• Carregando...

Pois é, terminou o carnaval e nossas praias continuam privadas, no sentido fétido do termo, combinando com as contas da estatal de saneamento e suas obras no litoral. Nossa segurança pública agora está nas mãos de um secretário sub judice. Nossas criancinhas vão poder assistir a programas oficiais em aparelhos que têm até USB, mas que são superfaturadas. A culpa toda é da Gazeta do Povo, que insiste em publicar a verdade dos fatos e não tem medo de cara feia.

Peter Amaro de Sousa, advogadoCuritiba – PR

Saudade 1

Recebemos a notícia de que uma estrela especial surgirá em nosso céu. O Brasil, o Paraná e os amigos do Hospital Pequeno Príncipe deixam de contar com uma grande parceira: a atriz paranaense Lala Schneider, que anteontem nos deixou, aos 80 anos. Lala foi uma incansável criadora e defensora da cultura paranaense. Em um de seus últimos trabalhos, Lala aliou seu talento artístico à causa da saúde infantil, justamente em prol das crianças do Hospital Pequeno Príncipe. Sua última aparição em público, em 14/2, foi para o relançamento do calendário "Heroínas" para o qual ela e mais outras 13 atrizes paranaenses posaram interpretando grandes personagens femininas da dramaturgia mundial. Lala posou como Clara, da peça "A Visita da Velha Senhora", de Friedrich Dürrenmatt. Ao ajudar nossos pequenos pacientes, nossa "heroína" deu prova de generosidade. Fica a saudade do talento e a certeza de que na atemporalidade da arte e do firmamento ela estará sempre conosco.

José Álvaro Carneiro, conselheiro da Associação Mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe, e Ety Cristina Forte Carneiro, diretora de Marketing e Relações Institucionais do Hospital Pequeno Príncipe.

Saudade 2

Tantas pessoas aparecem em nosso caminhos, mas lembro-me de uma muito especial, que gostava de ajudar a todos e de cumprir sua missão terrena. Era humilde, transparente e pacificador. Essa pessoa vivia na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica do Paraná. Eu o conheci em 1971, era uma figura pequena, que transitava entre os alunos porque gostava de estar perto para poder resolver os problemas de todos. Esse educador foi, nesta semana, chamado por Deus, que o agraciou com 92 anos. Era amado por todos. Essa pessoa era o Irmão Albano, de saudosa memória. Foi um privilégio conhecê-lo.

Joir Rael Lacerda Lopes, ex-alunoCuritiba – PR

Nível do mar

"Li que o nível do mar pode subir até 1,5 metro no Brasil. Ainda bem que acabei deixando de adquirir um imóvel na praia. Que serão dessas propriedades daqui a alguns anos?"

Álvaro AntunesCuritiba – PR

Jacaré

Os jacarés devem ser mantidos no Parque Barigüi. O que deve ser retirado do parque são os cachorros, principalmente os que são acompanhados dos donos. Eles são perigosos para as crianças, pois na maioria não usa focinheira ou coleira. Os donos não limpam a sujeira que os animais fazem no parque e a fiscalização também não autua ninguém.

Paulo MarcosCuritiba – PR

Supersalários

Tenho 16 anos e sou filha de juiz. Quando li a reportagem sobre os "supersalários" dos magistrados (1.º/3), fiquei abismada. Meu pai é juiz de Wenceslau Braz (PR), responde pelo cargo 24 horas, trabalha nos fins de semana, dá palestras em escolas à noite, implantou o projeto social "Justiça se aprende na escola", que atende 750 crianças e faz o programa na rádio "Justiça para Todos", em que tira dúvidas dos ouvintes. Já fomos ameaçados. Ele recebe, líquido, R$ 11 mil por mês. Para isso, fez faculdade, advogou por 14 anos e prestou o concurso para juiz, que é dificílimo. Ele recebe metade do que um agrônomo da região e menos do que um deputado, sem falar nos salários dos cargos por indicação política em empresas do governo. Será que os magistrados recebem um "supersalário"? Como filha que está sempre com o dinheiro contado, acho que não.

