• Carregando...

Mídias Sociais

Investigação

"Sem palavras de tanta vergonha! Do que adianta a polícia fazer a parte dela se a Justiça solta depois?"

Lázaro Rosa, via Facebook, sobre a anulação da operação policial que prendeu o ex-coordenador do TC.

Economia

"Fazem o povo se endividar, mas nada de baixar os preços, controlar a inflação. Depois vão ter de vender as peças do carro para comprar comida."

Mariza Ferreira, via Facebook, sobre o editorial "Mais do mesmo" (Gazeta, 22/8).

Bicicletas

"Fala-se tanto em deixar o carro em casa, mas como, se não temos onde guardar as bicicletas? E isso não é só no Centro, nos bairros também é difícil."

Isabela Niering de Borba, via Facebook, sobre a falta de estacionamentos para bicicletas.

Poty

"Parabéns! Agora queremos que o Estado preserve e cuide, providencie uma equipe que realmente goste de artes. Só assim os painéis ficarão para a eternidade."

Cleusa Leme Sozzi, via Facebook, sobre o tombamento dos painéis de Poty Lazzarotto como patrimônio cultural.

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Os pesticidas ou agrotóxicos também são grandes ameaças à nossa saúde, pois os alimentos, especialmente hortaliças e frutas, geralmente consumidos in natura, estão sujeitos a uma carga enorme de contaminantes. O uso inadequado de agrotóxicos pode ocasionar sérios problemas ao consumidor. As últimas análises realizadas pela Anvisa mostraram que 29% dos alimentos monitorados apresentaram algum tipo de contaminação, seja pelo uso de produtos não registrados, ou mesmo pela não observância do período entre a última aplicação e a colheita.

Iniberto Hamerschmidt, engenheiro agrônomo

Investigação 1

Nossa legislação é uma das melhores; no entanto, os furos são encontrados aos montes. Advogados apelam para mil recursos a fim de livrar condenados. Conforme o noticiário, as provas de irregularidades no Tribunal de Contas são irrefutáveis; no entanto, foram conseguidas sem a devida autorização da Justiça (Gazeta, 22/8). Ora, se fica provado o crime, não há motivo para refutar as acusações.

Luiz Fanchin Jr.

Investigação 2

O Tribunal de Contas do Estado faz uma licitação para a construção de um anexo. Despreza o valor da menor proposta apresentada, por julgar o valor baixo demais, aprova uma proposta com valor superior, e o coordenador do TC é preso em flagrante, juntamente com o corruptor, ao receber propina de R$ 200 mil. Depois surgem mais suspeitos. E agora o Tribunal de Justiça anula o processo por falta de fundamentação legal? Eu, um cidadão comum, tenho dificuldade para entender como isso é possível.

Ariel J. Ressetti, economista e administrador

Eduardo Campos

Muito justas as homenagens a Eduardo Campos. Sem dúvida, a morte prematura causou comoção no Brasil. Apenas causa-me estranheza a quantidade de elogios advindos dos seus notórios adversários políticos. Se realmente acreditavam em todas as qualidades alardeadas após a morte, por que não citá-las enquanto vivo, para assim não parecer puro oportunismo eleitoral? Ou, em outras palavras, por que político brasileiro torna-se herói e possuidor de qualidades intermináveis apenas depois de morto?

Luiz Fernando Mazzarotto

STF

Deveríamos reforçar a indicação do juiz Sergio Moro ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela sua competência, em primeiro lugar, e também pela sua coragem, mostrando que a sociedade paranaense e brasileira deseja que o substituto de Joaquim Barbosa seja competente e corajoso, à altura do substituído.

Jair Nisio, engenheiro agrônomo

Secretarias

O governador está anunciando que vai, se reeleito, diminuir o número de secretarias de seu governo. Não explicou se a Secretaria Especial do Cerimonial e Relações Internacionais está na relação das que serão fechadas. Se estiver, como ficará a situação do senhor Ezequias Moreira, protagonista do escândalo que ficou conhecido como "sogra fantasma"? Vai ser despedido ou vai ser nomeado para outra função que lhe garanta foro especial?

Otoniel Santos Neto

Intolerância

Nós, ocidentais, ainda somos acusados por setores da nossa esquerda de sermos intolerantes com essas culturas que ainda vivem na barbárie. Ou seja, temos de ser tolerantes com quem não nos tolera. Pérolas do multiculturalismo. Gostaria de ver esses marxistas que vão às ruas defender os bárbaros que querem acabar com a civilização ocidental judaico-cristã fixarem residência naqueles países. Será que lá, com a liberdade de expressão que teriam, poderiam protestar livremente?

Aldo Medeiros

Drones

Sobre Curitiba definir regras para os drones (Gazeta, 17/8), muitas entidades fazem uso de drones, mas não há uma lei. Quando não existe proibição legal (lei), isso significa que o particular pode fazer o que desejar. Ao Estado somente é permitido aquilo que a lei faculta; já ao particular é permitido tudo o que a lei não proíba. Não existindo lei sobre o assunto, é permitido ao particular agir medido apenas por seu senso de coerência, nada mais. Assim, não há nada de ilegal no voo desses aparelhos.

