• Carregando...

Os acusados da Assembleia Legislativa serão declarados culpados sim pela Justiça, pois as irregularidades apontadas pelo MP são graves e inconcebíveis em empresas privadas, em órgãos públicos e principalmente na casa de leis, como a Alep (Gazeta, 23/3). Até que a punição não venha, tem acusados que continuam deputados, outros promovidos e poucos na cadeia. Todos ficam esperando os acontecimentos até que um dia tudo fica esquecido e as falcatruas começam de novo.

Hilário Fier

Acusados da Assembleia 2

Parabéns aos membros do Ministério Público do Paraná e aos jornalistas da Gazeta do Povo e da RPC TV que denunciaram e expuseram as falcatruas da Assembleia Legislativa. Tomara que o Poder Judiciário não se intimide na hora de condenar essa turma, pois os cidadãos de bem vão se sentir de "alma lavada" com a condenação.

Leandro Espíndola Nogueira, analista judiciário, Campo Largo – PR

Acusados da Assembleia 3

Sinceramente tenho minhas dúvidas de que sejam declarados culpados pela Justiça os acusados pelo Ministério Público. Temos visto pela mídia casos semelhantes em que, por falta de provas e outras invenções de advogados, acabam protelando as ações e caem no esquecimento.

Reinaldo Pereira

Aposentadorias de ex-governadores 1

Richa está correto em cancelar a aposentadoria de ex-governadores. Se não cumprirmos as leis, para que elas servem?

João Antonio Pagliosa

Aposentadorias de ex-governadores 2

Concordo em cancelar a aposentadoria de ex-governador do Paraná. Isso é mais um dos absurdos dos políticos brasileiros que só pensam neles próprios e esquecem-se do povo e principalmente das pessoas mais carentes que necessitam dos serviços públicos.

Cleide Fernandes

Eleitorado de Gustavo Fruet 1

O eleitor de Fruet vota nele pelo que ele é independentemente do partido. Com certeza, se ele for mesmo candidato a prefeito de Curitiba, já tem o meu voto e de milhões de paranaenses que necessitam de políticos descentes para representá-los e não para enganá-los.

Hélio Paulus de Campos

Eleitorado de Gustavo Fruet 2

Parece que virou moda no país trocar de partido. E a ideologia em que acreditavam? Parece que não estão nem aí para os eleitores. Que belo exemplo.

Irene Cordeiro

Eleitorado de Gustavo Fruet 3

Fruet já tem o seu eleitorado, pessoas que admiram sua ideologia e sua capacidade. Gustavo já passou por dois partidos diferentes e sempre manteve boa votação.

André Luiz Kloss

Eleitorado de Gustavo Fruet 4

Penso que a pessoa vale mais do que os partidos que estão por aí, com a maioria dos representantes fazendo todo e qualquer tipo de acordo. E pior, quase sempre sem benefícios para a população. Se eu fosse candidato a alguma coisa, escolheria um partido porque é obrigatório. Sou do tempo em que o caráter vale muito mais.

Carlos Guimarães Neto

Fim da reeleição

O poder nas mãos de uma única pessoa ou grupo por muito tempo é prejudicial a toda a sociedade. Exemplos não faltam, no Egito, na Venezuela, Cuba. Ocorre que a alternatividade de poder não é bem vista pela população porque vive os bons primeiros quatro anos de governo na expectativa de mais quatro ou oito anos e é temerosa das mudanças. Assim vota sempre nas mesmas figuras e se decepciona no decorrer do mandato. Por isso, a mudança é fundamental na democracia e está nas mãos daqueles que elegem seus administradores.

Edivana Venturin, advogada

Rios poluídos

Parabéns ao professor Antonio Ostrensky pela clara exposição sobre o que de fato ocorre nas nascentes do Rio Iguaçu (Gazeta, 21/2), que aliás, é donde retiramos água para nosso consumo diário em Curitiba. Quem circular pela região comprovará!

Luiz A. C. Lucchesi

Radares

O que se deve investigar em Curitiba não é se as multas foram apagadas, mas quem recebeu o dinheiro das empresas de multas. Afinal, não há nada que impeça essas empresas de também terem dirigido a licitação em Curitiba. A Urbs, há muitos anos, é uma caixa- preta na qual os políticos se apoiam para garantir recursos e acordos. Além das multas, há também o caso do transporte coletivo que deveria passar por um pente-fino do Ministério Público.

João Augusto Moliani, professor universitário

Quebra de contrato

Absurda e infeliz a decisão puramente eleitoreira de rescindir o contrato dos radares em Curitiba. Quem tem um pouquinho de embasamento jurídico sabe que essa decisão trará sérios prejuízos ao povo de nossa cidade, pois só com equipamentos serão gastos R$ 70 milhões, fora a mão de obra para operá-los. Além, é lógico, da multa por rescisão antecipada. As coisas não se resolvem com arroubos infantis ou tudo não passou de jogo de cena. Existem inúmeras atitudes a serem tomadas antes de se romper em definitivo um contrato em vigor.

Luiz Fernando Pereira Simões

Educação

Acredito que o que se pode fazer pela escola é mudar a forma como o conhecimento é transmitido, deixando-o mais aplicável à realidade e ao dia a dia do estudante, que logo vai encontrar um mercado de trabalho competitivo e que não tolera muito bem quem possui apenas conhecimento teórico. A prática faz a diferença. Quanto aos pais, estes devem estar mais presentes, acompanhar mais de perto e se interessar pelo que os filhos têm visto no colégio.

Luiz Augusto Tomczack

Preço do álcool

O Brasil tem a tecnologia e o ambiente para o desenvolvimento de um combustível alternativo, mas esbarra no desmando e na corrupção. Assim como em diversos setores, o que vale mesmo é aquele "jeitinho brasileiro" de levar vantagem para beneficiar uns poucos em detrimento da população. Essa mesma população tem parte da culpa por votar em determinados políticos.

Valter Sagava

Times do interior

É muito triste para nós que gostamos de futebol e amamos o nosso estado ver a realidade dos times do interior. Precisamos fortalecer e incentivar as torcidas do interior também e formar times fortes, ou vamos ter sempre a realidade decepcionante de ver os paranaenses torcendo para times de fora, sem nenhuma identidade com nosso estado. A iniciativa da RPC TV nesse sentido tem sido muito positiva. Valeria conseguir transformar isso em apoio da sociedade, patrocínios e gestões responsáveis.

Mauricio Bendixen da Silva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]