• Carregando...

Na tarde de 20/3 dois homens munidos de motosserras, vindos em um trator, apresentaram-se como funcioários da prefeitura e cortaram duas árvores plantadas por minha mãe, hoje com 86 anos. Isso ocorreu diante da minha casa, na Rua Leopoldo Knaut Romanowski, Sítio Cercado. Não houve aviso prévio e me senti invadida em minha privacidade e violada em meus direitos, especialmente porque outras árvores da mesma rua, apesar de estarem arrebentando a calçada, foram poupadas. Como se fala tanto em preservação ambiental, quero saber qual a justificativa da prefeitura para essa ação. Já registrei o fato no telefone 156 da prefeitura (protocolo 1.859.711), mas não obtive explicações ainda.

Cleusa Lemes de Oliveira, Curitiba – PR

Parque Barigüi

Parabéns ao prefeito Beto Richa e a toda a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente pelo projeto Viva Barigüi, que prevê a revitalização de toda a bacia hidrográfica da região. Esta ação vai interromper o processo de morte do lago que agonizava diante dos olhares dos curitibanos, ameaçando a fauna que revitaliza nossas esperanças em cada caminhada matinal em um dos mais queridos cartões-postais de Curitiba.

Aristides Girardi, empresário, Curitiba – PR

Obras 1

A Avenida Marechal Floriano é a principal via de acesso ao centro para quem reside nos bairros Hauer, Boqueirão ou Carmo. Esta avenida não recebe recapeamento asfáltico há mais de 10 anos, está cheia de buracos e imperfeições em todo o percurso. Temos de fazer um abaixo-assinado para que possamos receber os benefícios de recapeamento e conservação ou o fato de pagarmos os impostos também nos dá chance de vermos obras na Avenida Marechal Floriano?

Wasfi Assad Sobrinho, executivo de vendas, Curitiba – PR

Obras 2

No dia 23/03 li uma resposta da prefeitura a um leitor indicando que a lentidão da reforma do viaduto na Av. Mal.Floriano sobre a BR-476 é para corrigir desplacamentos, corrosão e dilatação de juntas. Fiquei decepcionado. Considerava que a lentidão (para não dizer paralisação) das obras fosse conseqüência da minha mensagem, publicada em 30/1/07, onde alertei para a reduzida passagem para pedestres nesse viaduto. Como diz a prefeitura, a Marechal Floriano vai ser a maior avenida da cidade. Mas, pelo visto, apenas para uso de quem tem carro.

Sérgio Dalbeto, aposentado, Curitiba – PR

Obras 3

Tenho acompanhado as obras do binário no Jardim das Américas, pois trabalho próximo ao local. Lendo a Gazeta, me supreendo com as rigorosas críticas feitas por pessoas que serão beneficiadas após a conclusão da obra. A falta de respeito quanto às sinalizações (mão e contramão) provisórias tumultuam ainda mais o fluxo de veículos e pedestres, ocasionando acidentes que seriam facilmente evitáveis com boa educação. Alguém já viu obras sem transtorno? Os benefícios gerados serão muitos para todos os usuários: valorização dos imóveis, melhora dos fluxos, dentre outros.

Clovis Marconcin, Curitiba – PR

Aposentadoria

Acho pertinente que se fixe uma regra que seja permanente e de longo prazo para a aposentadoria de parlamentares. Para que não se perca muito tempo discutindo e polemizando, sugiro que adotem a regra usada pelo INSS. Se os deputados desejarem maior remuneração, que paguem com seus próprios recursos, sem "patrocínio" público.

Luiz Mário Lampert Marques, Curitiba – PR

Desperdício

"Cumprimento o governo federal pela nova sede da Polícia Federal no bairro Santa Cândida, em Curitiba. Mas gostaria de perguntar porque todas as luzes do prédio ficam acessas, dia e noite? Será mesmo necessário tamanho desperdício, sendo que o local ainda nem está funcionando efetivamente?"

Vânia Luciany de Camargo, Curitiba – PR

Trânsito 1

Na Av. Afonso Pena, entre as ruas Maria Ficinska e Victor Ferreira do Amaral, há grande movimento de pedestres. A avenida tornou-se acesso secundário à Victor Ferreira do Amaral para quem vem do Botânico em direção ao Tarumã, Bairro Alto, Pinhais, etc. Ocorre que praticamente não há calçadas e as que existem estão fora de padrão. Todo mundo anda pela rua, por sinal cheia de "tapa buracos". Gostaria de saber se há planos para melhoria da pavimentação e acionamento dos proprietários para regularizar as calçadas.

Paulo C. Przybyszeweski, aposentado, Curitiba – PR

Trânsito 2

Trafego diariamente pela Avenida Manoel Ribas e todos os dias, no horário do almoço, vejo os alunos de um colégio situado nas Mercês atravessarem correndo entre os carros, sem que haja qualquer pessoa para orientar a travessia. Espero que alguma providência seja tomada com urgência, antes que ocorra alguma tragédia. É preciso agir preventivamente e não buscar solucionar os problemas depois que eles já aconteceram.

Vivian Curial Baêta de Faria, engenheira civil, Curitiba – PR

* * * * *

246 correspondências foram recebidas pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas da semana

Trânsito 7Multa 5Ministros heróis 3

"Muitos (motoristas) têm se especializado na arte de não ver sinais de trânsito."

Julio Cesar Ruthes, Curitiba – PR

* * * * *

"Tenho notado que os radares (na BR-376) são instalados em trechos com limites de velocidade mal identificados."

Herbert Richert, engenheiro mecânico, Curitiba – PR

* * * * *

"...recebi meus proventos de professor de português. É desnecessário dizer que foram bem inferiores aos R$ 7 mil ou R$ 8 mil dos heróis do presidente."

Rafael Fonseca Lemos, advogado e professor, Curitiba – PR

* * * * *

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]