• Carregando...

Fico indignado ao ler matérias como "Enchentes acirram desavenças entre grupos políticos do estado" (Gazeta, 13/6). Em vez de se agredir politicamente, deveriam apresentar projetos para amenizar as catástrofes geradas pelas intempéries. A culpa não é da chuva, pois ela sempre existiu. As enchentes são consequência da falta de estrutura, do assoreamento causado pelo lixo jogado nos rios, canalizações sem programas de limpeza. O estado e o município deveriam manter programas e equipes exclusivas para evitar essas tragédias que assolam a população menos favorecida.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Copa do Mundo 1

Vamos falar a verdade: foi muita fraca a abertura da Copa do Mundo. Gastaram tanto nos estádios e economizaram na abertura. O que deve ter sido caro foi contratar a coreógrafa da Bélgica para fazer uma aberturazinha que não corresponde ao Brasil. Mas a maior falha foi da coordenação brasileira da Copa, que, com toda a nossa tradição no futebol, não teve a sensibilidade de contratar coreógrafos brasileiros que estariam bem mais capacitados para fazer a cerimônia.

Eduardo Costa, apresentador

Copa do Mundo 2

Pela primeira vez um presidente do país que sedia a Copa do Mundo não consegue discursar na abertura do evento. Nossa presidente provou o remédio amargo das vaias recebidas dos que estavam dentro da Arena Corinthians, junto com o presidente da Fifa, Joseph Blatter. As vaias vieram das pessoas que puderam comprar seus ingressos e que se solidarizavam com os que ficaram de fora, bem próximos dali, nas favelas no entorno do estádio.

José Pedro Naisser

Copa do Mundo 3

Foi um fracasso indescritível a tal abertura da Copa do Mundo. Sem comentar muito, pois quase tudo foi decepcionante, me reservo o direito de apontar a afronta feita aos pinheiros (árvores de inconteste majestade), representados na ocasião pela feitura de uns galhos, com pernas de pau. Não serve nunca como exemplo de árvore nativa de abrangência nacional. Tem gente que saiu crente de que pinheiro era aquilo andando manquitola, no meio do estádio, sem saber o porquê!

Benedicto Bueno

STF

Diante da nota de repúdio expedida pela OAB acerca da expulsão do advogado Luiz Fernando Pacheco do plenário do STF, o que me preocupa é que não se viu a mesma atuação imediata da OAB quanto ao criminoso Decreto 8.243/2014, aquele que afronta cabalmente princípios basilares da Constituição Federal. Ora, se a "inviolabilidade" mencionada na nota serve para ressaltar o papel do advogado como guardião dos direitos e garantias, mormente constitucionais, contra o abuso do poder estatal, parece que os chefes do Poder Executivo e do Poder Judiciário estão sendo tratados, no mínimo, de maneira desigual pela OAB.

Fernando Henrique Zanoni

Joaquim Barbosa

Conclamo o ministro Joaquim Barbosa a não se aposentar, pelo menos até o término do seu mandato, exercido de forma justa e correta como é necessário. Fique, ministro! Enfrente os covardes, os tíbios, os mornos. E também lute para que o limite máximo para permanecer no serviço público seja elevado para 75 anos, evitando-se injustas aposentadorias compulsórias de magistrados e funcionários públicos, ainda aptos para o trabalho, fazendo com que o erário seja onerado com desnecessárias contratações.

José Wanderlei Resende, desembargador aposentado

CPI da Petrobras 1

A atitude de Marco Maia na CPI da Petrobras (Gazeta, 13/6) permite entender por que o ensino de qualidade é sabotado pelos nossos políticos: caso ele soubesse que a maioria de seus eleitores são pessoas letradas, capazes de ler e interpretar um jornal, jamais teria tido a desfaçatez de esconder descaradamente Graça Foster da oposição. Mas a maioria do seu eleitorado provavelmente nunca saberá o que ele protagonizou contra o Brasil.

Marcus Fadel

CPI da Petrobras 2

O principal motivo para o esvaziamento da CPI da Petrobras é o pouco interesse dos ditos representantes do povo em apurar as irregularidades que a mídia, a Polícia Federal e o Ministério Público estão investigando. Diversão e entretenimento jamais poderiam justificar a falta desses senhores com seus deveres para com a nação. O compromisso deles é com a verdade, a honestidade, a integridade e não com festas, sejam elas quais sejam. Novamente esses senhores envergonham o cargo que usam e o povo brasileiro.

Geraldo Buss

Violência

Quantas pessoas ainda serão assaltadas para que resolvam colocar policiamento no entorno do Colégio Estadual do Paraná (Gazeta, 13/6)? Eu também estudo no CEP e sei que é complicado sair de casa sem saber se vai voltar com seu material, tênis, celular ou até mesmo se vai voltar. Do jeito como estão as coisas em Curitiba, logo vai ser mais seguro ficar em casa fazendo cursos on-line. Pois sair de casa para estudar e depois da aula ser assaltado desanima qualquer um.

