• Carregando...

Mídias Sociais

Alagamentos

"É justissima a cobrança em cima do governo por mais investimentos e tal, porém, não sejamos hipócritas: todas as vezes que a prefeitura vai fazer a limpeza de rios e bueiros, é surpreendente a quantidade de lixo que é retirado desses lugares."

Nilton de Oliveira Pinto, via Facebook, sobre os alagamentos em várias cidades do Paraná.

Subsídio

"Ou seja, lucro máximo para as empresas, que ainda contam com o subsídio dos cofres públicos, e um serviço sem um mínimo de qualidade."

Maria Prinz, via Facebook, sobre o subsídio ao transporte coletivo.

Táxis

"Aquilo é uma máfia. O aeroporto é para acesso de todos, e não pode ser só de exclusividade deles! Eles já têm uma baita cidade (SJP) que dominam!"

Cristiano Oliveira, via Facebook, sobre os táxis que atuam no Aeroporto Afonso Pena.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

A prefeitura de Curitiba e o governo estadual têm culpa nas recorrentes inundações que todo ano nos afligem, mas o que dizer da parcela de culpa que cabe às próprias vítimas? Quem mora nas regiões inundadas é talvez o maior responsável. Basta ver a quantidade de lixo que vai desde pequenos sacos até móveis que são largados às margens dos rios.

Fred Branco

Alagamentos 2

É muito importante a união de todos os paranaenses neste momento tão triste causado pelas enchentes. Também temos de refletir sobre o destino de todos os impostos que são arrecadados. Dinheiro existe para a prevenção, os impostos no Brasil são altíssimos, mas falta planejamento e honestidade dos políticos. Este ano é um ano de eleições, mesmo assim não enxergo uma luz no fim do túnel. É preciso uma mudança drástica no meio político.

Carlos Buffa Neto

Participação

Críticas atribuem à Política Nacional de Participação Social tendências "bolivarianas". Não, senhores do nosso Legislativo, se sua inércia e a defesa permanente de seus interesses corporativos em vez dos do povo não existisse, talvez a população não precisasse disso. Ninguém se iluda: nosso modelo atual de democracia está esgotado, o povo está exaurido.

Ricardo Ranieri Seixas

Greves

Até quando haverá conflito entre o salário recebido e o dever de priorizar a vida dos cidadãos? Greves e manifestações são maneiras de demonstrar insatisfação e são necessárias para que haja mudanças, mas é inaceitável que interfiram em aspectos importantes como a saúde. É incabível que a situação continue assim, providências têm de ser tomadas. Contudo, esse assunto não ganha holofote, pois a Copa está chegando.

Ana Beatriz Souto Perry

Protecionismo

Sobre dar preferência a produtos de gráficas nacionais, o governo não deveria priorizar produto algum nacional. Deveria, isso sim, "forçar a barra", eliminar burocracia e cortar impostos para que a indústria nacional se desenvolva plenamente. Essa coisa de reserva de mercado é coisa de 1964 e lembra o que aconteceu com os computadores. Até hoje corremos atrás da máquina, como se diz na gíria.

Celestino Gonçalves Filho

Papa Francisco

Não há como negar: o papa Francisco é muito carismático e objetivo, e conquistou os líderes de Israel e da Palestina. Há menos de um mês ele esteve na Terra Santa, quando convidou-os para um encontro no Vaticano, e aí está: os dois foram mesmo (Gazeta, 9/6). Parece o começo de uma paz que poderá ser arbitrada por esse nosso hermano argentino. Torçamos para isso.

Hermes Carlos Bollmann

Expedição Paraná

Gostaria de que nessas 11 regiões que serão percorridas pela Expedição Paraná (Gazeta, 8/6) fosse observado o que existe de políticas públicas em defesa da pessoa idosa. O Paraná tem um dos maiores índices de envelhecimento da população. É necessário que haja políticas de proteção ao idoso.

Urandy Ribeiro do Val

Subsídio 1

Sobre o gasto de R$ 4,5 milhões ao mês em subsídio ao transporte coletivo (Gazeta, 9/6), isso acontece quando fazem política com o preço da passagem em vez de tratar o transporte coletivo com a seriedade necessária. O mesmo ocorre com todas as empresas estatais que são usadas para fazer política e acomodar apadrinhados.

Ademir Luiz Maccarini

Subsídio 2

Cederam aos arroubos chantagistas do movimento Passe Livre e do governo federal segurando o aumento das passagens. Em vez de cobrar de quem usa o sistema, dividiram a conta com toda a população. Claro, como não existe almoço e nem passagem grátis, alguém tem de pagar a conta. Sempre. Agora começa a choradeira. Aumentem essa passagem e parem de queimar dinheiro público para agradar a movimentos sociais.

