• Carregando...

É comum passarem carros com a música em altíssimo volume e com os vidros fechados. Se veículos da polícia, dos bombeiros ou ambulâncias pedirem passagem, esses motoristas não atenderão devido ao enlevo. Ao cruzarem uma via férrea, ouvirão o apito da locomotiva? No trânsito, invadem outra pista, trafegam em velocidade incompatível e, se alguém buzinar para alertar, não escutam. Comparamos essa infração com a do uso do celular. O motorista fica alienado do que ocorre à sua volta. Alertem-se, pois, esses "distraídos", e estabeleçam-se multas para quem ouve música em volume exagerado. O volante exige 100% de atenção e constante para evitar acidentes. Muitas ocorrências podem ser evitadas com o bom senso de quem dirige.

Gabriel Kalinovski FilhoCuritiba, PR

Requião 1

Não sei se elegemos um imperador ou uma versão brasileira do Hugo Chávez. Como já diz o ditado popular: "O povo tem o governo que merece..." Que Deus nos abençoe, e especialmente os nosso ouvidos nos próximos anos.

Gustavo J. HabitzreuterCuritiba, PR

Requião 2

Lamentável, sob todos os aspectos, o destempero demonstrado pelo governador Roberto Requião em sua primeira entrevista. Visivelmente desequilibrado, não se conteve e atacou frontalmente os profissionais de comunicação presentes ao ato. Quero prestar minha solidariedade a todos os profissionais da RPC e repudiar a prepotência daquele que, pela natureza do seu cargo, deveria tratar os outros com civilidade. Requião foi reeleito por acidente, graças ao assistencialismo desbragado e demagógico. Entra no governo estadual amparado pelo batalhão de áulicos e pelos desinformados. É lastimável!

Georgs Rozenfelds, economistaCuritiba, PR

Mão única

Devido ao grande fluxo de veículos no início da manhã, na hora do almoço e no fim da tarde em frente de um colégio na Rua Paulo Martins, o sentido da rua é alterado nesses horários tornando-se uma via de mão única. Há sinalização, porém alguns moradores, pais e alunos da faculdade, que geralmente estão atrasados para o início das aulas, desrespeitam a sinalização, provocando congestionamento e até brigas (eu presenciei uma). Caso não haja uma conscientização dos motoristas, por que não tornar a rua de mão única permanentemente. Ficando, inclusive, mais seguro para os alunos!

Grasiele Santos, empresáriaCuritiba, PR

Crueldade

Em relação ao "animal" que torturou o cachorro, é sabido que os serial-killers (assassinos em série) começam suas "carreiras" torturando animais...

Armando Bittencourt Drummond ReisCuritiba, PR

Santinhos

Como cidadão que paga IPTU e taxa de limpeza urbana, gostaria de ver o TRE multar e cobrar do senhor Roberto Requião pela sujeira que seus partidários e colaboradores fizeram ao jogar o que sobrou de "santinhos" da sua candidatura pelas ruas de Curitiba. Emporcalharam tudo. Não há de se querer muito dessa sua turma, mas seria de se esperar pelo menos um gesto mais educado com o povo curitibano, que preza e muito pela limpeza da cidade. Para quem se elegeu prometendo que faria opção pelos mais pobres, teria sido muito mais nobre e proveitoso se tivesse doado o que sobrou aos catadores de papel.

Rubens Santos, empresárioCuritiba, PR

Mau cheiro

Os meus pais, moradores no Solitude, são idosos, e o meu pai tem problemas respiratórios. À tarde, não se consegue respirar por causa do mau cheiro de fossa que vem da estação de tratamento de esgoto da Sanepar. Quem é o responsável por tamanha falta de consideração com as pessoas que ali residem? Os moradores exigem resposta e providências. Acredito que nenhum eleitor, cidadão e contribuinte pode aceitar essas condições.

Noemi SantosCuritiba, PR

Custo-benefício

No capítulo IV – Dos municípios, artigo 29-A, inciso I – da Constituição da República Federativa do Brasil diz que em municípios com população de até 100 mil habitantes, o total das despesas do Poder Legislativo Municipal não poderá ultrapassar (no máximo, até) oito por cento relativo ao somatório da receita realizada no ano anterior. Portanto, a Constituição estabelece um teto máximo, mas deixa livre, a critério do município e suas necessidades, esse porcentual para o mínimo. Assim como no subsídio dos vereadores, artigo 29, inciso VI, alínea b, que também estabelece um teto máximo, para evitar abusos, mas deixa livre o mínimo. Pode ser 0%, sem subsídio ou salário.

Rogério PachecoAntonina, PR

Órfão de sorte

Que bênção seria se todos os órfãos, abandonados, excluídos, tivessem a sorte desse menino africano que foi adotado pela cantora Madonna. Por que razão, no meio de tantos abandonados pela sorte, um pequeno ser foi escolhido por uma alma abençoada para sair da miséria e ter a chance de um futuro? Isso é tudo que o ser humano precisa: a perspectiva da garantia do futuro. Os motivos que levaram a cantora a adotar o menino africano talvez nem ela saiba. Assim, como foi na África, poderia ser em qualquer outro país, mas o fato é que ela teve nesse momento a sua maior inspiração, a mais nobre e mais divina. Ao invés de ser criticada, deveria ser elogiada e servir como exemplo.

Dulcinea Soares da SilvaCuritiba, PR

Sem correspondência

Moro no Guarituba (Piraquara), há mais de dez anos, e sempre lutamos pelos nossos direitos. Neste bairro, não recebemos correspondência porque as placas com os nomes das ruas não foram colocadas. Entrei em contato com a agência dos Correios da região e recebi a informação de que há anos eles pediram para a prefeitura regularizar os nomes e números das ruas, mas não tiveram sucesso. Acho absurdo morar ao lado da capital e não conseguir receber uma correspondência.

Marlene Garozzi, vendedoraPiraquara, PR

Salário de parlamentares 1

Enquanto a população, as entidades de classe e a imprensa não "comprarem" a idéia do professor Oriovisto Guimarães de reduzir o Congresso, elaborar uma reforma política feita pela sociedade e não por "interessados na causa", iremos amargar esses "absurdos parlamentares". Política deveria ser ideal, portanto honesta, séria e decente. Entretanto, no Brasil política é profissão e, como tal, cada um procura acertar "o seu". Ética, honestidade, decência e preocupação com o povo é pauta de discurso de campanha.

Antônio Carlos Wanderley, aposentadoCuritiba, PR

Salário de parlamentares 2

Parlamentares de Brasília reivindicam reajuste de seus salários por estarem defasados há três anos. Acredito que não seja o momento para tal reivindicação. O mais interessante é que pretendem dobrar seus vencimentos de R$ 12.000,00 para R$ 24.000,00, apenas. Será que depois da péssima imagem que adquiriram ainda têm a ousadia dessa proposição nas circunstâncias atuais? Acho que está faltando bom senso para alguns deputados.

R. Pereira, aposentadoCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]