• Carregando...

Mídias Sociais

Pedágio

"Fala sério! Mentiram para mim quando diziam que o dinheiro dos impostos era pra cuidar das cidades e das estradas?"

Toninho Santos, via Facebook, sobre as novas praças de pedágio no Paraná.

Drogas

"O caminho é esse, sem opressão, mas é uma tarefa árdua, que exige muita vontade e dedicação. Parabéns às pessoas que estão engajadas nessa tarefa."

André Camargo, via Facebook, sobre a iniciativa para acabar com as "minicracolândias" de Curitiba.

Gandulas

"Para muitos, ser gandula é uma diversão; deviam perguntar para eles, que são os maiores interessados!"

Marlise Plötz, via Facebook, sobre a a posição do Ministério Público do Trabalho contra a participação de gandulas mirins na Copa.

Petit-pavé

"Detesto essas calçadas! Lindas para turista ver do alto do ônibus turismo, mas caminhe por essas coisinhas lindas para ver."

Cristina Esteves Schuster, via Facebook, sobre o curso que ensina a trabalhar com o petit-pavé (Gazeta, 2/4).

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

O deputado André Vargas, vice-presidente da Câmara Federal, um político experiente, não sabe que não fica bem receber certas "gentilezas" de empresários, pois, além de ser antiético e amoral, o "troco" pode sair bem caro? Será que não conhece a célebre expressão cunhada por Milton Friedman, de que "não existe almoço grátis"? Ou será que sabe tão-somente afrontar o ministro Joaquim Barbosa?

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Belmiro 1

Tive a oportunidade de conviver com Belmiro quando ele exerceu, pela segunda vez, o cargo de secretário de Estado do Planejamento, entre 1983 e 1984. O mundo político e acadêmico sofre uma grande baixa, mas as lições de Belmiro – ainda que mantida a tristeza da sua ausência física – não passarão.

Wagner Rocha D'Angelis, advogado e professor universitário

Belmiro 2

Nas recentes homenagens e citações alusivas ao falecimento de Belmiro Valverde Jobim Castor, em raras oportunidades foi citada sua passagem pela diretoria do Banco Bamerindus. Foi um dirigente exemplar, tendo respondido por grande parte da expansão do banco no exterior e outros feitos significativos, como a implantação da reengenharia de processamento dos serviços nas agências, numa concepção avançada e modelar.

Marco Aurélio Silveira, empresário e ex-diretor executivo do Banco Bamerindus

Belmiro 3

Que dia mais triste, que aperto no coração, que perda lamentável! Com a morte de Belmiro Valverde, como ficarão os nossos domingos sem suas visitas especiais, sem suas análises inteligentes, sua clareza, seu humor? Vai-se um homem de grande caráter que destacava, como poucos, as mazelas de nosso país. Dificilmente haverá alguém para substituí-lo.

Demiane Cruz Benetti

Vandalismo

Sobre os estudantes que arrastaram o busto do ex-reitor Flávio Suplicy de Lacerda (Gazeta, 2/3), eles reprisam 68 para ganhar as manchetes, mas com toda certeza não sabem o que Flávio Suplicy de Lacerda representou para a UFPR, que só existe em decorrência de sua luta pessoal e mobilização que encetou com a comunidade acadêmica e a classe política. Seria de muita valia se esses vândalos, movidos por seu radicalismo irracional, estudassem um pouco e discernissem entre a figura do reitor notável e o ministro que integrou o governo da quartelada de 1964.

Fausto Pereira de Lacerda Filho

Ditadura

Sobre a crônica de Paulo Briguet "Comunistas de 64" (Gazeta, 31/3), os comunistas de 64 não venceram naquela ocasião; no entanto, estão tomando conta do poder. Só que na verdade não são esquerdistas, são oportunistas. As lutas pelo ideal jamais existiram; a luta real é pelo poder e pelo dinheiro. Veja o enriquecimento da maioria daqueles que se diziam ser de esquerda. Os idealistas de verdade debandaram todos.

Luiz Fanchin Jr.

Democracia

O vocábulo "democrático", para o governo petista, já é somente uma alcunha, um apelido, e não sua característica republicana. Em termos de democracia, a república petista mais se assemelha aos nossos vizinhos governos bolivarianos, ou à nossa antiga conhecida República Velha, em que os votos eram manipulados pelos antigos coronéis, votos esses muito bem guardados em seus currais eleitorais. A República Velha, segundo dizem os antigos, era um regime desonesto com homens honestos; hoje temos um regime honesto nas mãos de gente desonesta.

Nereu J. Mello de Souza

Voto dos analfabetos

Não acredito que uma pessoa analfabeta seja incapaz de escolher numa eleição seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo, mas acredito que o analfabetismo pode diminuir a capacidade de uma melhor escolha. O voto deveria ser facultativo e nunca obrigatório, pois assim votariam apenas os mais preocupados com a melhoria do país, sejam alfabetizados ou não. Voto é um direito.

