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Sobre o aviso prévio proporcional, notei que ninguém percebeu que o dispositivo já existe, chama-se Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS). Ele foi criado para que o trabalhador dispensado sem justa causa tivesse recursos para viver até conseguir outro emprego, depois criaram a multa de 40%. O que acontece é que deram acesso ao trabalhador para sacar esses valores em outras situações que não a demissão. Além disso, há o famoso acordo, em que o trabalhador e o patrão simulam a despedida sem justa causa do empregado para lesar o FGTS e o salário desemprego. Por tudo isso o aviso prévio proporcional, que onera as empresas duplamente pela mesma demissão, é desnecessário.

Wilson Teigão Junior

Hackers contra os corruptos 1

Considero essa invasão aos sites do governo uma atuação criminosa, porque visa tão-somente prejudicar o sistema que atende a população (Gazeta, 24/6). Se ao menos invadissem e verificassem algo ilegal e usassem como denúncia, estariam colaborando, mas dessa forma são totalmente negativas suas invasões.

Renato Taborda

Hackers contra os corruptos 2

A atuação dos hackers é positiva à medida que a corrupção governamental existe e a impunidade impera. Está passando da hora de alguma coisa ser feita contra esse estado de coisas. Esse ataque virtual à corrupção não deixa de ser mais um forma de se colocar à vista os bastidores dos acertos para o roubo do dinheiro público.

João Candido de Oliveira Neto

Supersecretarias

Chocante e vergonhoso para o Paraná a criação das supersecretarias de estado pelo governador Beto Richa e aprovada pela Assembleia sem maiores contestações, cujos titulares são a esposa e o irmão do governador. Esperávamos de Beto uma postura ética, tal qual prometeu durante a campanha eleitoral, e também porque o nepotismo já era repugnante no governo anterior, quando a família Requião se esbaldava no Porto de Paranaguá e no Palácio Iguaçu.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

Novo golpe

Um novo golpe está sendo dado na praça: um grupo de bandidos se disfarça de enfermeiros e de agentes de saúde. Então eles batem nas residências e falam que estão dando a vacina contra a gripe H1N1 nas pessoas que não estavam na faixa etária para serem vacinadas gratuitamente nos postos de saúde. Mesmo assim, eles dizem que a tal vacina tem um custo. Logo, que eles aplicam a vacina na pessoa, ela desmaia porque o líquido é um sonífero muito poderoso. Enquanto o dono da casa dorme, os ladrões vestidos de enfermeiros roubam os objetos da casa.

Luciana do Rocio Mallon

Inclusão

Dizer que alguma escola esteja preparada para a inclusão de crianças com necessidades especiais, seja particular ou pública, chega a ser uma blasfêmia. Ninguém está preparado: nem pública, nem particular, nem professores. Não adianta ter espaço físico, investimentos, e os profissionais não estarem capacitados. Uma criança especial em uma sala com professores e colegas de classe despreparados perde na aprendizagem e faz com que seus colegas percam também. Isso enquanto não houver uma política séria de inclusão.

Cristiane Souza Basso

Mobilidade 1

A queda do Índice de Passageiros por Quilômetro não revela uma opção. Ônibus é um bem inelástico, isto é, se o preço da passagem subir, as pessoas terão de arcar com seu preço mais elevado, pois não há outra opção de igual ou menor custo para longas distâncias. A outra opção, o carro, excede o orçamento da maioria dos usuários. Ou o poder público acredita que todos os cidadãos de Curitiba têm poder de compra para adquirir um automóvel? Se as pessoas estão deixando de andar de ônibus, os usuários sabem exatamente a razão: o ônibus está tão desagradável, que é melhor arranjar qualquer forma de se locomover que não seja através de um transporte sujo, extremamente demorado, com um problema sério de lotação em que as portas são inalcançáveis.

Larissa Nocko

Mobilidade 2

A única maneira de se incentivar o uso do transporte coletivo sem prejudicar o cidadão é melhorar a qualidade geral (conforto, preço, velocidade, frequência) do serviço. Sem isso, qualquer restrição ao transporte individual é prejudicial ao cidadão.

Armando Julio Bittencourt Drummond Reis

Mobilidade 3

A queda do Índice de Passageiros por Quilômetro da região metropolitana de Curitiba na última década é motivada pelos péssimos serviços prestados pelo cartel das empresas. De nada adiantam biarticulados de luxo, azuis, vermelhos ou de ouro, se viajam lotados, com funcionários, cobradores e motoristas, mal-educados e estressados pela impossibilidade de cumprirem horário, estações tubos depredadas, terminais em situação de miséria, sujos, pequenos, expostos às intempéries, vândalos e marginais agindo em bando a qualquer hora do dia. Juntando-se a facilidade de financiamento para veículos, a escolha certamente recai no automóvel, o que ocasiona o caos que vive o trânsito da nossa cidade.

Adoniram Xavier

Mobilidade 4

As escolas, o comércio e principalmente o serviço público poderiam mudar os horários de funcionamento. Grande parte do caos no transporte urbano é por conta de todos se locomoverem no mesmo horário para seus destinos. O poder público poderia dar o exemplo, iniciando mais tarde suas atividades, e as encerrando após o término do horário comercial. Assim facilitaria o acesso do trabalhador que cumpre horário comercial, que muitas vezes sacrifica seu horário de almoço para usufruir dos serviços públicos.

Guilherme Sell

Viaduto na rodoviária

Creio que o modelo da Rodoferroviária é excelente, mas ultrapassado pela própria dinâmica da cidade. Poderíamos pensar na construção de uma nova estação na Linha Verde ou em um dos contornos, com transporte rápido (trens, metrô ou algo do gênero) para o aeroporto, o Centro de Curitiba e até mesmo para a própria atual rodoferroviária. A atual localidade poderia ficar para o transporte para a região metropolitana de Curitiba, incluindo o litoral, deslocando também o Terminal do Guadalupe, que poderia ser o ponto final do transporte ao aeroporto, desafogando o centro dos ônibus intermunicipais.

Renato Carneiro Jr.

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