Eduardo Cardoso, advogado

Reforma ortográfica

A ideia não é de todo ruim. Por que complicar se podemos simplificar? Se um estrangeiro quer aprender português, certamente vai perguntar o porquê de termos "ss", "ch", "sc" e outros. Por que não facilitar de uma vez? Alguns vão argumentar que sempre foi assim. E eu respondo com uma pergunta: por que não simplificar? Não é porque uma coisa sempre foi de um jeito que não podemos torná-la melhor ou modificá-la para tentar melhorar.

Daniel Kovalechucki

Cartão-transporte

Querem obrigar a população a ter o tal cartão-transporte, mas sabem o que vão conseguir? Vão diminuir ainda mais o número de usuários do transporte público, vão empurrar a população para os carros e o trânsito vai ficar cada vez mais caótico! Da mesma forma, a dupla função dos motoristas do micro-ônibus foi resolvida de uma forma esdrúxula; em vez de colocarem cobradores nos ônibus, o mais fácil foi expulsar deles quem paga em dinheiro.

Denival Jeter Guimarães

Cobradores

Em 2001 fui convidado a dar palestra sobre os rumos que a automação industrial daria aos empregos. Na ocasião, minha tese era de que o uso intensivo de processos automáticos apenas deslocaria a mão de obra para outras atividades mais nobres, visto que muitas das funções eram exercidas em ambiente desfavorável à saúde do trabalhador. Portanto, o Sindimoc (Gazeta, 18/8) erra ao falar em desemprego de cobradores. Deveria capacitar esses trabalhadores a exercer outra função em melhores condições.

Afonso Celso Frega Beraldi

Ônibus

Já presenciei em diversas ocasiões motoristas de ônibus ultrapassando a velocidade permitida para que pudessem cumprir o horário. E, muitas vezes, quando o motorista faz isso, os passageiros, tanto os que estão sentados quanto os que estão em pé, são lançados para a frente; muitos caem e se machucam. Os motoristas deveriam ter uma tolerância de tempo maior para se dirigir de um ponto a outro, para que com isso não haja situações como essa.

Bianca Zilli

Trânsito

Sobre a matéria "Crianças fazem blitz pedindo uso de cinto de segurança" (Gazeta, 20/8), é de se aplaudir a atitude dessas crianças. Contudo, é necessário que programas como esses (mas de maior porte, é claro) sejam implantados nas grandes cidades. Ando há 17 anos para lá e para cá nas ruas movimentadas de Curitiba e São Paulo, e não lembro de ter passado por uma fiscalização sobre o uso do cinto de segurança.

Beatriz Barbosa Moura

Carceragens

Infelizmente, o problema da superlotação nas carceragens (Gazeta, 21/8) se arrasta há mais de 20 anos, sem investimentos em novos presídios e qualidade no sistema prisional, que na realidade hoje é apenas um depósito de gente. O problema deve ser enfrentado em todo o país, mas, no momento, só dá para fazer mais presídios para colocar os presos.

Mauro Pedro Ribeiro de Castro

Imprensa

O PT é cheio de militantes que se infiltram em fóruns, redes sociais etc. com comentários desmoralizando a imprensa, principalmente a que tem alinhamento contrário a eles. Normalmente são comentários muito emocionais, vazios, sem dado algum. A quem acha legal não ter imprensa plural, sugiro dar um pulinho na Venezuela para ver a maravilha que é. Lá, o projeto bolivariano já está bem mais avançado que aqui.

Renan Baggio

Propaganda eleitoral

O horário político no rádio e na tevê é mais um incentivo ao convencimento de que partidos e políticos são eternamente as duas classes mais desacreditadas do país. A propaganda é um monólogo que tenta se sustentar na filosofia do "minta, minta, minta como se nunca tivesse mentido".

Laudi Vedana, Pato Branco – PR

Propostas

Ninguém fala sobre planos de governo que alimentarão o povo, em projetos para tirar o mau cheiro que exala pelos esgotos em praças como a Rui Barbosa, e que causa mal-estar se estamos acompanhados de pessoas que visitam nossa cidade. Ninguém fala de asfalto nas ruas dos bairros ou se há planos para aposentados e professores.

Maria Stephan

Judiciário

O problema não é só o salário dos juízes, mas as mordomias e benefícios que a maioria da população não detém, como motorista, vale-saúde, vale-alimentação, auxílio-moradia. Em contrapartida, essa população que já está desmoralizada é escrachada pelo nosso sistema judiciário, por decisões que levam anos e muitas vezes são dúbias, sempre voltadas aos interesses de quem pode mais, e não, como diz a Constituição, de que todos são iguais perante a lei!

Carlos Henrique de Oliveira

Água

A falta de água nos grandes centros urbanos mostra o descaso e o abandono com os rios em nosso país, de como todos somos irresponsáveis para com a natureza e tratamos o mundo como uma lata de lixo, esquecendo que fazemos parte dele.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]