente, parece que o Brasil está seguindo a mesma política exterior de Portugal, o país mais pobre e atrasado da Europa que, apesar disso, financia suas ex-colônias africanas, perdoa suas dívidas e ainda dá refúgio a políticos africanos foragidos, como o deposto presidente da Guiné-Bissau, Nino Vieira, que lá viveu durante seis anos.

Ricardo Martins Soares, por e-mail

Darwin

Recentemente este jornal informou que o Vaticano estará organizando, através do Pontifício Conselho da Cultura da Universidade Gregoriana, um tipo de congresso sobre a evolução biológica, por ocasião dos 150 anos da publicação de A Origem das Espécies, de Charles Darwin. A iniciativa da Igreja é extraordinária, pois estará tomando uma atitude conciliatória, aproximando correntes tradicionalmente litigiosas, aparentemente antagônicas (evolucionismo e criacionismo), cujos pensamentos poderão evoluir juntos, harmonicamente, porém, em patamares distintos. A Igreja parece agora estar muito distante daqueles sombrios tempos em que se impunha, segundo os cálculos do arcebispo de Usher, baseados na Bíblia, que o "mundo havia sido criado exatamente às 9 horas da manhã de 26 de outubro do ano 4004 a.C." A Igreja parece não desejar mais contestar o árduo e gigantesco trabalho de Darwin, que reuniu impressionante número de evidências para sua teoria, durante a viagem que realizou a bordo de uma pequena embarcação (Beagle), entre os anos de 1801 a 1806. Lembro-me de uma aula que proferi anos atrás sobre a "origem físico-química da vida", quando ao final, um aluno questionou: "Onde fica Deus em tudo isto?" Placidamente, respondi: "Isto é a mão de Deus; Deus nos fala também através da ciência".

Nereu J. Mello de Souza, professor-titular aposentado UFPR, por e-mail

Bebedouros

Nos últimos dias, o calor é propício para uma caminhada nos parques da cidade, mas há uma situação difícil de encarar: no Barigui os únicos dois bebedouros estão com defeito, não estão ligados à rede elétrica para gelar a água e, além disso, saem poucas gotas, quase que impossibilitando-nos de beber. Será que é uma estratégia para aumentar as vendas de água mineral e sorvete dos comerciantes daquele local?

Jader J. M. Duvale, por e-mail

Brasil e Portugal

Esse "encontro" gramatical, com todas suas implicações, entre Brasil e Portugal bem que poderia se converter em algo mais prático, ágil e humano: a revalidação, no Brasil, de mestrados doutorados cursados em Portugal.

Lucíula M. M. Baddini, professora, ParanaguᖠPR

"Acho que deveria sim, haver limite de tamanho para as propriedades rurais."

Gilberto Roseto

"Já temos problemas demais para ficar dando importância a outros países."

Ildomar Ignacheski

"Acho muito interessante a ideia do trote solidário. Nele, o calouro contribui com projetos sociais, como a construção de casas populares às pessoas necessitadas."

Renan Baggio

* * * * *

Entre em contato

Praça Carlos Gomes, 4 - CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129. E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]