• Carregando...

Conforme a Gazeta do Povo noticiou na quarta-feira, pela incompetência política de todos os governantes do Paraná, o Aeroporto Afonso Pena, que há 10 anos espera reformas e ampliações decentes, mais uma vez ficou de fora. Foi pobremente contemplado pela Infraero na distribuição de verbas para reformas para a Copa de 2014, como se fosse um terminal de terceira categoria, como se não estivesse em uma grande região metropolitana. O terminal paranaense ficou com a esmola, dada para remendar o aeroporto, de valor ridículo frente às outras cidades. Onde estão os políticos que defendem o estado junto ao governo federal? Ineptos, ineficientes que ficam parados no tempo sem ver as necessidades mais urgentes ao estado.

Dionisio Francisco Grabowski

Lei antifumo 1

Os fumantes sabem quanto custa um paciente com um enfisema pulmonar ou câncer de pulmão para a área de saúde? Acho que não, pois até denominam como droga lícita sabendo que o vício do cigarro deixa pessoas com odor nada agradável além, é claro, de fazer outros vizinhos, parentes e amigos suportarem tal desconforto. Se queremos saúde e exemplo para outros países como símbolo de saúde e do prazer de ter uma cidade livre da nicotina vamos dar apoio a essa ideia. Assim nossos hospitais terão mais leitos vagos para outras emergências que não sejam provenientes de alguém com vício de tabagismo.

Zainara Eliane Pereira, vendedora

Lei antifumo 2

Impressionante! Por causa da pressa em se mostrar preocupados com a saúde do cidadão, quando se trata de legislar em causa própria, nem revisão de texto é feita. Outra coisa impressionante! Se o fumante deixou de ganhar mais de R$ 1 milhão durante a vida com o vício do cigarro, por que os não fumantes continuam pobres (Gazeta, 25/11)?

Marcos Antônio Padilha Calonga

Operação Juçara

A propósito da Operação Juçara, em que foram presos assessores do presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus, e da prefeita de Guaratuba Evani Justus, quero parafrasear o deputado em matéria da Gazeta do Povo (26/11): "Eu não fiquei nada surpresa com mais esse episódio político no Paraná". E, "se eles agiram com correção ao pedir demissão para poder se defender sem causar constrangimento à Assembleia", sugiro que o deputado faça o mesmo, demita-se, exonere-se, para evitar novos constrangimentos ao povo do Paraná. O irreverente "trio político da alegria" que presenciamos na Guaratubanda no carnaval 2009 já anunciava o que poderia vir por aí.

Araci Asinelli da Luz

Congresso

Mais uma vez se comprova que os políticos lutam para se eleger apenas para benefício próprio. O povo que passe fome, que viva mal, sem o pão de cada dia, sem escola para seus filhos, sem atendimento à saúde, sem segurança. O que eles querem mesmo é encher seus bolsos e de seus parentes. Será que o senhor Temer ou o senhor Sarney já pararam alguma vez para pensar como vive um operário com um salário mínimo? É lógico que não! Esses e outros insaciáveis só se importam com eles, pleiteando e exigindo "seus direitos", ignorando completa­­mente milhões de brasileiros como se fossem senhores feudais.

Darcy Machiavelli

Metrô x trem

Parabéns ao jornal Gazeta do Povo pela publicação do oportuno artigo do articulista Léo de Almeida Neves, "Trem-bala não é prioridade" (21/11). Mais uma opinião abalizada do nobre acadêmico, que leva os leitores do jornal a uma reflexão sobre a conveniência ou não do caríssimo trem-bala. Como diz o ex-deputado, outras obras são mais prementes, principalmente aquelas que atendam mais de perto as necessidades dos grandes centros urbanos, como o metrô, por exemplo. Mas, se depender do atual governo, é quase certo que continuaremos com o projeto megalomaníaco, projeto que consumirá provavelmente três vezes mais dinheiro do que o projetado. Tomara que estejamos errados, para o bem do Brasil.

José Rodrigues da Silva

Visita de Ahmadinejad

A visita indesejada do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no Brasil, por sorte, durou menos de um dia. Aqui ele não conseguiu falar nem para os estudantes em uma universidade. Pelos grandes protestos, passou como um cometa. Nosso governo o tratou como se nada soubesse, apesar de ele negar o Holocausto e de dizer que Israel deve ser varrido do mapa.

José Pedro Naisser

PT

Aos poucos os grandes personagens que participaram do grande embuste que enxovalha a história política brasileira, o "mensalão", voltam a ocupar lugares de destaque na direção do Partido dos Trabalhadores, que um dia havia assumido o compromisso de mudar, afastando os trambiqueiros de seu quadro, mostrando que o papel e o discurso aceitam tudo e que, na prática, interessa tão somente os fins, sem importar os meios. Para quem se assumia como arauto da ética e compromissos, o partido do presidente confirma a ideia que só se interessa pelo poder, para que seja mantida a política do loteamento. Sejam, pois, bem-vindos mensaleiros. Os bons filhos à casa retornam. O PT precisa de vocês.

Luiz Nusbaum

Eleições em Honduras

Claro que o Brasil deve reconhecer as eleições em Honduras. As eleições já estavam marcadas antes da tentativa de golpe do Sr. Zelaya e da irregular tomada da Presidência pelo Sr. Micheletti. Se os eleitores comparecerem, o Brasil deve respeitar a decisão eleitoral, seja a favor de quem for a maioria dos votos.

Orlando Pilati

* * * * *

Fórum

Você acha que o STF quis se eximir da responsabilidade pela extradição de Cesare Battisti?

Caso Battisti 1

Adianto que o STF ter de gastar o seu tempo com esse criminoso italiano Battisti é ridículo! Agora é o Lula quem vai ter de decidir! Uma verdadeira palhaçada e perda de tempo, com uma pessoa que já deveria estar presa na Itália e entender-se com a justiça daquele país. Deve haver outros interesses por trás de tudo isso, pois não é possível que um assunto desse tome tanto espaço na mídia e do governo federal. Ou será que agora o Brasil está virando um porto seguro para assassinos e delinquentes? O que é que nós temos a ver com os problemas da justiça italiana.

Paulo Hilario, advogado e escritor

Caso Battisti 2

Acredito que o presidente Lula não tem o que pensar. É extradição de imediato. Ou será que ele quer criar um problema diplomático maior ainda, já que existe um tratado de extradição entre Brasil e Itália? Não há o que discutir.

Athos Portugal Faria

Caso Battisti 3

Depois de o STF anunciar sua decisão no caso Battisti, deixando a extradição ou não nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegamos à conclusão que, naquela Suprema Corte, não temos juízes, e sim prestadores de exames ou diligências que servem para elaborar laudo ou parecer: os peritos judiciais. Assim fica difícil acreditar que o Brasil de hoje precise do STF.

Leônidas Marques

Caso Battisti 4

Battisti tem um valor desproporcional para Lula, Tarso Genro e o PT. Que serviço terá Battisti prestado a eles, que faça com que valha tanto reconhecimento, causar cizânia entre os ministros do STF, até mesmo colocar o Brasil em situação constrangedora perante à União Europeia caso Lula se recuse a extraditá-lo? Eu só quero entender.

Mara Montezuma Assaf

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]