Nicole Alarcón SchiebelWenceslau Braz – PR

Vandalismo

"Quem passa pela Rua Conselheiro Laurindo, entre a Rua Engenheiros Rebouças e a Av. Silva Jardim, vê destruídas as árvores recém-plantadas à beira da calçada, uma após outra. Que motivo existiria para um ato tão brutal? Como pode alguém ser tão estúpido para não compreender a necessidade que temos de uma cidade bem arborizada?"

Arnaldo Moro FilhoCuritiba – PR

Reciclagem

Em prol do meio ambiente, separo restos de comida, cascas de frutas e de legumes para alimentar as galinhas. Sobra pouco lixo orgânico. O que lamento é que na região em que moro não temos a coleta do "lixo que não é lixo". Separo tudo direitinho, mas não resolve nada. Piraquara deveria implantar o sistema de separação e conscientizar a população.

Cássia Regina Bijega de SouzaPiraquara – PR

Identidade

O que pretendeu o governo do estado ao colocar a falsa assinatura de Evo Morales, o "brigante" presidente da Bolívia, no modelo de carteira de identidade, publicada em 28/2? Como é notório que o governador é fã de Hugo Chávez, seria Morales um novo ídolo? Acho é que foi uma infeliz idéia de quem preencheu o modelo, até porque o líder jamais poderia obter tal carteira, já que é boliviano.

Renan Maciel Brasil, advogadoCuritiba – PR

Prefeitura

Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa os leitores:

Ana Lúcia Kucek, que a prefeitura investiu, em dois anos, mais de R$ 290 mil em obras nos cemitérios municipais. No cemitério da Água Verde foram construídos 320 metros de calçadas e um novo alojamento para os funcionários. Para melhorar a segurança, alguns portões de acesso foram fechados e a Guarda Municipal passou a atuar 24 horas por dia no local. A secretaria informa, ainda, que os serviços de limpeza, como recolhimento de lixo e varrição, são feitos diariamente e que os serviços de roçada e reparos são feitos regularmente.

Alan Marcus Arndt, que as reclamações sobre problemas nas ciclovias devem ser registradas no serviço 156. É preciso que o leitor indique os trechos que precisam de reparos, para que a prefeitura possa enviar as equipes de manutenção;

José Araújo Silva, que a Secretaria Municipal do Urbanismo mantém uma ação fiscal referente à obra irregular do posto de combustíveis Rosário. Informa também que a placa com a denominação da Rua Edílton Trevisan está correta. Foi colocada quando a rua, antes Miguel Pitaki Júnior, mudou de nome, de acordo com a Portaria 103/2001. Miguel Pitaki Júnior agora é nome de uma praça da Rua Comendador Franco, no Guabirotuba.

Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

Eu e a Gazeta

Com grande alegria, externo a minha gratidão à Gazeta do Povo. Ontem foi um dos dias mais especiais da minha vida, assim como seria para qualquer trabalhador. Isso porque completei 30 anos de trabalho em meu primeiro e único emprego, na empresa Irmãos Thá, onde pude estudar, crescer e exercer a profissão de administradora de empresas. Encontrei esse trabalho nos Classificados da Gazeta do Povo, em fevereiro de 1977. Obrigado à Gazeta por fazer parte da minha vida, por ser um veículo de grande importância na vida das pessoas e por ter aberto meu caminho profissional. Nestes 30 anos, a Gazeta esteve sempre presente em minha mesa de trabalho.

Henriete Pantarolli, administradora de empresasCuritiba – PR

Religião

"Li matéria sobre religião no domingo e achei que faltou falar sobre o movimento hip hop gospel, que até programa de rádio já ganhou. Há grupos de Curitiba despontando no cenário nacional."

José Augusto Soavinski, economista e agente da Pastoral da SobriedadeCuritiba – PR

***

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]