• Carregando...

Aécio Neves foi pego com a boca na botija. Com ele perdoado, abre-se a porteira para a manada de senadores e de todos os políticos em vias de punição saírem ilesos. A absolvição de Aécio pelo Senado é a gota d’água para desacreditarmos de vez dos atuais senadores.

Humberto Schuwartz Soares

Delação de Funaro

O doleiro (preso) Lúcio Funaro, que funcionou por alguns anos como pombo-correio junto a dirigentes das estatais e empresários, administrando e repassando propina, como ele próprio confirmou às autoridades, conseguiu sua homologação de delação premiada, nas condições de ressarcir R$ 45 milhões aos cofres públicos e passar dois anos preso em regime fechado. Porém, as consequências desta delação não se encerram com a pena de Funaro. Isso porque, se esse doleiro realmente apresentou provas robustas ao Ministério Público Federal das denúncias que fez, como constam nos vídeos recém-divulgados, mais difícil ficará a defesa dos membros da cúpula do PMDB, como os citados Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha, e – principalmente – o presidente Michel Temer! Não por outra razão esses denunciados desejam que o STF revogue sua decisão de prisão após condenação em segunda instância. Estamos de olho!

Paulo Panossian

Leis trabalhistas

O princípio básico da relação trabalhista deve ser a livre negociação entre as partes. Salvo algumas raras exceções, o empregador oferece uma remuneração pelo desempenho de uma atividade, e o trabalhador escolhe aceitar ou não. Caso o trabalhador precise de uma renda urgentemente, pode aceitar um emprego com uma remuneração não tão boa e continuar procurando ou se qualificando para oportunidades melhores.

Alex Fox

Justiça do Trabalho 1

Juízes do Trabalho criticaram a reforma trabalhista e disseram que não irão aplicar a nova legislação. Os juízes que não aplicam a lei, a qual são obrigados a seguir, estão obviamente prevaricando. Sendo assim, que sejam mandados para o olho da rua; ou então, que ao menos sejam punidos com a aposentadoria compulsória. Mas o correto é que fossem exonerados sem direito a nada, por justa causa, como pode ocorrer com qualquer outro trabalhador do país.

Gabriel Felipe Moretti

Justiça do Trabalho 2

O custo para manter o sistema judiciário trabalhista é de R$ 9 bilhões por ano – maior até que a soma do valor das causas pagas. A nova lei vai diminuir o sistema e aumentar a produtividade e os empregos. Mas o que querem é manter a “máquina”. Os direitos continuam. O que pode acabar é o protecionismo!

Maria Alice de Araújo Lopes

“Afromatemática” 1

Uma universidade federal incluiu no curso de licenciatura em Matemática o ensino obrigatório de afroetnomatemática: o estudo de contribuições africanas e afrodescendentes à matemática. A estupidez humana realmente não tem limites! Desde quando qualquer contribuição séria à ciência pode ter alguma conotação racial? Caso um nativo de Tuvalu possa acrescentar algo à física, por exemplo, isso teria um valor maior ou menor do que a contribuição de um americano?

Dagoberto Goltz

“Afromatemática” 2

Dizer que a matemática é exata já está fora de moda. Estudos mais recentes sobre conhecimento científico e linguagens trazem (inclusive nas leis de educação) a ideia de professores trabalharem a história dos seus pesquisadores. Sabemos que certas culturas deram riquíssimas contribuições às ciências, mas são esquecidas nas aulas de Ciências e História. Então, por que não trabalhá-las e fugir um pouco da visão do senso comum de que os cientistas são todos brancos? Um exemplo de que o conhecimento não é neutro: Plutônio e Tório são só elementos químicos, mas com um deles é inviável fazer armas nucleares. Qual deles recebeu mais atenção para pesquisa? A forma de selecionar conteúdos escolares também não é neutra.

Maria Akai

Ideologia de gênero

Não sou contra pessoas, mas contra ideias equivocadas. Até hoje, todas as pesquisas científicas mostraram que meninas e meninos têm comportamentos característicos do próprio gênero, que não são iguais. Esse mesmo tipo de pesquisa já foi feito com primatas machos e fêmeas, e observaram comportamentos diferentes. Então, quem acha que o comportamento infantil é fruto de construção social é mentiroso!

Gustavo Vicentini

Segurança pública

Muito se falou em instalar câmeras nas viaturas de polícia, principalmente nas viaturas da Polícia Militar do Estado do Paraná. Porém, entra governo e sai governo, até agora não temos um governador que honre a palavra e que de fato implante este necessário serviço de monitoramento nas viaturas públicas que realizam abordagens, capturas e perseguições nas ruas de Curitiba. Na maioria dessas ações de perseguição, mesmo havendo dezenas de policiais e viaturas atrás de meliantes, sempre que um suspeito é abatido, a polícia diz ter havido “troca de tiros”. A sociedade quer segurança pública, mas dentro da lei. E está mais que na hora de a Secretaria de Segurança Pública e do governo do estado equiparem as viaturas das polícias com esses instrumentos que passam à sociedade um mínimo de transparência e exatidão nas operações. Os criminosos deveriam, sim, ser capturados, presos e encaminhados à Justiça. Segurança pública faz-se dentro da lei; ninguém está acima dela!

Célio Borba

Mobilidade

Os carros movem-se na cidade grande em fluxo descontínuo. Basta acontecer uma batida que este fluxo é interrompido. Na verdade, construir viadutos e túneis não vai acabar com os engarrafamentos. O que pode impedir o mau trânsito é uma educação para um trânsito solidário: todos unidos para a paz no trânsito. Os gargalos estão nas batidas e no grande número de veículos. Boa mobilidade faz-se ao evitar sair com uma única pessoa no carro e os demais assentos vazios. Também temos de melhorar o transporte coletivo e o metrô. Se não for assim, teremos eternos engarrafamentos e dificuldade de chegar ao destino.

Paulo Roberto Girão Lessa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]