• Carregando...

Muito boa a matéria sobre o ônibus que trafegava em alta velocidade pela canaleta e acabou se desgovernando próximo à estação-tubo São Grato (Gazeta, 2/9). A reportagem ouviu os dois lados, como bons repórteres devem fazer, e deixou claro que o ônibus saiu da canaleta após uma descida e uma curva, e demais detalhes! Por sorte, se é que podemos dizer assim, o ônibus não bateu em nenhum outro ônibus ou veículo que tivesse pessoas no seu interior, não fazendo assim outras vítimas. Já é hora de o curitibano respeitar mais os motoristas de ônibus, que fazem uma pesada jornada de trabalho todos os dias nesse trânsito que é cada vez mais caótico.

Beverly de Souza

Estação Convention Center

Acredito que o centro de convenções do Shopping Estação não será fechado, muito menos transformado em lojas, pois ninguém é tão louco a ponto de acabar com uma fonte de renda como a daquele espaço! Porém esse impasse sobre a administração do espaço vai causar problemas para a cidade inteira (Gazeta, 1/9). O segundo semestre é tradicionalmente período de eventos médicos, e por consequência enchem os hotéis, movimentam restaurantes, lojas e acabam trazendo bastante lucro para Curitiba. Enquanto não há decisão sobre a administração do centro de convenções, a capital só irá perder.

Luiza Barbosa

Turismo

Curitiba não tem um local adequado para receber shows nacionais e internacionais de forma digna, muito menos confortável, entre muitas outras coisas que poderia e deveria ter há muito tempo. Investir em turismo não é somente trazer turistas a passeio para a capital, mas também a negócios, o que aumentaria muito as chances de novas empresas se instalarem aqui depois de conhecer a cidade. É inconcebível ver que as pessoas responsáveis por planejar nosso futuro não enxerguem isso!

Cristina Esteves Schuster

Sistema de saúde

O próximo governador do estado poderia de imediato melhorar a remuneração dos atendentes na área de saúde, desde enfermeiros a médicos, para que esses que abraçaram a profissão não se sintam desmotivados por salários tão baixos. Outra maneira de contribuir seria fazer das instalações dos postos de saúde um lugar onde qualquer pessoa que necessite de tal atendimento se convença de que ali se pratica saúde e não como em alguns postos onde só o aspecto das instalações desanima as pessoas!

Luiz Alves

Uso da cadeirinha 1

Quantas e quantas vezes nos deparamos com notícias sobre acidentes de carro em que há um casal e seus filhos dentro do veículo e apenas a criança que estava no banco traseiro sobrevive! Acredito que as cadeirinhas são um acessório importantíssimo para crianças nos carros. Como neste país criou-se uma cultura de desconfiança a respeito das leis, além do fato de os fabricantes do acessório estarem felizes da vida com a corrida para comprá-las, acredito que o governo deveria mesmo é primar pela educação no trânsito e punir mesmo, pois se todas as leis fossem cumpridas, este país deixaria de ser como é. Não teríamos tantos problemas como hoje!

Flademir Tozato

Uso da cadeirinha 2

O uso obrigatório das cadeirinhas em automóveis é importantíssimo quando se fala em transportar crianças com menos de 8 anos. Contudo, deverá ser extensiva também aos táxis, que deverão tê-las disponíveis no porta-malas. Dessa forma a lei não será parcial, mas sim para todos! É importante também promover campanha de conscientização pela mídia.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Adoção

Todos sabemos que crianças e adolescentes gozam de uma proteção especial por parte do Estado, decorrente de previsão constitucional. Evidentemente que é muito melhor que as crianças estejam no seio familiar a permanecerem nas ruas. Mas duas coisas me chamam a atenção na adoção por casais homossexuais. Que tipo de impacto ou como isso é visto pela própria criança? Outra dúvida é se isso não poderia ensejar uma discriminação silenciosa por parte de outros pais e crianças. Não me parece que a questão seja tão simples assim, pelo contrário, acho que enseja muita discussão!

Igor Strasbach

Diários secretos

A revisão da liminar dada pelo ministro Dias Toffoli é alentadora para o Paraná e para todos os paranaenses, pois permite que o Ministério Público prossiga o belo trabalho de investigação que vem fazendo na Assembleia Legislativa, originado na atitude corajosa do Grupo RPC e da OAB-PR. Parabéns a todos os que se esforçaram para contribuir de alguma forma. E que a Justiça nesse caso seja completa, punindo todos os envolvidos, seja por ação ou por omissão!

Augusto Canto

Campanhas eleitorais

Imagino que os eleitores se deram conta de que pouco ou nada do que os políticos prometem em campanhas será cumprido. Os problemas mais urgentes tais como saúde, segurança, educação, emprego etc., que só têm piorado a cada dia, já fizeram parte de promessas de outros que já passaram pelo poder e por isso ninguém acredita na capacidade dos futuros eleitos em resolvê-los.

Luiz Alves

Curitiba hoje

Curitiba foi cidade modelo um bom tempo. De um tempo para cá dormiu em berço esplêndido, ouvindo os aplausos de quem só passa pela cidade a turismo ou a negócios, mas que não vive o seu dia a dia. O curitibano tem vergonha de reconhecer que sua cidade tem problemas que precisam ser solucionados pela administração pública. O curitibano fica orgulhoso de ver nas pesquisas de opinião os seus administradores entre os melhores do país, mas não se dá conta de que, com isso, está tapando o sol com a peneira.

Acir João Cardozo, São José dos Pinhais – PR

Enem

O novo perfil do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) caminha na contramão da proposta inicial do MEC. Textos introdutórios imensos e enunciados deslocados tornam as questões mais confusas. Em vez de realmente avaliar a qualidade do ensino, a prova, humanamente impossível de ser resolvida no tempo estimado, por sua extensão, seleciona quem maquinalmente resolve questões com rapidez, não prezando pela qualidade do aluno.

Mathias Augusto

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]