• Carregando...

O principal objetivo da proibição de se estacionar em determinadas ruas, como Brigadeiro Franco, é a fluidez do tráfego. Mas isso não ocorre! É impossível usar a faixa de estacionamento no horário das 17 h às 20 h. Nem mesmo guinchando os carros parados se conseguirá (Gazeta, 27/10). A Prefeitura Municipal de Curitiba deve acabar com essa indústria da multa e proibir os estacionamentos para sempre nessas ruas, dando assim fluidez ao tráfego durante todo o dia.

Heron Rodrigues

Carros guinchados 2

A Diretran está mais do que certa em adotar o guincho para remover veículos estacionados irregularmente. O nosso trânsito está cada vez pior por causa da péssima educação dos motoristas que pensam que podem fazer o que querem sem se preocupar com as regras de trânsito, que devem ser de conhecimento de todos os motoristas, e com os outros. No caso do aposentado que não queria ter o veículo removido por estar estacionado em local proibido e com todos os impostos e taxas do veículo em atraso, a argumentação de que a lei está sendo levada ao pé da letra é ridícula. Se cada cidadão interpretar as leis de acordo com a sua conveniência, viveremos num caos.

Gustavo Jansson Habitzreuter

Carros guinchados 3

O trânsito de Curitiba, que já não anda bem, piora e muito quando pessoas desrespeitam a sinalização de estacionamento proibido. Além disso, via de regra, os motoristas não percebem a sinalização de ruas que não permitem o estacionamento na hora de rush, próximo ao fim do dia. São ruas onde passa a ser permitido circular em três faixas, utilizando a faixa de estacionamento. Motoristas que ao que parece pagam IPVA duplo, não respeitam essa facilidade para melhora de fluxo, e andam no meio de duas faixas complicando ainda mais o trânsito. Campanhas de educação no trânsito são necessárias e urgentes.

Ayrton Zanon

Poder de investigação do MP

O Ministério Público tem curso de formação em investigação policial ou usa a própria polícia para efetuar sua investigações? Querem ser promotores públicos ou policiais?

Elcio José Bucóski

Lula e as metáforas 1

Quando deputado federal, Lula declarou que no Congresso Nacional havia trezentos "picaretas". Agora, afirma que no Brasil, Cristo teria que se aliar a Judas. Isso significa dizer que o seu governo está cercado de "Judas" ou de "picaretas". Eis o perfil do governo Lula, que, para ocultá-lo, "torra" bilhões de reais em publicidade oficial, de cunho eleitoreiro. Bom seria se ele declinasse os nomes dos "judas" que participam de seu (des)governo.

Rubens Vasconcelos Calixto, Fênix – PR

Lula e as metáforas 2

A metáfora usada pelo presidente Lula não foi das mais felizes, com certeza. Entretanto, a "particular" declaração do presidente não está de todo equivocada, pois o sistema político brasileiro faz com que o governante eleito seja compelido a traçar as mais amplas (e incongruentes) alianças para manter a governabilidade. O problema está no sistema político brasileiro, que impossibilita a ordinária manutenção do poder sem a costura de coalizões (daí o poder descomunal da "confederação" PMDB).

Josias Camargo Junior

Segurança 1

A coluna de Celso Nascimento publicada na Gazeta em 27/10 merece os parabéns. Objetiva e real, demonstra em números por que estamos apavorados e reféns de milhares de marginais e criminosos, a maioria com menos de 20 anos de idade, sem um mínimo de escolaridade, e dando um "banho" em nossas (velhas) autoridades repletas de cursos de especialização em segurança.

Haroldo Portugal

Segurança 2

A tal segurança divulgada pelo governador falando sobre o PMDB só acontece para ele. Porque para nós mortais que pagamos impostos é eterna insegurança. Só com sorte e orações é que continuamos vivos. Mais policiais na rua, mais equipamentos para eles trabalharem com segurança, o tempo de preparação do policial tem de ser maior e, é claro, diminuir o salário dos políticos e aumentar o do policial. Isso seria só o começo para melhorar a segurança no estado.

Maria Antonieta Pacheco

ILS III

Concordo com o texto escrito pelo piloto de linha aérea Sady Bordin (Gazeta, 26/10). Diferentemente do que foi informado pelo superintendente do aeroporto Antonio Pallu (Gazeta, 16/10), para que um pouso seja realizado em condições meteorológicas de ILS Categoria 3, são necessários três requisitos: aeronaves preparadas (as grandes empresas aéreas já as possuem), treinamento dos pilotos (que é realizado em simuladores de voo) e o equipamento instalado no aeroporto, donde se conclui que, uma vez tendo o equipamento instalado, as empresas efetuam o treinamento dos pilotos e as operações passam a ser possíveis. Portanto as empresas estão preparadas sim. É só disponibilizar o equipamento.

Carlos Eduardo Martinesco, piloto de linha aérea

Academia nos parques

Academia deve ser frequentada por pessoas sadias para prevenir doenças do corpo que chegam com a idade. Como vamos a uma academia se não temos acesso ao exame de avaliação física, que foi cortado pelos postos de saúde? Como curar uma dor física se esperamos dois anos para termos uma consulta com ortopedista? Tem um profissional para instruir os usuários? Até quando estes aparelhos serão cuidados para não virar entulhos como tantas praças que temos pela cidade? Isto cheira compra de votos.

Luiz José Pavelsky

O valor do não

"É de pequeno que se torce o pepino." Recomendo aos interessados, pais e professores, o livro Dizer Não, onde a psicoterapeuta Asha Philips demonstra que impor limites é fundamental para você e seu filho (aluno). Parabenizo a psicóloga Eliana Abdalla pela abordagem de que a autonomia não é conquistada com a falsa sensação de liberdade e facilidade (Gazeta, 25/10), e sim, com a consciência de que limites são essenciais para a adaptação e afirmação da criança como indivíduo realizado e seguro.

Aramis Chain

Incentivo à cultura

A lei não deve ser mudada, senão aprimorada e moralizada (Gazeta, 26/10). Que a lei possa beneficiar mais e melhor os que dela dependem. Que se fiscalize, com rigor, o uso desses recursos e para quê. Que se eleja projetos contemplados com a devida qualidade, sem injunções políticas, sem chunchos, sem que se beneficie, apenas, os apadrinhados. Aprimorem-se, também, as comissões encarregadas de escolher os projetos, às vezes, mais difícil de acertar que Mega-Sena acumulada.

José Aparecido Fiori

MST

Esperamos que as declarações do ministro Gilmar Mendes sobre investigações do MST sejam seguidas pelo Executivo e Judiciário. Não podemos através de movimentos criminosos rasgar nossa constituição.

Gustavo Ribas

Rodízio de funerárias 1

Curitiba é a única cidade no mundo que possui um sistema de rodízio de funerárias no qual a família não pode escolher a empresa que irá pagar e usar os serviços (Gazeta, 27/10). Torcemos para que o deputado Jocelito Canto tenha seu projeto aprovado e que esse rodízio chegue ao fim.

Zibetti Silva

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]