• Carregando...

Mídias Sociais

Belmiro

"Ficamos mais pobres. Era leitora assídua de suas palavras. Vá em paz e que a luz perpétua o ilumine para sempre."

Maria Lúcia Larcher, via Facebook, sobre a morte de Belmiro Valverde Jobim Castor.

Gastos dos deputados

"Fui à rua durante anos protestar, arriscando até a vida, e agora vejo esses elementos em todos os níveis do Legislativo trabalhando apenas para si próprios."

José Carlos Brisch, via Facebook, sobre o aumento dos gastos dos deputados estaduais com divulgação.

Marco Civil

"Nem o Código de Defesa do Consumidor funciona mais por falta de respeito às leis, códigos estatutos... É mais um marco civil a ser desrespeitado."

Marco Lazzarini, via Facebook, sobre o Marco Civil da Internet.

Participe

Você também pode comentar as matérias publicadas no site da Gazeta do Povo. Acesse ­­www.gazetadopovo.com.br, faça seu cadastro e participe!

Um dos legados do professor Belmiro Valverde Jobim Castor se refere à busca por compreender a realidade de nossa terra. Em conferência no Instituto Histórico, ele propôs um "enigma do Paraná" sumamente relevante: "Por que, sendo um estado economicamente forte, o Paraná tem dois terços dos seus municípios abaixo do IDH médio brasileiro?" Belmiro se foi deixando para todos nós a missão de buscar respostas mais densas para seu enigma: como assegurar que os frutos do progresso beneficiem por igual a população do Paraná.

Rafael de Lala, jornalista

Belmiro 2

Tive o privilégio de conviver com Belmiro nos planos pessoal e profissional. Ele sempre foi um norte, enxergando com lucidez e clareza os problemas do presente e apontando os caminhos para o futuro. Ao calar-se sua letra e sua voz, perdemos uma rica fonte de inspiração. Mas seu legado segue vivo, mais atual do que nunca.

Guy Manuel

Belmiro 3

O Paraná perde um homem que transmitia em seus artigos o amor pelo Brasil. Registrava com sabedoria a falta de sensibilidade de nossos governantes que insistem em não enxergar que o rumo do desenvolvimento está em políticas públicas bem definidas, com visão de longo prazo, e não com objetivo de vencer eleições e perpetuar-se no poder. Belmiro não só passou por aqui, mas deixou sua marca. O Centro de Educação João Paulo II é um belo exemplo de doação ao próximo. O famoso caldinho de feijão será agora servido aos anjos.

Edson Luiz Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

Belmiro 4

Como brasileiros, tínhamos na tevê, nas manhãs de domingo, a magia de Ayrton Senna, com as lições de foco, determinação e espírito de luta. Como curitibanos, tínhamos na Gazeta do Povo, nas manhãs de domingo, a sabedoria de Belmiro, com suas palavras de bom senso, humor inteligente e espírito crítico. Tínhamos!

Jacir Venturi, presidente do Sindicato das Escolas Particulares do PR (Sinepe-PR)

Ditadura

Ditadura militar não é governo aceitável em qualquer lugar do mundo. No nosso caso, louvem-se alguns dos opositores que na época sofreram as agruras e que tinham suas ideologias patrióticas voltadas para o crescimento do Brasil e o consequente bem-estar econômico, educacional e saudável de sua população. No governo atual existem dezenas daqueles que se dizem ex-combatentes; só que, infelizmente, o que vemos é uma feroz luta em causa própria. Cadê aquele idealismo? Precisamos fazer nossa revolução digital nas eleições que se aproximam.

René da Cruz Belém

Voto dos analfabetos

Considero pertinente o debate em torno do voto dos analfabetos (Gazeta, 30/3). Todavia, é inócuo, uma vez que o que deveria estar em discussão é a facultatividade do voto para todos os eleitores. Essa seria, sem dúvida, uma grande alternativa para desbancarmos políticos que estão eternamente em cargos públicos, bem como um expediente eficaz contra a corrupção. Em ano eleitoral é imprescindível discutirmos o formato dos pleitos, comparando-nos com as melhores democracias.

Sandra Mara Nogueira

Curitiba 1

Não me surpreende a queda do encanto com Curitiba (Gazeta, 29/3). Casas antigas e construções históricas são demolidas para dar lugar a prédios e shoppings sem critérios; bairros têm seus nomes alterados por pura estética de palavras; copiam-se e inventam-se obras para tentar dar charme desnecessário; adotam-se nomes e costumes estrangeiros sem significado para nossa tradição; inventam-se títulos de maneira forçada. Enfim, como gostar de alguém que não valoriza sua personalidade, sua história e cultura?

Ricardo Fantini, engenheiro civil

Curitiba 2

Amo a Lapa como minha terra natal. Mas também amo Curitiba pelo quanto representa para todos nós. Impossível enumerar todas as qualidades e virtudes que a fazem quase carismática. Idolatro, sobretudo, suas universidades, de onde, galardoados, partem, ufanos, os nossos filhos, com cabedal imenso ali amealhado, e plenamente conscientes de que "a vida é luta renhida, viver é lutar".

