• Carregando...

Muito boa a matéria sobre a falta de participação do curitibano no orçamento da gestão municipal (Gazeta, 20/4). Seria bom fazer um levantamento sobre quantas sugestões da população foram acatadas e quanto elas representaram, em porcentual, do orçamento. Do jeito que está, não há poder decisório com os cidadãos. Suas prioridades estão sujeitas ao que os vereadores e o prefeito acham que deveriam ser suas prioridades. Enfim, o mecanismo que existe hoje é insuficiente para estimular a participação das pessoas. Se continuar assim, cada vez menos pessoas se sentirão motivadas a participar.

Adriana Lima

Aposentadorias 1

Isto é palhaçada? Se a Constituição Federal extinguiu essa imoralidade, nossos ilustres parlamentares não podem ainda quererem manter a ilegalidade e a imoralidade. Esses ilustres deputados são legisladores ou parvos que não conhecem leis e nem sabem para que foram eleitos. Depois dessa, é melhor que a Constituição seja impressa num papel mais macio para que tenha alguma utilidade, pelo menos, no banheiro.

Antonio Carlos Wanderley

Aposentadorias 2

Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito. E o povo que votou nos políticos que aprovaram a continuidade da aposentadoria aos ex-governadores deve tentar lembrar-se deles nas próximas eleições. É uma vergonha o cidadão trabalhar no mínimo 35 anos ou muito mais para se aposentar com mixarias, descontos e fator previdenciário, e eles brincam de trabalhar por minutos e se aposentam com salários polpudos e vitalícios. Só aqui mesmo.

Airton Kraismann

Lula, FHC e o povão

O Lula nunca tem razão em nada que afirma. Passou oito anos "alheio" a toda a bandalheira que o cercou. É claro que nos esquecemos de mencionar que ele saiu do governo fortalecido, financeiramente.

Fred Branco

Copa 1

O Atlético não deve assumir a nova despesa para as obras na Arena (Gazeta, 20/4). Sou atleticano de carteirinha. Não sei até hoje por que o clube entrou nessa, que está sendo uma vergonha nacional. Por que o governo e empresários não fazem um estádio estadual novo? Na verdade, em nada Curitiba está preparada para a Copa.

Helio João Sanzovo

Copa 2

Como atleticano acho que a diretoria está correta em não arcar com essas despesas novas. O Atlético, além de ficar por aproximadamente três anos jogando sabe se lá onde, vai prejudicar seus sócios e ainda correr riscos. O clube precisa investir em jogadores, montar bom time, disputar títulos, ser competitivo. A Arena com mais algumas dezenas de milhões fica apta a receber grandes jogos, e com conforto aos seus sócios. Como paranaense acho que o estado devia construir um estádio nível Fifa para todos os clubes do Paraná.

José Fachi

Copa 3

O primeiro grande erro é o Brasil sediar a Copa de 2014, sendo que temos inúmeros desafios, nas mais diversas áreas! Um Estado que não consegue resolver problemas simples, melhorar a educação, a saúde, não consegue reconstruir as pontes da BR-101, não consegue fazer a terceira pista do Aeroporto Afonso Pena, não pode sediar um evento desse porte. É preciso arregaçar as mangas e executar os projetos!

Ricardo Lisicki

Copa 4

Pode gritar, espernear, desesperar, blefar, inventar, fazer o que bem entender! Vamos sim passar vergonha na Copa do Mundo, pois somos o país da farra! Somos a casa da mãe Joana do mundo! Realizar Copa do Mundo é para países com pedigree, responsabilidade e vergonha na cara, coisas que não temos, haja vista nossos políticos! Aqui, reconstruir aeroportos e estádios é chance para superfaturamento e trambique.

Paulo Scholze

Pichações

É uma vergonha que, em pleno século 21, ainda tenhamos de conviver com esse tipo de pessoa, que agride sem pudor as fachadas de nossas residências e prédios, poluindo a cidade. Entendo que esses vândalos deveriam ser presos e colocados a pintar as paredes que eles sujaram, à custa sua ou de seus familiares. Entendo ainda que esse trabalho de repintar as paredes deveria ser supervisionado pela Polícia Militar.

Anderson Ramos

Sabores

Adorei a matéria do Viver Bem sobre torta Banoffee (Gazeta, Viver Bem, 17/4). Muito oportuna e altamente esclarecedora. Existem vários mitos pela cidade sobre a criação dessa maravilhosa torta, uma delas citada na reportagem.

Eduardo César Alves

Armas

Parecem válidas as ações no sentido de desarmar a população, com bonzinhos e bandidos sem armas. O ideal, na verdade, seria parar radicalmente a produção de armas no país, quer sejam essas ditas armas de proteção pessoal (revólveres e pistolas), quer sejam equipamentos bélicos (metralhadoras, bazucas, tanques, mísseis, etc.). Daí sim estaríamos dando um passo firme e um bom exemplo!

Roberto Ghidini

Bicicletas

É o ciclista que está culturalmente mais evoluído em relação aos motoristas ou é pura ignorância de uma sociedade tapando os olhos para o óbvio?

Adilson Kussem

Imóvel na planta

Quando você vai comprar um imóvel na planta, são tantas as promessas e a facilidade de pagamento que você se encanta e acaba assinando o contrato de compra.Só que esquecem que uma grande maioria dos compradores mora de aluguel e acaba cancelando o contrato. Foi o meu caso. Tive de ir para a casa da minha sogra porque a casa ainda não estava pronta e o meu contrato de aluguel já tinha vencido. Tirando os imprevistos na hora da entrega da casa. Leiam e investiguem sempre a construtora antes de comprar.

Danieli Felix de Lira Capelli

Professor

O professor está muito passivo, esperando que as coisas caiam do céu. A classe precisa de reciclagem, criar novas metodologias, libertar-se de fórmulas prontas, como as apostilas e certos livros didáticos sem a mínima criatividade que tem de adotar e que estão muito aquém do alcance dos educados. O professor deve apresentar novas sugestões didáticas, resultado de trabalhos de equipe de quem vive na sala de aula e conhece a real necessidade dos alunos. Renove-se, anime-se, professor, você é nota dez.

Odete Orzenn

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]