Cicero Lachowski

Autismo

Precisamos aprender a conviver e a valorizar pessoas que têm características diferentes do que se convencionou chamar de "normalidade". Em primeiro lugar, deveremos ser capazes de olhar com naturalidade para pessoas que tenham algum traço diferente ou apresentem um comportamento um pouco fora do habitual. Quanto maiores forem as oportunidades de socialização e quanto menos manifestações de estranheza acontecerem, melhores serão as possibilidades de integração do autista. A maior demonstração de carinho que se pode dar é tratar o autista com naturalidade.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Petit-pavé

Essas calçadas de petit-pavé são verdadeiras obras de arte, originalmente feitas dos lastros dos navios portugueses. São obras que deveriam ser preservadas, mas a cultura, ou a falta dela, está fazendo com que essas calçadas se acabem. Sorte a dos que se lembram das vastas calçadas no Centro de Curitiba que hoje foram substituídas por blocos de concreto sem nenhuma beleza e ainda muito mal feitos.

Edson Lincoln Florscuk

Arena

No último sábado tentei voltar para casa, perto da Praça do Japão, e me deparei com um enorme congestionamento. Imaginei que a causa fosse o jogo teste na Arena da Baixada. Chegaram a pedir para a sogra de um amigo, uma senhora de mais de 80 anos, o comprovante de endereço. Patético. Isso deveria ser divulgado através de todas as mídias para que as pessoas evitassem passar pelo local ou nem saíssem de casa.

Thadeu Castello Branco e Silva

Impostos

Seria de bom alvitre a sociedade paranaense e brasileira ser informada sobre a isenção de impostos para todas as atividades promovidas pela Fifa. As pessoas comuns pagam seus impostos rigorosamente, mas a Fifa, que é muito pobre, não pode pagar, pois, afinal de contas, vive de prejuízos. Mas a minha indignação maior é com a falta de esclarecimento sobre um assunto tão importante e fundamental.

Luís Fernando Filippetto

Alimentação

Sobre a matéria "Você é o que come" (Gazeta, 29/3), hoje sabemos que a obesidade é acarretada quase sempre por doenças crônicas como hipertensão, diabete e por estilos de vida não saudáveis. A obesidade se tornou tão comum que muitos não a veem como ela realmente é – uma doença.

Gabriela Benassi, Ponta Grossa – PR

Cotas

Não existe nada tão racista quanto as cotas que estão sendo dadas em função da cor da pele, seja nas universidades, nos concursos públicos etc. Não se mede a capacidade das pessoas pela cor da pele, mas pelo esforço de cada um em aprender. Sou plenamente favorável às cotas sociais, ou seja, que sejam reservadas vagas nas universidades para pessoas que cursaram escolas públicas; essas, sim, são justas, e não as cotas raciais que servem apenas para alimentar o racismo.

Elcio João Koleski

Polícia Federal

Estive na Polícia Federal de Curitiba para retirar os passaportes de meus filhos. Levei meu passaporte e de minha esposa, porque tinha dúvida se os chips funcionavam. Fui muito bem atendido e só saí de lá após o delegado ter ligado para os aeroportos de Curitiba, Guarulhos e Brasília para obter informações precisas a respeito dos chips. Parabéns a esse delegado que cumpriu com méritos sua função de ajudar um cidadão.

Marcelo Ferreira da Rosa

Tribunais de Contas

Com as atuais regras dos Tribunais de Contas, pessoas capazes e de boa formação estão deixando de se envolver e fazer parte do Poder Executivo e filiar-se a partidos políticos para zelar pelo maior patrimônio que é a honra, e dedicar o seu tempo para a família e seus negócios.

Irineu Zandoná

Gastos dos deputados

Os deputados triplicaram os gastos com divulgação do mandato (Gazeta, 31/3) e neste ano a maioria dos parlamentares estaduais deverá tentar a reeleição. O que podemos comentar sobre isso? Não há vagas para a saúde, a educação está do jeito que está, o salário mínimo é de R$ 720 e os deputados gastam dinheiro que não é deles.

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Petrobras 1

Se um habitante do planeta Marte estiver lendo as notícias do Brasil sobre a compra, pela Petrobras, de uma refinaria sucateada no Texas, o que ele iria pensar? Que o povo brasileiro é muito ignorante ou muito ingênuo. Mas é claro que não somos o que parecemos ser. Qualquer pessoa minimamente esclarecida percebe que a compra foi fraudulenta.

Geraldo Lucio Kroeff

Petrobras 2

Com toda essa polêmica envolvendo a Petrobras, há uma entidade que está quietinha, que nada falou até agora: a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ela é responsável pela proteção do mercado aberto e dos acionistas, que neste caso de Pasadena tomaram prejuízos.

João Weber, Campo Largo – PR

Petrobras 3

O caso Pasadena confirma o despreparo dos gestores públicos em cargos para os quais não estão preparados. O famoso "eu não sabia" retrata a incompetência torrencial que gerou prejuízo de bilhões em um negócio absurdo até para empresários medianamente ajuizados. Da mesma maneira, na ruína da infraestrutura brasileira, também há irresponsabilidade de quem deveria dar o bom exemplo de respeito aos recursos públicos.

Laudi Vedana, Pato Branco – PR

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]