• Carregando...

Li a reportagem "Tecnologia avança em busca da precisão" (Caminhos do Campo, 5/5) e concordo plenamente com o importador de tratores Irajá Rodrigues: acho que os tratores não precisam de sofisticação, mas sim de funcionalidade e que sejam econômicos. O mesmo deve acontecer com as colheitadeiras. O pequeno agricultor está ficando à margem das modernas tecnologias, pois são muito sofisticadas.

Roni Antônio Garcia da Silva

Fale conosco 1

Já enviei e-mail para políticos com sugestões e críticas (Gazeta, 10/5) e sempre fui muito bem tratado. Inclusive em alguns fiz sugestões para a formulação de leis. O último foi para o presidente do Senado, sobre mudanças no Código Penal.

João Maria Filho

Fale conosco 2

Já mandei e-mail para vários vereadores de Curitiba perguntando por que temo um dos os estacionamentos de veículos mais caros do Brasil e porque uma marca domina 90% dos pontos de estacionamento. Seria um oligopólio? A dúvida continua, pois nunca tive resposta dos vereadores.

Milton Moreira

Fale conosco 3

Já enviei um e-mail para o governador Roberto Requião e recebi rapidamente a resposta, dentro dos princípios que a boa educação exige. Por outro lado, quando enviei e-mail para um deputado estadual de Santa Catarina com o intuito de colaborar com ideias para uma lei que ele queria apresentar na Assembleia Legislativa, não houve manifestação por parte dele. Os espaços de "Fale conosco" nem sempre correspondem às expectativas dos usuários, mesmo em outros setores, como bancos, por exemplo.

Valdemiro de Carvalho Filho

Fale conosco 4

De 2003 para cá enviei cerca de 20 e-mails para o deputado estadual Francisco Buhrer, que "representa" a minha querida cidade de São José dos Pinhais. Nunca recebi uma resposta. Quando se acessa a página do deputado no site da Assembleia Legislativa ou ela está desatualizada ou "em construção". É um descaso total com o cidadão paranaense.

Acir João Cardozo, São José dos Pinhais – PR

Exército

Quando se fala sobre "a participação das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem" (Gazeta, 10/5), muitos esquecem que o Brasil possui uma das mais extensas áreas de fronteira do mundo, onde imperam o tráfico de drogas e armas, facilitado pela grande extensão territorial, pelas grandes massas de água dos rios e pela grande cobertura vegetal. A segurançaa pública vai além da repressão aos crimes internos, pois fronteira significa "segurança institucional", e necessita de fiscalização mais severa.

Walney H. R. Facina

Paraguai

Não consigo entender por qual razão o Brasil ainda insiste em manter relações com um país como o Paraguai. Por quê? Fechem essa ponte da "Amizade" e deixem que os guaranis vivam do lado de lá. Assim acabaria o roubo de carros e caminhões (Gazeta, 10/5) e diminuiria o tráfico de drogas que tanto dano traz aos brasileiros.

João Joarez Barão

Política externa 1

Com certeza, acho que a potítica externa de Lula tem ajudado a imagem externa do Brasil (Gazeta, 10/5). Quem não elogiaria o Papai Noel da América do Sul, que só faz concessões, principalmente aos ¨hermanos¨, colocando sempre o Brasil em condição de submissão? Só para lembrar, cito a invasão do exército de Evo Morales às instalações da Petrobras, num verdadeiro ato de guerra. Sobre o episódio, Lula disse que Morales tinha razão. E, agora, no caso de Itaipu, Lula quer presentear o Paraguai com alguns bilhões.

Antonio Claret Rocker

Política externa 2

A atenção dada pelos governos à política externa atinge seu patamar mais elevado nos dias de hoje. Isso porque não há como discutir políticas internas sem levar em conta a externa. O presidente Lula, assim como todo o seu gabinete, vem fazendo uma política externa primorosa, com maior participação e poder de decisão em fóruns internacionais, nos quais antes não passávamos de plateia. Naturalmente o nosso país goza de um destaque geopolítico, mas agora somos mais atuantes e mais influentes.

Frederico Fernando Esteche

Transporte 1

Esquecida por pelo menos 40 anos como uma via urbana, desde a concepção do plano diretor de 1966 (isso pelos técnicos locais, pois no plano Wilhelm era notada), a antiga BR (116 ou 476), agora recebe finalmente uma linha de ônibus "expressos". Espero que com a licitação do transporte público os serviços sejam melhores que os atuais e que, se possível, se estabeleça a integração temporal além da física. Espero ainda que nossas calçadas melhorem bastante, pois são lamentavelmente um calcanhar de Aquiles do sistema.

Roberto Ghidini

Transporte 2

Realmente a obra da Linha Verde ficou muito bonita. Mas a mudança no trajeto de alguns ônibus dificutou muito para quem depende todos os dias do transporte público para ir trabalhar. Eu, que pego o Wenceslau Braz no Posto de Saúde Parolin, fiquei sem opção.

Andriza Carvalho B. da Silva

Opinião pública 1

Tenho muito medo da opinião pública. Foi com uma consulta à opinião pública que a Alemanha – já sob o domínio de Hitler – anexou a Áustria. A opinião pública quis assim. Também foi a opinião pública, juntamente com a força da imprensa destrambelhada que causou a tragédia da Escola de Base, em São Paulo, hoje um caso de estudos em cursos de Jornalismo e de leis. Não, a opinião pública não é a voz de Deus. Às vezes, muitas, muitas vezes, pode ser bem o contrário. O que não quer dizer que eu esteja de acordo com o deputado que para ele se "lixa" ou com suas "deputâncias". Longe disso.

Zélia Mafalda de Oliveira

Opinião pública 2

Incrível! O deputado federal ingrato, Sérgio Moraes, resolveu fazer uma jogo de braço com seus pares: como qualquer criança tinhosa, depois da besteira dita (afirmando que não está nem aí para a opinião pública), agora diz que não abdica da relatoria do processo de ética cujo voto adiantou. Na verdade, se tivesse um pouco de dignidade pessoal e respeitasse os votos que recebeu, ele renunciaria ao mandato. Afinal, revelou que absolutamente não tem, até pelo atrevimento demonstrado, mais condições de permanecer na casa dos deputados federais.

Pedro Luís de Campos Vergueiro

Letra de médico 1

Sinto-me extremamente inconformado quanto ao comentário do profissional de Londrina que disse que "os pacientes do SUS não sabem ler e não merecem letra legível". Eu também atuo em uma repartição de saúde onde se fazem prescrições médicas. Quando encontramos letras ilegíveis, a execução de certas prescrições coloca em risco de morte o ser humano, geralmente confiante de que o tratamento indicado será eficaz. Aos usuários do SUS, digo: que Deus tenha misericórdia de nós!

Eder Roney Muzza da Cruz

Letra de médico 2

Todas o valor das multas aplicadas pela Vigilância Sanitária de Londrina aplicadas aos médicos que passaram receita com letra ilegível deveria ser repassado às pessoas que sofreram abusos. Eles precisam voltar à escola para fazer caligrafia e aprender a escrever para terceiros e para eles mesmos.

Valdir Reis

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR - Fax (041) 3321-5129

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]