• Carregando...

Não deveríamos estar preocupados com os aumentos aplicados pelas escolas particulares, e sim estar cobrando das autoridades competentes ligadas ao governo municipal, estadual e federal uma atenção especial à educação oferecida aos contribuintes nas escolas públicas, onde deveriam estar constantemente promovendo uma melhor qualidade do ensino, da segurança, da infraestrutura e dando ênfase à qualificação dos professores.

Erasmo Oliveira da Silva

Aumento escolar 2

Os aumentos das mensalidades escolares são abusivos sim! Eles se prevalecem diante da ineficácia do ensino público, e o poder público não faz nada para mudar. A educação no Brasil tem de ser discutida de forma ampla, clara e franca, de maneira que não gere desigualdades diante de um país de tamanho continental.

Alan Wilde

Compra coletiva

Eu fiz algumas compras em sites de compras de coletivas, mas não gostei do atendimento no local da efetivação do produto. Por isso, não pretendo realizar mais nenhum tipo de compra dessa natureza. Minha irmã teve de ir ao Procom para conseguir seus direitos referentes a uma compra que realizou.

Marlice Oliveira

Jovens

Parabéns ao mestre e doutor Carlos A. Di Franco pela bonita e profunda reflexão. Digna de louvor (Gazeta, 31/10)! Nossos jovens nascidos de famílias saudáveis, bem-estruturadas, maduras e que cultivam valores há tempos perdidos, serão o horizonte de uma nação próspera, abençoada e feliz. Nação onde o futuro brilha como o sol e não como nuvem escura de uma tempestade que nos amedronta.

Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo – PR

Bicicletas 1

O uso da bicicleta é altamente benéfico para todos, usuários, moradores e para a cidade. Por exemplo, a área central de Curitiba poderia ter o tráfego restrito apenas para o transporte coletivo, pequenos caminhões de cargas, táxis e bicicletas. Inclusive, não haveria necessidade de se criar faixas exclusivas, pois havendo respeito e consciência é perfeitamente possível transitar nas calçadas com os pedestres, afinal bicicleta não é para se andar a alta velocidade.

Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil

Bicicletas 2

Trabalhar de bicicleta em Curitiba é um atentado à vida, não uma opção de transporte! Que tal fazer um teste? Proponho sair de qualquer local, longe do centro da cidade e ver quantas vezes colocou a vida em risco. Que tal uma matéria mais ampla sobre esse aspecto?

Polo Otoni

Vírus 4 da dengue

Devemos trabalhar em equipe, professores, alunos, pais e, quando possível, ter um agente de saúde como guia para combatermos o vírus da dengue (Gazeta, 31/10). Essas incursões deveriam ser como uma aula de Biologia para os alunos, valendo nota. Se aproveitarmos essas ocasiões, estaremos conscientizando uma geração de novos cidadãos!

Rui Libretti

Ministérios

Tanto se fala na faxina promovida pela presidente Dilma, que se esquece que quem nomeou os ministros foi ela, apesar de indicados pelo Lula. E eles só são defenestrados após pressão da imprensa, esta sim a heroína da história.

Luis Renato Queiroz

Cemitérios

Vandalismo nos cemitérios já não nos surpreende. Agora estamos vendo o que não poderíamos imaginar acontecer. São assaltos aos velórios em capelas de cemitérios, como o que ocorreu no Cemitério Santa Cândida, obrigando os familiares a interromperem a cerimônia, levando o morto para casa. Desse cemitério, a prefeitura retirou a Guarda Municipal que ali sempre se fez presente. Portanto a prefeitura deve justificar os motivos de deixar os cemitérios sem proteção, principalmente as pessoas que ali acorrem em visita ou para participarem de velórios.

João Candido de Oliveira Neto

ONGs 1

A moratória do pagamento das ONGs é necessária? Resolve o problema? Talvez ela não seja capaz de solucionar definitivamente o problema. No entanto, é uma atitude necessária para que a administração pública tenha maior controle sobre a situação e para que se evitem desperdícios e desvios de dinheiro público.

Leandro Rutano

ONGs 2

A moda atual é criar ONGs. Com o intuito de defender alguma causa nobre. Mas na verdade quem está por trás de tudo são os políticos que fazem as leis neste país, usando esse pessoal para desviar o dinheiro público para crescerem seus partidos. Fica difícil tirar o joio do trigo, ou seja, só os presidentes são os culpados? Para mim são todos os três poderes da República que aprovam essa maneira fácil de desviar o dinheiro do contribuinte em detrimento de tantas necessidades deste país chamado Brasil.

Ancilon de Sá Neto, economista e microempresário, Campo Mourão – PR

Pan

É impressionante como nossos atletas que fracassaram no Pan arranjaram desculpas para tudo. Ou é o clima ou a organização, a quadra, o cavalo, o juiz, o piso, o tatame, a temperatura da água, o vento, entre outras desculpas. Nunca da incompetência deles próprios. Se as condições de competição eram iguais para todos, como explicar a vitória de outros atletas? Acho que passou da hora de nós brasileiros assumirmos nossa incompetência e nos prepararmos melhor em vez de colocar a culpa no cavalo.

Luciano Della Coletta

• • • • • • •

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]