• Carregando...

A segurança pública está perdendo as rédeas nas manifestações de rua. Para impedir atos de violência faz-se necessário separar o joio do trigo. Protestar é um direito constitucional, com manifestantes pedindo saúde, segurança, melhoria salarial, manifestando repúdio por atos do governo, tais como corrupção. O que se faz necessário é cercear os delinquentes que se infiltram com o objetivo de promover desordem, destruição e agressões. A lei tem de agir com o máximo rigor contra esses delinquentes impondo, além de prisão, pesadas multas e ressarcimento ao patrimônio destruído.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Black blocs 2

O que me amedronta e indigna é que esses jovens não estão sendo racionais. Pessoas se machucam, morrem, quebram tudo o que veem pela frente e, em meio às lágrimas de uma família destruída pela morte de um ente querido, os envolvidos ainda buscam justificar o ato de violência. Se recebem dinheiro é porque se vendem ao vandalismo. E os que pagam são piores ainda, porque não mostram a cara!

Márcia Regina Ciambroni

Imprensa

É oportuno questionar quais as razões da crescente hostilidade em relação aos profissionais da imprensa. Essa instituição, que tem a finalidade tão nobre de informar a população acerca dos acontecimentos relevantes, tem cumprido seu papel com a imparcialidade e isenção necessárias à boa prestação de sua atividade, ou tem agido cada vez mais como mandatária dos interesses de determinados grupos e camadas sociais?

Luiz Guilherme Carvalho Guimarães

Responsabilidade

A estratégia desse governo é dividir a população, criando sempre grupos que se opõem, como trabalhadores e elites, cotistas e não cotistas, donos de shoppings e rolezinhos, os que querem o progresso do país e os que não querem, e assim por diante. Além de demonstrar irresponsabilidade, esse governo também mostra como prefere se omitir nas situações mais delicadas, sempre culpando um grupo para que o outro vá contra ele, tirando de si a responsabilidade que deveria ter.

Ricardo Fantini, engenheiro

Bolsa-corrupção

Estou preocupado e sensibilizado com os percalços enfrentados por membros do PT. É processo, condenação, multa, cadeia, em suma, ser mensaleiro corrupto às vezes causa muitos transtornos. Portanto, nada mais justo, neste país em que o governo adora fazer cortesia com o chapéu alheio, que a dona Dilma proponha a criação de uma "bolsa-corrupção", destinada aos companheiros condenados pela Justiça. Eles não teriam de surrupiar mais dinheiro público, nem fazer vaquinha para pagar multas. Bastaria comparecer todo mês a um caixa eletrônico e sacar o benefício com o cartão magnético.

Walter Bergasse

Henrique Pizzolato

A Justiça brasileira se comportou dentro da lei e se pronunciou a favor da extradição de Cesare Battisti, mas a decisão final coube ao então presidente Lula, que negou a extradição, dando abrigo a um perigoso bandido. Portanto, não foi a nossa Justiça que errou. Hoje, dentro das normas legais, solicita-se a extradição de Henrique Pizzolato, que não matou ninguém, apenas facilitou desvios de verbas federais, como tantos outros já encarcerados. Tenho certeza de que teremos uma decisão consciente da Justiça italiana acima de qualquer revanche mesquinha.

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Copa do Mundo 1

Não tenho nada a ver com a Copa, nunca sonhei com a Copa em Curitiba e muito menos em pagar o altíssimo preço, fruto da incompetência de nossos líderes. Agora corremos o risco do vexame de não aprontarmos toda a estrutura que caminha a passos de tartaruga. É irritante ver toda essa verba escoando pelo ralo enquanto somos carentes em áreas de real interesse da comunidade.

Fred Branco

Copa do Mundo 2

É vergonhoso para um governante pedir dinheiro com a finalidade de injetá-lo em uma obra privada, a despeito de já estar com suas finanças comprometidas com dívidas que não consegue honrar. O descalabro ocorre a olhos vistos, e o pior: apesar de o orçamento previsto já ter sido ultrapassado em muito, mesmo assim correm atrás de empréstimos em bancos públicos. Após a Copa, o único ganhador será o detentor do estádio.

Roberto Hamilko

Mais Médicos

Como se não bastasse a saúde estar em crise e na UTI, agora os médicos importados estão abandonando seus postos de trabalho. Qual será o problema da saúde pública: falta de médico ou o sistema falido? Sabemos que os hospitais, além de não terem vagas e leitos, não têm material e equipamentos. Um profissional qualificado até pode tentar trabalhar, mas sua ação acaba sendo limitada pela falta de estrutura.

Luciano Atamanzuck

Educação 1

Em todo início de ano letivo assistimos aos mesmos problemas nas escolas. Faltam salas de aula, merenda escolar, transporte, banheiros para os alunos. Os professores ficam insatisfeitos, pais reclamam e as autoridades respondem com seus discursos vazios e demagógicos. Enquanto isso, mais recursos públicos são liberados para o estádio da Copa.

