• Carregando...

A cada quatro anos nossas ruas e avenidas ficam entulhadas de cartazes, panfletos e outdoors mostrando os rostos sorridentes e bem nutridos daqueles que querem conquistar o voto do eleitor. O estranho é que são sempre as mesmas pessoas – ou seus filhos, cunhados, tios, netos! Na campanha todos parecem prometer o céu, mas após a contagem dos votos desaparecem e nós dificilmente veremos o que fazem na Assembleia ou no Congresso. Na guerra e nas campanhas eleitorais, duas vítimas sempre são invariavelmente atingidas sem dó nem piedade: a verdade – enterrada sem cerimônia – e o povo, que terá de pagar a conta.

Geraldo Buss

Campanha 2

Por isso este país não vai para frente. Para se promover, apenas sabem depreciar os outros candidatos. Requião e Gleisi reclamam das tarifas das estatais do estado, mas um quase não investiu em saneamento e a outra, com o seu partido adorável, enfiou o setor energético em crise. Agora colocam a culpa no estado? E Beto também não é o melhor exemplo, pois teve vários escândalos em sua gestão. Cada um defende o seu interesse, mas não o do povo.

André Paitax

Petrobras

A denúncia de que teria ocorrido acesso antecipado às perguntas que seriam formuladas na CPI da Petrobras e combinação de respostas pelos depoentes compromete seriamente o governo do PT. Quando a presidente Dilma proferiu a famosa frase escandalosa "fazer o diabo", isso significa, entre outras coisas, usar de todos os meios para esconder erros, atacar adversários e até fraudar, mesmo porque o diabo é pau para toda obra. É coisa ruim, não tem ética nenhuma.

João Candido de Oliveira Neto

Segurança pública

Os desvios nas contas da Sesp apontados pelo Tribunal de Contas se deram no período de maior distribuição de funções gratificadas na administração da Polícia Civil. Premiava-se sem critérios relevantes aqueles que desfrutavam das graças da administração. A preocupação maior era aquinhoar quem rezava pela mesma cartilha do governador e do chefe da Polícia Civil. Corresponderam, ainda, ao período em que se colocava na marginalidade aqueles que haviam prestado serviços em cargos de chefia na administração anterior. O mínimo que se espera é rigorosa apuração e punição de responsáveis, se houver.

Harry Carlos Herbert

Vila das Torres

Seria interessante lançar uma campanha entre escritórios de arquitetura e urbanismo para projetar a reurbanização da Vila das Torres, com reforma das casas, construções de creches, escolas, criação de espaços públicos e benfeitorias de interesse da coletividade que lá mora. Para tal, poderiam convocar como parceiros a Fiep, lojas de materiais de construção, construtoras, indústrias de tintas etc. Tenho certeza de que Curitiba estaria novamente à frente das inovações urbanísticas. E teríamos uma Vila das Torres mais humana.

Urandy Ribeiro do Val

Afonso Pena

Muito bom, parabéns à equipe local da Infraero pelo Aeroporto Afonso Pena ter sido eleito o melhor do país. Mas precisamos de mais uma pista e da conclusão do ILS Cat IIIa. Sem isso continuaremos a ter um bom aeroporto, bem avaliado no quesito serviços e conforto, mas operacionalmente abaixo da média. E agora estão deixando invadir áreas que já foram desapropriadas anteriormente para a ampliação do aeroporto. Os candidatos que concorrem ao governo do estado precisam se comprometer a concluir a terceira pista de nosso principal aeroporto.

Afonso Celso Frega Beraldi

Tecnologia

Parcimônia. É isso que o Santo Padre pede à juventude e também a nós que já passamos dos 30. A tecnologia em si é um bem, mas, por ser um bem, pode ser corrompida, como ensinou Santo Agostinho. No seu uso há de se observar um limite. Tem de ter aquele bom senso com o qual muitos de nós fomos educados, e horário certo para cada atividade.

Marcio Adriano Freitas

Cartão de crédito

Para as pessoas que estão habituadas a usar o cartão de crédito nas compras diárias, o importante é definir o próprio limite mensal de compras com o cartão. Para saber esse limite, a conta é simples. Basta considerar a receita mensal total e descontar as despesas fixas tais como água, energia elétrica, escola ou faculdade, aluguel, outros financiamentos. O saldo indica o valor máximo a ser gasto com o cartão.

Ricardo Alexandre D. Zanardini

Educação financeira

Nossos jovens, saindo do ensino fundamental, enfrentaram a vida sem qualquer conhecimento de finanças pessoais e de direito. São presas fáceis para bancos, financeiras e arapucas em geral. Começam a vida sem ter noções, mesmo que rudimentares, de direito, contratos etc. Uma pena. Poderiam aproveitar o turno extra, tão em voga, para chamar profissionais, mesmo não remunerados, para dar palestras sobre esses temas aos estudantes.