Andrei Ricardo Ribeiro da Silva

Táxis

O transporte executivo existe em todos os aeroportos do mundo, mas uma máfia sindical quer proibi-lo no aeroporto de Curitiba. Sim, o aeroporto, embora localizado no município de São José dos Pinhais, é de Curitiba e é de jurisdição federal. Sou usuário de transporte executivo e, por causa de uma blitz no mínimo ilegal do ponto de vista constitucional, perdi uma importante reunião. A escolha do meio de transporte faz parte do meu direito de ir e vir garantido pela Constituição Federal. Adicionalmente, qual o preparo dos motoristas de táxi de São José? Fui insultado certa feita em que paguei o transporte com voucher de uma cooperativa, pois o motorista queria o pagamento em espécie.

Samuel Goldenberg

Brasil 1

Lúcido o artigo "Insistir no Brasil ou desistir dele?" (Gazeta, 13/6), mas excessivamente otimista. Adotei essas premissas filosóficas desde muito jovem, acreditando que a realidade exterior é construção e reflexo de nosso mundo interior, e que não fazia muito sentido procurar outro lugar para viver. Hoje acredito que estive certo nas premissas e errado na conclusão. Não consigo esperar mais nada do Brasil num futuro próximo.

Nelson R. Bilobran

Brasil 2

Muito interessante o texto de José Pio Martins sobre desistir ou não do Brasil. Tenho dois filhos no exterior que não querem saber de voltar. Quem vive a experiência de outras nações "evoluídas", por mais que ame seu país de origem acaba por priorizar a qualidade de vida e supera outros valores como patriotismo e família. Concordo quando ele diz que "chance não é certeza" como conclusão de seu raciocínio.

Fred Branco

Autoritarismo

Reconheço que finalmente Carlos Ramalhete escreveu um ótimo artigo, "Copa do arbítrio" (Gazeta, 12/6). Faz tempo que venho dizendo que estamos cada vez mais retrocedendo para um Estado autoritário. Somente não posso concordar que isso começou no governo PT, na verdade começou desde que a Emenda Dante de Oliveira foi arquivada junto com as Diretas Já. Sarney, Collor, FHC apenas mantiveram o autoritarismo. O PT, bem, infelizmente segue na mesma trilha.

Maurício Antunes Ariede

Lei Seca

Não sou contra a Lei Seca, mas contra a arrecadação absurda para os cofres públicos. Quando pegam um motorista bêbedo que se envolveu em um acidente, que ele seja responsabilizado. Mas a pessoa de bem e de família que bebe aquela cerveja no fim do expediente ou no churrasco de fim de semana também é criminalizada como se fossem todos irresponsáveis. Não temos cadeia nem para marginais de altíssima periculosidade, vamos colocar pai, mãe e filhos de família nesse ambiente? Pura demagogia essa tal de Lei Seca.

Jones Canarines

Metrô

Tenho 33 anos e desde criança vejo projetos do metrô. Vou me aposentar e isso não sairá do papel. Tecnologia existe e metrô não é novidade; mesmo assim, se o projeto sair, terá inúmeros imprevistos, acidentes, "jeitinhos" e atrasos. Só acredito se chamarem gente de fora para construir.

Ricardo Gabriel

Lei da Palmada

Gostaria de sugerir que a Lei da Palmada fosse alterada. Em vez de proibir a palmada educativa, que se institua uma "palmada política". Cada político corrupto poderia levar umas palmadas no meio da praça para ver se apreende a respeitar o dinheiro público e deixa de criar leis específicas em benefício próprio.

Raul Gelbecke, administrador

Crime organizado

Sobre a matéria "'Firma' do PCC tem até RH no Paraná" (Gazeta, 11/6), os órgãos de inteligência, formados por profissionais com formação específica na matéria, se limitam apenas a fornecer conhecimentos a quem tem o poder de tomar decisões. Suas atividades são sempre discretas e seguem rigoroso controle doutrinário. Sem desmerecer o potencial dessas facções, parece estar havendo mais uma quebra de braço entre as instituições de segurança.

Harry Carlos Herbert

Propaganda

O sistema de tempo que os candidatos têm nos programas eleitorais obrigatórios para se exibir nas tevês precisa ser modificado com urgência. Vemos notícias de que os que estão no poder fazem concessões aos partidos maiores para conseguir o apoio e mais tempo. Acredito que os três principais candidatos à Presidência da República, nesta eleição e nas futuras, deveriam ter o mesmo tempo de exibição. Assim seria mais justo.

Mário A. Dente, São Paulo – SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]