• Carregando...

Os veranistas estão reclamando da falta de banheiros químicos em nosso litoral. Crianças e adultos sofrem com este problema. Poluir o mar não é o certo. Com o calor, para hidratar o organismo, os veranistas consomem mais líquidos. Se as casas dos veranistas ficam longe das praias, o que fazer?

Daise Marie Grigoriu, Curitiba – PR

Posto de pedágio

Li a reportagem "Laudo confirma risco em pedágio (Gazeta, 22/1) e fiquei assustada. Será que não tem ninguém para parar esta obra, já que é uma tragédia anunciada? Ou estão esperando primeiro acontecer tragédias, com vidas perdidas, para daí alguém fazer alguma coisa? Aonde está o Sindicato dos Caminhoneiros e dos Transportes?

Silvia Leiner, por email

Redução de impostos

Acredito que no artigo do professor Paulo Cipolla (Gazeta, 22/1) faltou a análise da contrapartida do governo com relação à redução dos impostos que incidem sobre o custo final do trabalhador. Não vejo com maus olhos a redução da jornada para seis horas. Na indústria, possibilita quatro turnos ampliando a oportunidade de vagas. E no comércio representa uma grande evolução já vivenciada em outros países. Com relação à redução do salário discordo da fórmula matemática apresentada pelo articulista, na medida em que se ocorrer redução dos custos por parte do governo e do empregador a perda do trabalhador será bem menor com o beneficio da garantia do emprego.

João Guilherme Cicarelli, por e-mail

Abandono

Acredito que as empresas e moradores das ruas próximas à Marechal Floriano e Anne Frank, nos bairros Boqueirão e Vila Hauer, não pagam IPTU e outros impostos municipais. Pude verificar pessoalmente o total abandono da Rua Carlos de Laet e outras ruas paralelas e transversais, pois nelas há muitos buracos, não existem calçadas e o mato toma conta de tudo. Até quando a Prefeitura de Curitiba deixará sem atendimento aquela área de Curitiba?

João Carlos Jaszerski, Curitiba – PR

Protesto 1

Quando uma manifestação é feita pacificamente, apenas chamando a atenção de um possível erro que possa vir a prejudicar a população, é aceitável. Mas quando alguns, que se dizem donos da verdade, passam a depredar patrimônios com certeza a intervenção policial será necessária, mas sem violência. Não se pode aceitar depredação de patrimônio de maneira alguma (Gazeta, 21/1). Isso gera custo e com certeza vai sair do bolso do povo. É preciso que manifestantes se conscientizem mais sobre isso.

Waldomiro Vega dos Santos, por e-mail

Protesto 2

O povo brasileiro se mobiliza, faz caminhadas pedindo mais segurança, manda cartas às autoridades – que tenho certeza não são lidas –, faz abaixo-assinado, fecha BRs em sinal de protesto... E tudo isso não resolve, a única maneira de fazer os bandidos terem medo de cometer crimes é se nossos ilustres parlamentares mudarem as leis, ou seja, quando o bandido realmente saber que se cometer um crime será punido. Tenho certeza que a onda de crimes bárbaros irá diminuir.

Renato Umeda, empresário, Curitiba – PR

Asilo político

Embora esteja previsto asilo político em nossa Constituição, não deveríamos concedê-lo para casos de crimes cometidos em outros países. Uma analogia me parece interessante: imagine que uma criança faz uma travessura e é flagrada pelo pai. Este a repreende e a coloca de castigo. Para tentar fugir do castigo, a criança busca socorro nos braços da mãe. A mãe por sua vez o protege. Sendo assim, não me parece ético permitir que este tipo de situação aconteça.

Fábio Muchenski, por e-mail

Reforma

A reforma ortográfica é um dos assuntos mais comentados do momento. Dois aspectos precisam ser lembrados: 1º) Os acentos e o trema indicavam a pronúncia correta das palavras e sua supressão equivale a uma redução da orientação para o leitor. Diante de um vocábulo desconhecido surgirão dúvidas quanto à sua pronúncia e até, em alguns casos, o significado poderá ser dúbio. 2º) Se o objetivo das novas regras foi unificar o português escrito, por que os demais países em que se fala e escreve português não seguiram o nosso padrão de linguagem escrita? Numericamente, nós brasileiros ultrapassamos a somatória dos habitantes dos demais países que usam a língua portuguesa. Teria sido muito mais lógico priorizar a língua escrita da maioria.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, professora, Curitiba – PR

Juros

O Brasil é campeão mundial em spread bancário. O governo liberou mais de 94 bilhões de reais para os bancos e nada de baixar as taxas de juros? Tem que haver passeatas e, se for o caso, a deposição do sr. Henrique Meirelles do Banco Central, pois ele está enganando a população com seu palavreado: o juro é alto por causa da inadimplência. Os bancos encheram o mercado de financiamentos, principalmente de automóveis, e é lógico que vai aumentar a inadimplência.

Hermes Carlos Bollmann, por e-mail

TCE

Gostaria de sugerir ao novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Hermas Brandão, maior rigor na apuração dos casos em que os prefeitos que não conseguiram se reeleger ou "fazer" seus sucessores e acabaram deixando as prefeituras de seus municípios em péssimo estado. Funcionários com salários atrasados; dívidas com fornecedores e prestadores de serviços; patrimônio e equipamentos dilapidados; etc. Os exemplos não são poucos e foram amplamente divulgados pela imprensa do Paraná.

João Arnaldo de Oliveira, Curitiba – PR

Menor infrator

Desculpe-me o leitor que sugeriu que o menor infrator ao completar 18 anos deveria obrigatoriamente incorporar-se ao Exército brasileiro ou às Forças Armadas. Acredito eu, que tive a oportunidade de há mais de 40 anos ter sido componente do Exército brasileiro, que lá em hipótese alguma é lugar para correção de qualquer cidadão que seja. Para tanto, os governos municipais, estaduais e federal dispõem de verbas e locais apropriados onde devem ficar pessoas que necessitam destes tratamentos. Considero que as Forças Armadas de um país são símbolos nacionais que infelizmente estão esquecidos.

Newton Luiz Colleti, por e-mail

Obama 1

Os seres humanos são iguais em todo lugar do planeta. Assim como no Brasil o presidente Lula bate recordes de aprovação, lá nos EUA Barack Obama, com seu discurso democrata, com leve tendência para a esquerda e um socialismo intervencionista e o Estado será o maior investidor, a tendência de aprovação do presidente é sempre aumentar.

Mauro Wolff, por e-mail

Obama 2

Se um cidadão se propõe a ser presidente de uma enorme nação, e alega ter um projeto para resolver seus problemas, tem que mostrar trabalho. Chega de choramingar, antecipadamente, pelo eventual falimento do governo de Barack Obama.

Ricardo Martins Soares, Curitiba – PR

Esclarecimento

A Sanepar, com base em contrato de prestação de serviços autorizado por lei municipal de Pontal do Paraná, arrecada mensalmente nas contas de água e esgoto, valores que são informados pela prefeitura local, referentes à taxa de coleta de lixo. Por sua vez, a prefeitura informa que cobra a taxa de lixo junto ao carnê de IPTU apenas para proprietários de terrenos baldios. Portanto, qualquer dúvida e demais informações devem ser fornecidas pelo próprio município, a quem compete o assunto.

Gerência de comunicação social Sanepar

* * * * * *

leitor@gazetadopovo.com.br

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]