Benedicto Bueno

Dicionário

Bela sacada o dicionário "Curitiba de A a Z" (Gazeta, 29/3). Mas acho que faltaram dois ou três verbetes que são a cara de Curitiba: gasosa (a nossa versão chique de tubaína); gengibirra (gasosa de gengibre) e o inconfundível pão d'água, que em algumas cidades do interior é vendido como "pão curitibano".

Ney Hamilton Michaud

Violência

A população do bairro São Braz não tem muita coisa para comemorar no aniversário de Curitiba. Estamos vivendo os piores momentos em nossa vida devido ao grande número de roubos e assaltos que estão acontecendo. Famílias inteiras têm sofrido ameaça de morte e coronhadas na cabeça e têm seus bens, que custaram esforço e sacrifício, levados pelos bandidos. Pagamos altos salários para as autoridades, mas estamos totalmente desamparados.

Cezar Freitas

Copa do Mundo

Inacreditável e inaceitável que um jogo de treino para a Copa afete tantas pessoas. Das 13 horas até as 19 horas de sábado era impossível trafegar na Avenida Getúlio Vargas e virar à direita para ir no sentido Centro-bairro. Perdi uma reunião importantíssima por causa desse transtorno. E isso foi um teste. Não quero nem imaginar o que vai ser quando realmente for verdadeiro. Tremenda palhaçada e desrespeito com o público.

Miriam Machado

Passeio Público

Os administradores estão preocupados em revitalizar o nosso secular Passeio Público, e por isso sugiro colocar no Passeio bicicletas para alugar. Assim se aliaria passeio, exercício e renda. Também poderiam colocar nos portões dispositivos para evitar roubos e instalar um trenzinho que circule por todo o parque, além de promover apresentações musicais. Isso faria a diversão de pais e filhos, deixaria a cidade mais alegre e geraria emprego e renda.

Paulo Walbach Prestes

Comportamento 1

Considerando a pesquisa mostrando que 65% dos brasileiros concordam que mulheres que usam roupas curtas merecem ser atacadas (Gazeta, 28/3), peço que todos os homens que concordam com essa afirmação busquem atendimento psicológico, tendo em vista que a existência dessa mentalidade revela graves danos na percepção de ética e respeito.

Daniel Marques, historiador, Virginópolis – MG

Comportamento 2

Uma sociedade pode ser conservadora em diferentes assuntos, mas a pesquisa divulgada pelo Ipea tem muito o que explicar. Com tantos avanços da sociedade em diferentes campos da ciência, o que explica esse viés hipócrita e cínico desses pesquisados que disseram "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas" e que "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros"? Um absurdo total e um péssimo exemplo de como o comportamento machista ainda impera nesse país.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Taxa de serviço

A verdade é que houve um desvio de finalidade da chamada taxa de serviço de 10% (Gazeta, 28/3). Se tais cobranças atendessem sua finalidade, que seria a de gratificar a título de incentivo os colaboradores para continuarem prestando atendimento de qualidade, seria justa a cobrança. Mas a cobrança representa fonte de incremento da renda do empresário.

Carlos Augusto Martins

Di Franco

O colunista Carlos Alberto di Franco foi muito feliz ao retratar o sentimento atual da população brasileira no artigo "Dilma – marketing versus realidade" (Gazeta, 31/3). De fato, havia uma grande expectativa que foi destruída pelas barbaridades cometidas. A famosa frase "A esperança venceu o medo!" pode ser substituída pela "A realidade matou a esperança!"

Vinicio Bruni

Gastos dos deputados

O melhor marketing em que nossos deputados (Gazeta, 31/3) deveriam investir é em uma atuação em defesa dos interesses da população e não agir na contramão do bom senso e usar do nosso dinheiro para autopromoção com interesses puramente eleitoreiros.

Fred Branco

Pedágios

Só os ingênuos acreditam que os contratos de pedágio estão equilibrados. Claro que a questão é política. A imprensa noticiou que os mais destacados políticos receberam contribuições de campanha das concessionárias ou de seus acionistas. Se o Tribunal de Contas quiser, pode apontar o desequilíbrio dos contratos.

Vigando Luiz Valcanaia, advogado

Estrada da Graciosa

A manutenção da Estrada da Graciosa é precária e isso se confirma pelo deslizamento de terra que ocorreu no trecho da rodovia a 22,7 km do Centro de Morretes. Não basta cortar a grama, é necessário avaliar as galerias pluviais e executar obras de manutenção. Percebe-se ao longo da rodovia que há outros trechos com depressões.

Wilson Roberto Wilbert

Cotas

O projeto de lei do governo que estabelece cota para negros por dez anos no serviço público foi aprovado no plenário da Câmara. Agora o texto será submetido a votação no Senado. Em vez de se nivelar a escolaridade de todos, dando educação pública de alta qualidade para que os indivíduos se distingam por sua competência, os nossos governantes e políticos são prodigiosos em encontrar soluções paliativas, que apenas tapam o sol com a peneira.

Júlio César Cardoso, bacharel em Direito, Balneário Camboriú – SC

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]