• Carregando...

Infelizmente, nosso litoral está abandonado há anos (Gazeta, 14/7)! Entra governo e sai governo, a situação continua a mesma. Vou para Shangri-lá desde 1993 e gosto muito de lá. Porém nos últimos anos a situação está ficando complicada. Na temporada o movimento é grande, com grande fluxo de pessoas e também grande número de policiais. Porém, fora de temporada, a praia fica praticamente deserta e os bandidos tomam conta. A droga está tomando conta de todo o litoral e infelizmente ninguém tem feito nada.

Luiz Fernando Franz

Assassinato no litoral 2

É uma tristeza essa tragédia que aconteceu com a professora de Psicologia Telma Fontoura. Fiz o curso de Psicologia com ela na PUC, turma de 1980. Moro em Campinas, SP, e apesar de não ter mais contato com ela, guardo no coração, através de fotos particulares, sua imagem e seu carinho. Repudio veementemente a violência em qualquer grau e com qualquer ser vivo, e espero que esse caso seja solucionado. Apresento meus pêsames à família.

Kelma Barboza de Albuquerque Prokesch

Projetos congelados

Em relação à matéria sobre os projetos de lei congelados (Gazeta, 13/7), acredito que a única solução seria a conscientização dos que compõem o parlamento. Eles foram eleitos para essas funções. Portanto é dever deles que mantenham esta delegação que lhes foi dada até o fim de seus mandatos, que cabe lembrar, apesar de estarem focados nas eleições para possível reeleição, ainda não acabou.

Daiany Santana

Cartórios irregulares 1

Verifique-se que, apesar de todas as artimanhas para se manterem nos cargos e os proventos milionários que obtêm, os cartorários não investem um tostão na modernização de suas serventias. Bastaria a Gazeta visitar algumas varas, por exemplo as de família, para averiguar a situação da serventia: processos jogados no chão, sujeira, falta de computadores, atendimento ao jurisdicionado e advogados de péssima qualidade etc. Prazos? O que é isso? O Brasil vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, mas vive, ainda, em termos de organização judicial na Idade Média.

Antônio Carlos Moreira, advogado

Cartórios irregulares 2

Cartório é coisa de quarto mundo, tudo neste país precisa de cartório e de banco. Paga-se uma fortuna para reconhecer uma firma, autenticar um documento etc. Outro absurdo, os cartórios não expõem as tabelas de preços, ou seja, você paga e não sabe se o valor está correto. Dizem que não são obrigados e em caso de reclamação mandam reclamar no Poder Judiciário. Se existe cartório fantasma, dá para imaginar o resto. O rabisco de um funcionário de cartório vale mais do que a minha palavra.

Luiz Dias

Dissidentes cubanos

Finalmente o primeiro grupo de presos de consciência de Cuba chegou a Madri para reiniciar suas vidas, sem abandonar a luta contra o regime que os oprimiu e encarcerou pelo único motivo de pregarem a liberdade. Sem dúvida, outros virão e poderão então cantar para todo o mundo livre os belos versos escritos por Violeta Parra: "Gracias a la vida que me ha dado tanto". A Zapata, Fariñas, às damas de branco, ao governo espanhol, à Igreja Católica e a tantos outros anônimos que participaram dessa vitória, felicitações. Aos que se esconderam atrás de mentiras, conchavos, indiferença, cinismo, adesismo, como Lula, García, Amorim, Chávez, repúdio.

Luiz Nusbaum, médico

Pesquisa escolar

Acredito que uma das melhores maneiras para o aluno aprender é estimular a pesquisa fora da sala de aula. A interação entre disciplinas do mesmo módulo deve ser incentivada pelos professores, objetivando o aprofundamento do aprendizado. Isso acarreta dentro das instituições uma maior integração entre o corpo docente para que se busque o resultado. Mas vejo que ainda falta para o nosso ensino a metodologia de pesquisa aplicada.

José Carlos Ferreira, professor

Código Florestal

O texto aprovado do Código Florestal não será capaz de garantir produtividade aliada à sustentabilidade. Na verdade é mais um estímulo ao desmatamento que está bem à vontade no país da impunidade. Aliás, quem viaja daqui de Curitiba até Foz do Iguaçu não consegue ver muitas matas, mas somente plantações. Fica bem explícito que nossos agricultores, em nome da produtividade e principalmente da lucratividade, não destinam, com raras exceções, áreas de mata para a formação dos corredores de alimentação e migração de animais que fazem parte da nossa fauna. Isso é lamentável.

Daniel Neumann

Agentes x motoristas

A palavra do agente de trânsito não deveria ter mais peso do que a do motorista (Gazeta, 11/7). Deve ser comprovada, para isso existem celulares corporativos com câmera. Fotografe e anexe ao fato. Aí será irrefutável. Até lá, pessoas que não têm formação suficiente para ter um julgamento ilibado de policial treinado em uma academia e acompanhado por seus superiores não podem ter fé pública.

Roberto Pesserl

Copel e a Copa 1

Impressionante como os governos e os grandes empresários tentam fazer o consumidor de bobo. Esse aumento de tarifa de 15% da conta da luz nada mais é do que fazer com que o consumidor pague a conta pela reforma de estádio de futebol, cuja denominação seria Arena Copel. Nem procuram se informar se o cidadão está querendo mesmo pagar essa conta. Creio que a Copel é uma empresa grande, altamente rentável e não precisaria usar desse artifício para justificar esse aumento que considero mais uma afronta ao consumidor.

Oton Nobre

Copel e a Copa 2

Os deputados paranaenses devem esquecer suas facções futebolísticas e defender os anseios do cidadão paranaense, que, com certeza, não estará de acordo com que governo e prefeitura garantam investimentos que serão feitos em estádios particulares. Se propuseram sediar a Copa, o façam com os próprios recursos. Como se não bastasse o escândalo na Assembleia, passaremos por mais uma vergonha.

Maria Araújo

Informação bloqueada

Limitar a internet seria a ditadura digital. Melhor o governo educar os leigos. Na China e em outros países o governo limita. Não gostaria de ver a internet com regras. Sou a favor da liberdade com responsabilidade.

Mário Fuzeto

Ideia-força 2014

Já que não temos questões étnicas ou políticas graves, creio que poderíamos nos concentrar em mostrar que o Brasil é, de fato, uma nação de vanguarda, do futuro, em outros aspectos que não apenas o empresarial, de commodities etc (Gazeta, Fernando Martins, 14/7). Podemos fazer, se sairmos dos discursos demagógicos e populistas, uma Copa do Mundo realmente "verde", que seja um marco para a sustentabilidade. Também dá para melhorar, mas acho pouco provável, a imagem do país lá fora quanto à corrupção, nos quesitos superfaturamento de obras, licitações etc. É só querer de verdade e deixar de lado essa conversa barata que nos enfiam goela abaixo todos os dias.

Tiago Moreira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]