• Carregando...

Parabéns à Gazeta do Povo pela publicação semanal do Caderno Verão 2010. No último sábado avaliei a qualidade do encarte e verifiquei as muitas informações contidas, como moda, lazer, turismo, balneabilidade de nossas praias, trânsito, atrações musicais, shows, saúde, concursos de beleza e muito mais, tudo ao alcance do veranista. Informações bem dosadas, sem cansar o leitor, de entendimento fácil e agradável. Ao divulgar as atividades de nosso Litoral, certamente o turista será atraído para as praias paranaenses que também têm muita beleza.

Iniberto Hamerschmidt, engenheiro agrônomo

Liberdade

Cada vez mais o povo brasileiro está sendo proibido.

Ultimamente foi proibido de beber, de fumar, de se bronzear em aparelhos, tomar água de coco na praia, transportar mimosas com folhas, comprar formol, éter e álcool puro, andar sem capacete, falar no celular, andar de moto nos "corredores", ter arma... Ainda não sei se me mato ou mudo de país ou será que também está proibido?

Carlos Eduardo Wendler, empresário

Operação Boi Barrica

Não entendi o que Fernando Sarney quis dizer com o não ter sido objetivo dele restringir a liberdade de imprensa. O que mais poderia resultar da sua ação contra o jornal O Estado de S.Paulo, e defendida por seus advogados em todos os tribunais, a não ser a lamentável censura sofrida pelo jornal? Vamos esperar para ver o que está por trás dessa sua decisão (de desistir da ação contra o jornal), e aguardar ansiosos por notícias atualizadas da operação Faktor, que é o novo nome da operação Boi Barrica.

Ronaldo Gomes Ferraz

Doação

Será que um pedinte aceitaria trabalhar por um salário mínimo? A grande maioria não. Pois como pedinte ganham muito mais e sem fazer "esforço" (Gazeta, 21/12). Sempre ajudava a quem pedia na porta de minha casa, até que uma vez descobri que fui enganado e não ajudo mais. Há muita exploração de crianças por parte dos pais, como vimos na reportagem. Um absurdo usarem esses pequenos para ganharem dinheiro. Quanto mais filhos têm mais faturam, expondo as crianças a situações às vezes humilhantes.

Juarez Ferreira

Família Carli

O patriarcalismo ainda é real nas oligarquias paranaenses. O patriarca "constrói", dita normas do que se deve e o que não se deve fazer, tanto na política como na vida profissional ou particular, é a voz da verdade, e pior, a família inteira acredita, ou faz de conta, para não ser deserdada. Se existe algo do qual o homem corre atrás, dá a vida por ou tira de alguém, este algo é o poder, vale mais que dinheiro. Vale status, prestígio, fama, domínio.

Francisco Chicão Somavilla, Pinhais – PR

Requião para presidente

O nome do governador Roberto Requião é uma referência que pode dar certo, porque ele com esse jeito de "brabão" que promete isso, aquilo e acolá, aliado ainda à "escolinha que instituiu para cobrar dos secretários suas atuações" rendeu votos da população e não só do Paraná como de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Brasília, certamente o Requião inauguraria uma nova escola para cobrar dos ministros a lição de casa e quem sabe, o Brasil, com isso, poderia entrar nos eixos.

Flavio Bovo

Conferência de Copenhague

"O meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável"... afirmação atrapalhada de Dilma, na pior hora e no local mais inadequado para ser ouvida. Creio que falar abobrinha é doença viral contagiosa espalhada pelos petistas.

Mara Montezuma Assaf

Meio ambiente

Enquanto toda a população mundial não se convencer de que cada um tem de fazer a sua parte, infelizmente não haverá salvação para o nosso planeta. Não adianta China e Estados Unidos assinarem o acordo se não houver o compromisso de todos, e isso terá de acontecer no município onde você mora, onde você reside. Cada ser humano precisará tomar consciência de que precisa fazer a sua parte, só assim salvaremos a nossa casa chamada Terra.

Mauro Wolff

Punição no futebol

A violência, não só nos estádios, é gerada principalmente pela certeza da impunidade. Por que agora que é dada ao Coritiba uma punição um pouco mais forte todos acham a punição exagerada? Vejam o caso dos radares desligados: a certeza de não ser punido levou ao excesso de velocidade. Todo infrator deve ser punido exemplarmente, seja clube, empresa ou pessoa física.

Celso Wzorek

Grade curricular

A partir do próximo ano, as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Espanhol serão parte obrigatória da grade curricular do Ensino Médio da rede pública de ensino do Paraná. As três séries contarão com duas aulas de cada uma dessas disciplinas. Por um lado, há méritos, e devemos elogiar a decisão de tornar obrigatórias essas disciplinas na formação de nossos jovens. Por outro, entretanto, há um grande equívoco quando se decidiu reduzir o número de aulas de Português e de Matemática para inserir essas novas disciplinas. Sabemos muito bem que ler, escrever e fazer conta de cabeça é a base para qualquer formação letrada. E letrar é a função básica da escola. Caberá aos professores das novas disciplinas suprir a lacuna que está se abrindo e desenvolver trabalhos específicos e contínuos com a língua, com os textos e com as lógicas numéricas. Caso contrário, vamos continuar diplomando jovens que não sabem ler nem calcular. Uma alternativa é aumentar a carga horária do Ensino Médio.

Sebastião Donizete Santarosa

Nota fiscal

Realmente é um tema polêmico pedir ou não nota fiscal, mas, se as pessoas pedem a nota fiscal, o imposto vai para os governantes. Infelizmente, pois deveria retornar em benefício para a população. Não tenho esse costume de pedir a nota fiscal.

Gilberto de Abreu Gamba

Falta de banheiros

Eu também acho que a falta de banheiros no Centro é um absurdo para uma cidade que se diz modelo. (Gazeta, Cidadão Atento, 21/12). Dia desses fui ao Palácio Avenida para assistir ao espetáculo de Natal. Havia muita gente e, quando alguém precisava de um banheiro, tinha de ir às lanchonetes. Acho que deveria ter aqueles banheiros químicos no local, como há em Antonina no carnaval, por exemplo.

Olevir de Jesus

Desafio educacional

A inclusão de jovens na educação é boa. É claro que muitos estão fora da escola, mas precisamos discutir a qualidade de ensino! E nesse assunto a pedagogia escolar, salários de professores e horas de trabalho e o ensino integral são temas imprescindíveis na pauta.

Hugo Arrais

Caixa 2

Colocar pessoas sérias para auditar e fiscalizar os trabalhos dos políticos seria uma alternativa para acabar com o caixa 2 em eleições. Quem controla as campanhas políticas são os empresários e bancários que colocam os marionetes para poder agir com tranquilidade. Lembrando que doação não é corrupção. Os políticos deveriam entrar em uma escola de psicologia que os ensinasse a como ter caráter, senso de equipe, família e honrar à profissão que escolheram. A rotina faz o caráter.

Dilson Dusi

Nostalgia

Eu, como paranaense, curiti­­bano de avós e pais, parabenizo e agradeço o colunista Cid Destefani por me patrocinar esta maravilhosa viagem ao passado (Gazeta, 20/12).

Joao Batista de Lara

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]