• Carregando...

Até quando teremos uma polícia abusiva e violenta que consegue confissões na base de tortura e ameaças? A atuação da Polícia Civil no caso Tayná foi vergonhosa, e é fato mais que conhecido que esse tipo de atuação ocorre em todas as delegacias. O prejulgamento das pessoas em acreditar que, se alguém foi preso, é porque necessariamente é culpado acaba perpetuando esse tipo de comportamento abusivo dos tempos da ditadura. A punição aos policiais envolvidos deve ser exemplar, já chega de abusos por parte do Estado!

Paulo Silva

Recursos

Dizem que não há dinheiro para atender às demandas da população, mas não pensaram em cortar 50% das verbas dos deputados, dos vereadores e demais políticos. Quanto custa um deputado para o povo? É justo que os representantes do povo – pelo menos eles se dizem representantes do povo – façam esse sacrifício. Mas esse dinheiro precisaria ir para saúde e educação, pois economizar sem saber onde aplicar não adianta.

Aliceu Canassa

Política

Nossos políticos, salvo raríssimas exceções, são verdadeiros celerados, não se preocupando com o povo que os elegeu. O "caradurismo" é tamanho que nem havia acabado de ecoar os sons das manifestações e alguns políticos resolveram aproveitar-se das regalias: com o dinheiro do povo, foram passear com o avião da FAB. O único direito que eles têm é de bem representar o povo, cuidando do erário, e só gastar em projetos que realmente beneficiem a população.

Osiris Ribeiro

Reforma política

Tenho certeza de que o primeiro passo para uma democracia direta seria a adoção do sistema de voto facultativo. Assim, só as pessoas realmente engajadas na política iriam manifestar-se, a favor ou contra o governo. Não teríamos mais votos de cabresto e nem manipulações da população mais humilde e desinformada. Nas recentes passeatas, em junho, a maioria era de pessoas perfeitamente cientes dos problemas políticos e sociais do país, que certamente votam conscientemente. O recado está aí. Algum político vai se esforçar para mudar nosso sistema eleitoral para iniciarmos uma grande virada?

Ademir Berton, empresário, São José dos Pinhais – PR

Médicos 1

Como pode a ministra Eleonora Menicucci afirmar em alto e bom som que "o governo federal abriu concurso público com 13 mil vagas para médicos em 2012, em todo o Brasil, mas em mais da metade dos municípios não houve candidatos" (Gazeta, 21/7)? Como pode uma ministra mentir assim descaradamente? Não houve concurso público federal algum! Certamente ela está se referindo ao Provab, mas omite que esse programa não é acessado por concurso público federal, e muito menos cria uma carreira. Ele é um programa temporário (2 a 4 anos), que não fixa o profissional na comunidade. É voluntário, ou seja, não tem concurso público, e o interessado não recebe salário (ganha uma bolsa), não tem direito trabalhista nenhum, e ganha, em troca, bônus na nota para concurso de residência médica, de modo que o programa distorce a meritocracia que sempre existiu nesses concursos. A carreira federal para médicos, acessada por concurso público, é a grande bandeira do movimento médico. Se fosse criada, choveriam interessados. Mas é mais fácil fazer políticas eleitoreiras e mentir à população.

Vicente F. C. Andrade

Médicos 2

Médicos são como todos os demais humanos: gananciosos, cultivam a raiva, o ódio. Ao notar a ignorância do paciente leigo, cresce em suas mentes o sentimento de superioridade, de que são uma classe de nível bem mais alto que os demais, e aproveitam-se financeiramente, elevando excessivamente o preço de seu trabalho. Esquecem totalmente do juramento que fizeram.

João Marcos Durski

Orçamento 1

Os congressistas já se manifestaram contra cortes das emendas parlamentares por parte do governo federal. E, para dizer que estão falando sério, deixaram de aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014. Ora, a LDO deveria ser aprovada até fins de junho, porque até 31 de agosto o Executivo tem a obrigação de encaminhar ao Congresso a proposta orçamentária para o ano seguinte. Pelo que se vê, os congressistas estão pouco ligando para o que diz a lei.

Helio Mazzolli, economista

Orçamento 2

Outro dia li que o governador vai transferir rubricas a fim de fugir das punições pelo excedente na Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora vem a nossa presidente dizer que algumas secretarias deixariam de ter status de ministério para atender aos reclamos das ruas. Ora, poderiam explicar qual é a economia que vão fazer? Ou mais uma vez estão mentindo descaradamente àqueles que os elegeram? Até quando vamos fazer papel de bobos da corte?

Luiz Fernando Pereira Simões

Tribunal de Contas

Não consigo entender como aprovam contas no Tribunal de Contas. Em Irati, o último prefeito eleito deixou várias obras inacabadas, verdadeiros elefantes brancos, sendo que uma delas leva o nome de sua irmã. Tem avenida com nome de seu pai, clínica com nome de familiar, todas feitas com dinheiro público. Sem falar que, antes de deixar o cargo, ele lançou concurso público que, se renovado, só permitirá a realização de outro em 2015, ano de troca de prefeito.

Antonio Carlos Dino

Jornada de trabalho

Sobre a reportagem a respeito da existência de médicos com jornada de 28 horas (Gazeta, 16/7), o correto seria implantar ponto eletrônico ou digital para todos os funcionários públicos, inclusive juízes e procuradores. Infelizmente, o que se tem é ficha-ponto, geralmente assinada ao fim do mês. E é preciso lembrar que normalmente também é exibida a assinatura do gestor imediato. Nesse caso, há sempre um gestor responsável permitindo tal baixaria.

