• Carregando...

É ridículo que os aviões de carga saiam de Curitiba com meia carga somente porque a pista não comporta aviões de grande porte. Temos de levar todas as mercadorias para São Paulo para completarmos a carga que está sendo exportada ou enviada a outro estado. Onde estão a Fiep, os sindicatos, nossos políticos, deputados estaduais e federais, senadores, o governador? Precisamos pensar no futuro e o futuro é agora, pois vão investir R$ 70 milhões na ampliação do aeroporto para a Copa e não fará a terceira pista. Povo do Paraná, vamos acordar e nos movimentar.

Juarez Fontam

Esgoto

É um absurdo a prefeitura não tomar as providências necessárias contra os infratores que jogam o que não devem nos esgotos (Gazeta, 26/11). No verão o centro cheira mal. Simplesmente é horrível andar pela região tomada pelo mau cheiro. Está na hora de limpar as galerias com produtos apropriados. O número de ratos e insetos está grande demais.

Ivete Fagundes

IPI reduzido

Com a desculpa de que os carros flex com motores até 1.0 e os caminhões zero quilômetro são menos poluentes – o que é verdade – o IPI desses veículos vai ficar em 5% ou 0%. Já que o Planalto se preocupa tanto com poluição, por que não manda a Petrobras melhorar a qualidade da gasolina e do altamente poluente óleo diesel que produz? A desculpa de que os motores dos caminhões têm de ser iguais aos europeus é ridícula. Afinal, lá os combustíveis poluem muito menos.

Mário A. Dente

Chá de sumiço

Os parlamentares, deputados, governadores e o presidente deveriam tomar mesmo é vergonha na cara. Como é que eles vão controlar servidores fantasmas se eles próprios o são, batem ponto e somem (Gazeta, 26/11). Ninguém sabe, ninguém viu, e o povo pagando seus impostos em dia.

Ilsa Richter

Agricultura

O Brasil tem cinco ministérios para cuidar da sua agropecuária e nenhum plano, nenhuma estratégia comercial ou de qualquer outra natureza. Ministério do Meio Ambiente, pois este setor é indissociável da agropecuária, Ministério da Agricultura, agronegócio, do Desenvolvimento Agrário, dos sem-terra, o da Floresta e o da Pesca, sem trocadilhos, para nada. Esse último consegue realizar a proeza de permitir que o Brasil, com seus 16% de toda a água doce do mundo, importe mais peixes que exporte, US$ 400 milhões de déficit na balança comercial, só neste ano de 2009. O fato gerador de impostos no Brasil é a inoperância, fruto da incompetência associada à corrupção.

José Faraco, agricultor

Operação Juçara

Esperamos que esta investigação sobre pessoas envolvidas em crime ambiental no litoral que eram também funcionários da Assembleia Legislativa não termine em pizza e que os culpados por crime ambiental sejam punidos (Gazeta, 26/11). E, se houver parlamentar envolvido, que sejam cassados seus direitos políticos, porque as autoridades públicas têm de dar exemplo.

Elizeu Ribeiro

Eleições

Considerando que no Brasil os governantes governam visando às próximas eleições, é natural que candidatos apoiados pelo governo participem e transformem as inaugurações em verdadeiros palanques eleitorais. Entretanto, a exposição tem seus riscos, vitrine boa é a que vende antes que acabe a moda. Na politica brasileira tudo é muito rápido, o angu costuma queimar antes de cozinhar.

João Arnaldo Hobmeir

Meio ambiente

Estão acabando com o planeta. Os sinais estão evidentes. Se não revertermos essa situação, com controle de natalidade, com preservação e replantio de árvores e vegetações, estaremos fadados a enfrentar o maior cataclismo anunciado. Infelizmente a ganância nos levará para o fim, inclusive os ministros. A não ser que eles já tenham construído uma arca para guardar seus valiosos dólares.

Celso Androneze

CPI

Como cidadão discordo frontalmente das declarações do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná sobre os efeitos questionáveis de uma CPI. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito é uma demonstração clara da democracia, de que a lei existe e é aplicável a todos, inclusive a detentores de cargos eletivos e seus auxiliares, seja em que esfera for. Cabe ao povo brasileiro valorizar seu voto cobrando e sondando suas ações em relação ao Poder Executivo.

Sérgio Andrekowicz,União da Vitória – PR

Mata Atlântica

Parabéns ao ministro Carlos Minc pela luta pela preservação da Amazônia e da Mata Atlântica (Gazeta, 26/11). Seu idealismo e determinação vai salvar o que resta da nossa mata.

Antonio Luiz de Biagi

Eleições em Honduras 1

O Brasil não deve reconhecer as eleições em Honduras. Caso isso ocorra, será um estímulo para que outros golpistas da América Latina repitam a mazela de Honduras. Aqui mesmo no Brasil ainda não estamos totalmente a salvo de um golpe militar, pois a oposição aqui é composta só por caciques, e a nossa economia está nas mãos de uma meia dúzia de feudais que por sinal são amigos íntimos desses mesmos políticos.

Dazil Camargo

Eleição em Honduras 2

Em nome da paz e da tranquilidade para o povo hondurenho, o Brasil deveria reconhecer as eleições. Esse Zelaya é um abusado, como seus asseclas, a saber o diabólico Chávez, seu seguidor Lula e todos os pseudogovernantes desta nossa atrasada América do Sul.

Alceu Alves

Lei antifumo

Inicialmente não compreendi como um projeto que gerou tanto debate e repercussão, que passou pela CCJ, para depois ir para apreciação dos deputados, como aconteceu com a lei antifumo estadual, possa conter um erro tão amador no seu texto, como a proibição da venda de cigarros para menores de 16 anos, sendo que o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a venda para menores de 18 anos. Pelo jeito os deputados não leem o que estão votando. Isso é confirmado pela reportagem (Gazeta, 26/11) que flagrou que os deputados batem o ponto e somem do plenário, chegando a ter apenas quatro deputados na sessão no dia 25/11/09, sendo que elegemos 54. E os outros 50? A resposta está aí. Um erro leva ao outro.

Osvaldo Tchaikovski Junior, enfermeiro

Infanticídio indígena

Parabenizo a Gazeta do Povo por veicular uma matéria sobre o infanticídio que ainda ocorre em tribos indígenas (23/11). Não podemos, como cidadãos brasileiros, nos omitir diante dessa situação real em pleno século 21. O homem evoluiu em tecnologia e pesquisa científica, mas ainda não evoluiu em qualidade e defesa da vida. A cada dia, a vida é mais banalizada. Parabéns à Gazeta do Povo por defender a vida acima de tudo.

Everaldo Borges

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]