Carlos Barroso

Educação 2

O ensino básico brasileiro está falido. Deveríamos retornar ao tempo em que existia primário e ginásio. Nos primeiros quatro anos, o aluno aprenderia a ler, escrever e, pasmem, fazer uma "composição", interpretar textos e as operações básicas de aritmética e a tabuada. Só isso. Acham pouco? Sugiro analisar a revolução do ensino feita na Coreia do Sul.

Jair Nisio, engenheiro agrônomo e pesquisador

Táxis

A proibição de corridas entre taxistas do aeroporto e Curitiba e vice-versa até pode ser considerada legal, mas, do ponto de vista lógico, o sistema vigente apresenta deficiências sérias. O sistema atual implica o dobro de carros nas ruas; reverte em muito mais poluição pelo dobro de veículos circulando. E ainda impede que as corridas sejam mais baratas, no mínimo, sem o adicional de retorno. Inúmeras vezes já discuti isso com taxistas, que até concordam com minhas observações, mas o sistema continua operando de forma irracional.

Peno Ari Juchem, economista

Desperdício

Acabar com o consumo residencial mínimo de 10 m3 de esgoto incentivaria a redução do consumo e estimularia sistemas alternativos como o uso de água da chuva. Eu, por exemplo, tenho sistema de cisterna implantado, mas não ativo porque meu consumo mensal é próximo do mínimo que sou obrigado a pagar.

Sérgio Ribas, geólogo

Monocultura

Além da grande estiagem, o motivo de haver tantos açudes, represas e riachos secando é a monocultura, principalmente de pínus e eucaliptos. As represas hidrelétricas são afetadas diretamente por essas espécies exóticas. O pínus é um invasor e o que se oberva ao longo das estradas e em volta de represas são pínus. É preciso retirar essas espécies invasoras com urgência.

Antonio Adir Vaz

Bicicleta 1

Parabéns pela iniciativa do Fórum Mundial da Bicicleta (Gazeta, 14/2). É um grande passo para a mobilidade em Curitiba, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. As pessoas têm de aprender a respeitar os ciclistas e a conviver com esse meio de transporte fantástico que é a bicicleta.

Eloir Mello Filho

Bicicleta 2

Na abertura do Fórum Mundial da Bicicleta, que era para ser algo alegre e positivo para a Curitiba, cenas de total hostilidade do movimento Passe Livre. Por várias vezes o evento teve de ser interrompido com a organização pedindo ordem e respeito aos presentes. Nada adiantou. É isso que determinadas pessoas estão proporcionando para a cidade que já foi referência e que tem num evento como o Fórum Mundial da Bicicleta a oportunidade de se reinventar. Uma pena!

Gilson de Jesus

Bicicleta 3

Saí de Pinhais para assistir ao Fórum Mundial da Bicicleta e o que vi foi uma baderna feita pelos manifestantes do transporte coletivo. Não deixaram ninguém falar e estragaram o evento. Como teremos cidades melhores com gente que diz lutar pelo bem coletivo e tem esse tipo de atitude? Voltei para casa decepcionado e triste com o que vi.

Isaac Medeiros

Justiceiros

Não sou a favor de fazer justiça com as próprias mãos, mas compreendo a atitude das pessoas que prendem infratores nos postes. O povo não aguenta mais, é ladrão matando, é corrupção, é motorista bêbado, vândalos destruindo famílias e menores que matam. Não aceito a justiça com as próprias mãos, mas compreendo a revolta dos outros.

Leandro Moreira

Fundação estatal 1

Como se não bastasse a fama do nosso governo de ser o mais inchado do mundo, bem como um dos mais ineficientes, ainda vamos criar uma Fundação Estatal de Saúde (Gazeta, 14/2). O Brasil tem mais funcionários em Brasília e capitais que pacientes em todo o território nacional.

Jussara S. Bittencourt, produtora de leite, Castro – PR

Fundação estatal 2

Com ou sem fundação estatal, quem continua assumindo a responsabilidade da folha de pagamento no regime CLT não é o governo estadual? E onde ficam as diretrizes do SUS nessa "válvula de escape"? Os médicos são profissionais de saúde como quaisquer outros e não têm maior ou menor importância dentro das diretrizes do SUS que contemplam a valorização da carreira do profissional.

Tereza Cristina Santos

Brasil e Cuba

Se Cuba não existisse, o Brasil ainda seria o Brasil, ou seja, não teria investimentos na saúde, em hospitais, em portos. Outro país seria escolhido por nosso governo para fornecer médicos com salários que não estão nem perto do valor e da responsabilidade desses profissionais e, em contrapartida, daríamos portos e perdoaríamos dívidas.

Carlos Buffa Neto

Escravidão

A Campanha da Fraternidade 2014 tem como tema a fraternidade e o tráfico humano. É um tema muito apropriado e atual. O tráfico de pessoas e a escravidão estão dentro de nosso país, muito mais arraigados do que imaginamos. Em 1888 havia 1 milhão de negros escravizados. Hoje, o tráfico e a escravidão podem ter outro nome, mas continuam sendo algo a se pensar.

Alcir Carlos Sereni, contador, São Miguel do Iguaçu – PR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]