• Carregando...

O prefeito Beto Richa quer entrar no rol dos governantes que os eleitores gostam: o governante que dá em vez do governante que faz. Com essa atitude, é só mais um administrador que "dá o peixe e não ensina a pescar", contribuindo na formação de uma geração de desocupados, ignorantes e dependentes do governo. Que vergonha para o seu pai, prefeito.

Roberto Cândido de Barros

Aposentados

O valor dos aumentos para os aposentados deveriam ser proporcionais aos valores dos aumentos nas remunerações dos deputados federais. Para se conseguir alguma coisa, é preciso fazer piquetes no centro de São Paulo, fechar metrôs, linhas de ônibus e aeroportos, gritando palavras de ordem e fazendo xingamentos, tal como o Lula e seus companheiros faziam quando sindicalistas.

Sérgio Roberto Lourenço Losito

Foro privilegiado 1

Qual a razão para foro privilegiado? Por que e quem determinou isso? São pessoas diferentes? Dotadas de alguma coisa sobrenatural? Isso é no mínimo equivocado, incoerente e, acima de tudo, ilegal. Direitos e deveres são para todos, sem distinção de raça, credo etc. Não é o que diz a Constituição? Eu pago, você paga, todos pagam (menos eles). Por que essa diferença? As leis são para todos ou não? Se for assim, existirão leis para uns e leis para outros. Com certeza está errado.

Adalberto de Oliveira Novak

Foro privilegiado 2

O foro privilegiado deve acabar sim! Ele surgiu porque quem o criou pensou na possível prisão dos seus (parentes ou amigos) e que, portanto, precisavam ser protegidos, e porque não há prisões específicas para crimes específicos, então todo mundo se mistura. O Brasil deveria ser o lugar onde não há diferenças e todos têm os mesmos direitos, além dos deveres. Os privilégios fazem da "Lei de Gérson" a mais forte de todas, onde todos querem tirar vantagem.

Vitor Angelo Fonseca Deichmann

Combustíveis

Entendo as justificativas para o reajuste do álcool, como a das chuvas constantes, que dificultaram o avanço da colheita e também reduziram a produtividade da cana. Além da chuva, outro fator tem limitado a oferta de álcool: produzir açúcar, outro subproduto da cana, está mais rentável que fabricar combustível. Entretanto, o consumidor sempre tem de arcar com os aumentos de preço de combustível no momento de abastecer seu carro, mas o governo federal deveria manter uma política para esse mercado, assim o consumidor seria menos prejudicado.

Sandra Quevedo D. Nogueira

Venezuela no Mercosul

Se levarmos em consideração somente os aspectos econômicos, pode ser interessante para o Brasil a entrada da Venezuela no Mercosul. Mas não são só os saldos positivos na balança comercial que determinam e influenciam os caminhos da democracia. Chávez é um bufão e pode ser capaz de tudo. Vai, com certeza, aumentar suas críticas, principalmente aos Estados Unidos, procurando envolver seus parceiros do Mercosul. Num grupo quando um fala e alguns ficam quietos, não quer dizer necessariamente que concordam. Está justamente aí o perigo e o sr. Chávez sabe fazer isso como ninguém. Duvido que algum presidente dos países que compõem o Mercosul terá a coragem do rei da Espanha, que mandou Chávez calar-se.

Remi João Zarth, empresário, São José dos Pinhais – PR

PAC históricoÉ muito lamentável que o Paraná, e mais precisamente a Lapa, não tenha reivindicado recursos do PAC para seu setor histórico. Projeto existe, como o do embutimento da fiação da Rua Barão do Rio Branco elaborado pela Copel. Quase todos os estados contemplados incluíram esse procedimento como forma de despoluir visualmente seus conjuntos arquitetônicos. A Lapa, com recursos próprios, foi pioneira, tendo feito o embutimento em parte do seu Centro Histórico – hoje tombado tanto pelo Patrimônio Histórico federal quanto pelo estadual – e merecia, portanto, ter a sua complementação contemplada.

Sérgio A. Leoni

Bioética

Parabéns pela publicação da notícia "Ativista pró-aborto vê ultrassom e ‘muda de lado’" (Gazeta, 4/11). Eu a havia visto na mídia internacional, mas poucas publicações brasileiras deram a repercussão que o fato merece. Procurando uma tradução online encontrei o artigo, que informou os fatos de forma precisa e isenta.

Lenise Garcia, professora da Universidade de Brasília e presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida

Rua Riachuelo

Uma vez mais a história e a memória do povo curitibano estão sendo violentadas. A destruição através de picaretas do antigo e cultural revestimento de petit pavet das calçadas da Rua Riachuelo para substituição por horrorosas placas cor "cinza tristeza" a título de modernidade só encontra paralelo nas motosserras que devastam a Amazônia. Nossa administração municipal pode até entender de social, mas em se tratando do "cultural" é um fracasso total. Precisamos voltar a ter um curitibano legítimo como prefeito.

Jorge Derviche Filho, engenheiro civil

Violência no Rio

O grande interessado na escalada da violência no Rio de Janeiro é a industria de armas. É exatamente o que acontece em todo o Brasil e no resto do planeta (Gazeta, 6/11). Sem guerra, a indústria de armas não sobrevive. Sem terror e mortes, a economia mundial entra em crise. Seguindo os passos dessa triste realidade, oportunistas de todos os tipos colocam a fantasia da solidariedade e procuram transformar o medo dos inocentes envolvidos por toda essa violência em lucro para os seus negócios. Partidos políticos, ONGs, e associações de todos os tipos, acendem de dia uma vela a Deus e à noite aceitam doações do diabo. O governo fluminense brinca de super-homem enquanto o governo federal, de olho nas eleições de 2010, faz de conta que é o empresário do super-homem. A grande verdade é que tudo isso é resultado da falcatrua política que começou há mais ou menos 60 anos, quando os políticos presenteavam o favelado com uma bica de água no morro, em troca de votos.

Wilson Gordon Parker

Cultura

Esse programa "Cinema da Cidade", que foi apresentado pelo ministro da Cultura na Câmara dos deputados, é mais uma conta para cair nas costas do contribuinte. O ministro precisa entender que, se 92% dos municípios do país não têm sala de exibição de cinema, certamente, é porque não têm público com condições de viabilizá-la economicamente. Além disso, mesmo nas grandes cidades, a difusão da televisão acabou sendo responsável pela diminuição das salas de cinema. No fundo, no fundo, o real motivo para o governo destinar R$ 1,5 milhão por município para a construção dos cinemas é permitir que sejam levados a todos os cantos do Brasil filmes de interesse do governo, como Lula, o filho do Brasil.

Ronaldo Gomes Ferraz

Manoel Ribas

A implantação de mão única em trecho da Avenida Manoel Ribas nas Mercês veio beneficiar o tráfego na região, porém a sinalização está posicionada em local de difícil visualização para os motoristas que acessam aquela via através das transversais, como, por exemplo, pela Brigadeiro Franco.

Fernando da Veiga Villanueva, engenheiro mecânico

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]