Evaldo José Magalhães

Mobilidade urbana 1

Utilizei o transporte coletivo de Curitiba duas vezes e achei pouco funcional pelo tanto que divulgam. É um absurdo não haver integração na maioria das estações-tubo, que para mim deveriam servir para isso. Não passam de meros símbolos do transporte público para turista ver, possuem pouca ventilação e não têm banheiros. Além disso, as inúmeras linhas alimentadoras disputam espaço com os carros nas avenidas em vez de utilizar as canaletas. O pouco que conheci do sistema foi suficiente para perceber que a cidade precisa de metrô urgente!

Rafael dos Santos

Mobilidade urbana 2

Curitiba não é mais referência em mobilidade urbana. Enquanto a Urbs continuar à frente da gestão do sistema de transporte público, não vamos evoluir. O modelo foi copiado por outros países e a gestão adotada lá é diferente, para começar pela infraestrutura, com terminais de integração e estações que de fato funcionam bem e são confortáveis para seus usuários. O modelo aqui ficou totalmente defasado. E as ciclovias, em muitos lugares, estão largadas, sem manutenção, sem iluminação, tem até invasões ao longo das mesmas.

Elías Alberto Polanco Benavides

Greve

As pessoas insistem em culpar os professores e ainda acham que eles ganham bem. Os professores estão certos em paralisar os serviços; greve na época de férias chega a ser uma piada de humor negro: quem vai ligar para isso? Acho um crime sem tamanho um professor com curso superior ganhar menos que um engenheiro, deveria ganhar mais.

Maurício Antunes Ariede

Infraestrutura

O Brasil só sairá da operação tapa-buraco da nossa infraestrutura quando o governo federal deixar de ser corrupto, omisso e desorganizado e começar a pensar em Brasil para o futuro. O governo federal só pensa em ações redundantes que levam o povo brasileiro a gastos absurdos e resultados pífios. O pior de vivermos sofrendo por ações sem fundamento do governo é não termos perspectiva de um futuro melhor da maneira que está caminhando o Brasil.

Edson Lincoln Florscuk

Voto

Proponho um sistema de "voto ponderado". No momento da votação na urna, o eleitor mostraria para o fiscal uma carteirinha concedida pelo Tribunal Eleitoral em que constaria o nome, foto, RG e o seu grau de instrução, ou o sistema biométrico já teria essa informação. Se o eleitor for analfabeto, seu voto valeria peso 1, isto é, o seu voto seria multiplicado pelo fator 1. Com o ensino médio, o voto teria peso 5 e, com ensino superior, peso 10. Não seria muito mais justo?

Carlos Eduardo Wendler, empresário

André Vargas

Para quem acompanhou pela imprensa os desdobramentos envolvendo o deputado André Vargas, já era dada como líquida e certa a decisão do relator da Comissão de Ética da Câmara, que pediu a cassação do parlamentar. E de nada adianta Vargas espernear que sua defesa foi cerceada. O deputado sempre se esquivou em se defender perante o Conselho. Agora resta esperar que o plenário da Câmara vote o pedido de cassação do mandato.

Marcelo Rebinski, historiador

Veículos

Desde 2011 essa crise automotiva vem se arrastando. O governo federal deu desconto no IPI em troca de as montadoras não demitirem. Adiantou o quê? Em 2011, no início da crise, Clio e Gol custavam cerca de R$ 22 mil, hoje aproximadamente R$ 27 mil. Agora essas duas montadoras, VW e Renault, reajustaram em mais 20% os preços de seus carros, quando a crise já estava instalada e o momento era de baixar os preços.

Renato F. Wysocki

Bens

Todo homem e mulher eleito, concursado ou indicado a um cargo ou função de destaque no serviço público deveria disponibilizar seus bens pessoais, de seus dependentes e parentes até terceiro grau enquanto durasse seu mandato. É uma providência simples de se tomar e os órgãos públicos de controle assim o fariam. Com certeza malfeitos como desvio de dinheiro público e outras corrupções teriam a garantia da indisponibilidade dos bens. Se tal prática já existisse, tenho certeza de que os grandes escândalos não teriam existido, ou pelo menos teriam sido minimizados.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Pedágios

Numa viagem que fiz, fiquei impressionado com as estradas de Los Angeles a San Francisco, nos Estados Unidos. Rodei mais ou menos 600 km sem um centavo de cobrança de pedágio. E a qualidade é de dar inveja. Aqui no Brasil o governo quer arrecadar cada vez mais, oferecendo o mínimo possível para o povo.

Sebastião André da Silva, aposentado

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]