Fernando A. Lopes

Táxis

Qualquer carro preto é agora abordado por taxistas de radinho que chamam a Guarda Municipal no Aeroporto Afonso Pena (Gazeta, 7/6). Criou-se um ambiente fanático e tenso, muito prejudicial ao turismo. Os taxistas dominaram toda a área de estacionamento e, se um carro para para um passageiro descer, é multado. O aeroporto é internacional, não é área municipal. Quem viaja pelo mundo sabe que transporte executivo existe no mundo inteiro.

Lotar Kaestner

Lei da Palmada

Foi preciso acontecer uma tragédia de repercussão nacional para a Lei da Palmada ser aprovada depois de quatro anos de discussão. Mas esse ponto de multa de 20 salários mínimos para profissionais da saúde que não denunciarem alguma violência que presenciarem é questionável. É absurdo obrigar alguém a dedurar uma pessoa por uma atitude ilícita. Cabe às autoridades fiscalizar a aplicação da lei e punir os infratores, e não quem presenciou.

Renata Protta

Música

Meu sincero aplauso ao Caderno G pelo grande espaço que tem dedicado à música de concerto nesse que é considerado hoje um dos grandes cadernos culturais do jornalismo brasileiro. Matérias como a sobre Richard Strauss (Gazeta, 7/6) só engrandecem o jornalismo paranaense e confirmam o papel de Curitiba como uma cidade cosmopolita, plenamente envolvida com o mundo.

Paulo José da Costa

Copa do Mundo 1

Estive próximo do CT do Caju e vi o esquema de segurança organizado para a comitiva da Espanha, com polícia na rua abordando veículos, parando gente que passava. Esse trabalho deveria ser feito sempre e não de vez em quando para garantir a integridade de um pequeno grupo. O Brasil parece que gosta de atender bem os estrangeiros enquanto o povo brasileiro sofre com o abandono por parte do governo.

Marcelo Parchen de Christan

Copa do Mundo 2

Lamentável o decreto municipal sobre os dias de jogos da Copa adotado pela administração de Curitiba. Para os jogos realizados na capital, o expediente será das 8 às 12 horas, mas nos jogos da seleção o expediente será normal. Isso quer dizer que os funcionários públicos municipais não irão assistir aos jogos do Brasil?

Artur Soares de Oliveira Júnior

Protestos

Sobre a matéria "Clamor das ruas com meia resposta" (Gazeta, 9/6), acredito que o Congresso deva ser totalmente substituído. Só assim haveria alguma mudança real, pois o que se percebe é que eles não têm e nunca terão interesse nas melhorias de que o povo realmente necessita e que espera de seus representantes! Vergonhoso isso!

Adriano A. de Souza

Rodoferroviária

Fiquei pasmo com a reforma que fizeram no prédio da Rodoferroviária. Apesar do transtorno e dos gastos, a impressão que dá é que foi feita apenas uma maquiagem no terminal. Um ponto de desembarque com uma cobertura "bonitinha, mas ordinária" que só recebe nove ou dez ônibus. O tumulto de passageiros passou das plataformas para a área próxima aos táxis. Se Curitiba tivesse uns 600 mil habitantes, a atual rodoviária daria conta do recado.

Roberto Monteiro

Palácio Iguaçu

Sobre a abertura do Palácio Iguaçu para visitação (Gazeta, 7/6), independentemente de quem está governando, não se trata de um prédio qualquer. O Palácio Iguaçu pode ser grande, mas está longe de ser luxuoso. Pelo contrário, a decoração é austera.

Omer Yazbek

Linha Verde

A Linha Verde foi mal planejada e mal executada. É a coisa mais grotesca do mundo fazer via rápida com semáforos. E o viaduto estaiado é horrível em todos os sentidos. É o retrato vergonhoso de um trabalho mal feito e mal planejado. O negócio tem duas faixas de cada lado?

Jonas Everton

Procon

Li na Coluna do Leitor uma crítica aos serviços do Procon (Gazeta, 9/6). Mas por duas vezes recorri ao órgão e fui muito bem atendida, tendo as minhas solicitações prontamente resolvidas.

Marilena Leisner

Presidenciáveis

A presidente Dilma já prometeu uma vez e não cumpriu, está prometendo de novo e certamente não irá fazer. Os outros dois candidatos, Aécio Neves e Eduardo Campos (Gazeta, 9/6), pelos discursos e por serem políticos, vão pela mesma linha. Eu quero ver algum deles registrar suas promessas em cartório, mesmo porque promessas registradas pelas câmeras de tevê não servem como cobrança.

Claudemir Ritter de Maria

Lula

Os cidadãos pensantes gostariam de entender o porquê de Lula fazer duras críticas à política econômica de Dilma e advertir a presidente de que deve combater urgentemente a inflação, se foi ele quem fez com que ela fosse promovida ao cargo de presidente, apresentando-a como a mais preparada de todos os candidatos na época, a mãe do PAC. Vai ser difícil convencer a galera de que ele está isento da responsabilidade pelo péssimo desempenho de sua orientanda.

Leila E. Leitão, São Paulo – SP

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]