Octávio Pareja

Radioterapia

A respeito da matéria sobre a oferta de radioterapia no Paraná (Gazeta, 18/7), a Secretaria de Saúde precisa descentralizar os serviços. É inadmissível que uma pessoa tenha de viajar 400 km toda semana para gastar dois minutos numa sessão de radioterapia. A descentralização geraria, ao longo do tempo, redução de custos de saúde para prefeituras com o transporte de pessoas necessitadas.

Luiz C. Segantini

Eleição para o TC 1

Alguém tinha dúvida sobre quem seria o "contemplado" com o cargo de membro do TC? É por essas coisas que o povo tem de se unir e ir para a rua demonstrar a sua indignação. Onde é que já se viu colocar a raposa para cuidar do galinheiro? Temos de fazer algo para mudar as regras do jogo e colocar nesses órgãos fiscalizadores do nosso dinheiro pessoas concursadas, ou escolhidas por um colegiado composto por cidadãos das mais diversas áreas não corporativas. Talvez eu não consiga ver essas mudanças acontecerem em nosso país, mas fica aí a minha indignação.

Jair Azevedo

Eleição para o TC 2

Será que o espírito do ACM baixou aqui no Paraná? Os Camargo venceram mais uma: a Assembleia Legislativa acabou com qualquer esperança de mudanças no TC. Quanto será que levaram para eleger o novo conselheiro? Está na hora de dizer um "não" rotundo a todos os deputados, chega de gente safada. Temos de colocar na Assembleia gente que realmente goste dos paranaenses e não que só pense no seu bolso.

Estela Galeazzi

Eleição para o TC 3

A Assembleia Legislativa protagonizou mais um episódio vergonhoso ao eleger Fabio Camargo para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Não bastasse o escandaloso corporativismo, o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, não obedeceu ao regimento, segundo o qual será proclamado eleito o candidato votado por 50% dos presentes mais um -- ou seja, 28 votos. Está claro que a eleição precisa ser impugnada.

João Alfredo Knopik

Eleição para o TC 4

Na eleição do novo conselheiro do TC poucos ganharam, muitos perderam. Ganharam o deputado eleito, seu pai, seu suplente e o governador. Perderam a moral a Assembleia Legislativa do Paraná, que não deu ouvidos ao clamor do povo paranaense -- este, sim, o maior derrotado.

Jorge Derviche, engenheiro civil

Política

Nos países evoluídos os cargos públicos são para todos os cidadãos porque são repúblicas verdadeiras, onde o progresso é feito pela diversidade de mentalidades. Mas o Paraná é uma república de banana, não consegue evoluir. Os velhos clãs compostos de pessoas de mentalidade inferior e falta de visão arrebanham tudo para as suas crias. São elites primitivas que não conseguem enxergar para além da cerca da sua fazenda.

Lotar Kaestner

Lula

Lula deu palestra na Universidade do ABC sobre política externa. Sim, realmente esse assunto ele domina, principalmente no quesito viagens. Mas de política interna ele não entende nada, prova disso é o que estamos vivendo nessa grande turbulência criada por ele e seus aloprados, com uma grande onda de corrupção de seus amigos e aliados políticos.

Walter Lemos Filho, consultor motivacional, Florianópolis – SC

Protestos

Será que já ocorreu a alguém que a ação desses vândalos no Rio de Janeiro tem a finalidade de desqualificar as causas que originam as manifestações pacíficas e ordeiras e, através do medo, impedi-las de ocorrer? Esses arruaceiros violentos podem estar a serviço de quem não tem interesse em que as manifestações continuem, pois elas são, ao mesmo tempo, indicativas e causadoras das grandes mudanças que queremos para criar um Brasil melhor.

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

Pesca predatória

Precisamos coibir a pesca predatória em nosso já devastado Litoral. Tal prática acontece quase que diariamente em nossas praias, com barcos explorando indevidamente nossas águas. Mas para quem solicitar a fiscalização? Hoje os barcos pesqueiros praticamente vão até a areia da praia para fazer o arrastão.

Moacir Costa

Calçadas

Não sei o que ocorre, mas até parece que não existem profissionais competentes para exercer a função de calceteiro. Ao se fazerem calçadas, o chão nunca é bem nivelado e bastam alguns meses para as pedras, lajotas ou ladrilhos começarem a soltar-se, levando as pessoas a cair e se machucar. A Praça do Japão, por exemplo, já tem muitos ladrilhos soltos no trecho da Avenida Sete de Setembro e os órgãos competentes deveriam prestar atenção.

Maria Angela Caldas Xavier

Professores

A alta evasão em licenciatura (Gazeta, 19/7) é reflexo da desmotivação causada pelos baixos salários para uma classe que está formando o futuro de uma nação. Esse é um problema difícil de resolver e que há anos é postergado. Outro motivo que desestimula o trabalho dos professores é ter de "empurrar" o estudante, mesmo que ele não tenha o mínimo de conhecimento necessário para avançar de série, sem contar os frequentes casos de agressões cometidas por alunos contra os professores.

Dionisio Francisco Grabowski

Maioridade penal

É triste observar como a tese de que os bandidos, incluindo menores de idade, são vítimas da sociedade ainda encontra tantas vozes em meio aos ditos especialistas. Enquanto os países que penalizam os criminosos vivem em segurança, o Brasil enterra os milhares de mortos de sua guerra não declarada. Até quando vamos continuar invertendo os valores?

Daniel Venturi

Telefonia

Sou fã dos serviços públicos. Quem tem minha idade ou mais certamente lembra muito bem da Telepar. Para trabalhar na empresa, o cabista, aquele funcionário que sobe nos postes, era preparado por três meses, fazendo um curso remunerado, e apenas após a aprovação no curso poderia ser efetivado. Agora, com a telefonia privada, vemos uns "coitados", sem nenhum curso, trabalhando com carro próprio, ganhando mal e executando péssimos serviços.

Vilson José Canello

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]