• Carregando...

Nós, brasileiros, sonhamos tanto e muitas vezes morremos sem ver acontecer um dos sonhos mais queridos: o da casa própria. Os percalços são tantos. As impossibilidades vencem as possibilidades. Queremos alçar voos, e despencamos. O otimismo vira utopia. Na esperança de novos representantes, vamos às urnas e ali depositamos a nossa maior confiança de dias melhores. Igual surpresa que se torna pesadelo, decepção, traição, desespero, quando vemos nas telinhas de nossas tevês ou na quase centenária, nossa amiga e companheira Gazeta do Povo, impresso em cores, uma desilusão fantasiada de castelo. E que castelo! Construído com a morte de muitos; com o salário de tantos; com o imposto de milhares; com o suor da maioria... Esperamos, pelo menos, que o castelo possa virar um meio de vida através de uma justiça sadia, como um hotel cinco estrelas, patrimônio tombado para o bem público e bem administrado, para trazer divisas ao nosso país tão desrespeitado por falsos políticos.

Paulo Walbach Prestes, Curitiba – PR

Castelos 2

Cassar o mandato do deputado dono do castelo é necessário, mas se trata apenas de um paliativo. Os deputados deveriam é acabar com a imunidade parlamentar, esta sim dá a certeza de impunidade para todos. Enquanto não fizerem isto, serão todos farinha do mesmo saco e deveriam ser tratados com o desrespeito que merecem. Quem concordar que permaneça sentado..., é assim que são aprovados os projetos na Assembleia no Paraná.

Herbert Richert, engenheiro mecânico, Curitiba – PR

Tráfico de drogas

Acho que é muito cedo para dizer que vencemos a luta contra o tráfico, mesmo porque isso é algo que precisa ser realizado definitivamente, mas a recente apreensão no porto de Paranaguá é de suma importância para todos nós, pessoas de bem. O combate deve se dar a cada dia e ad eternum. A apreensão significa exatamente isso: a polícia corre atrás dos bandidos. E deve ser assim mesmo, sendo que esse correr atrás não deve ser lento; também é preciso adquirir novas técnicas, novas estratégias. Quem corre atrás também chega, também alcança. O errado é quando temos passividade/apatia por parte daqueles que têm o dever de fazer isso. De resto, meus parabéns à Polícia Federal.

Danielle Ago, por e-mail

Cartórios

Em seu artigo "A burocracia e os cartórios" (Gazeta, 8/2), o sr. Ângelo Volpi defende uma das maiores fontes de renda dos cartórios no Brasil, a firma reconhecida de assinaturas. Um tabelião presta serviço ao cidadão? Sim. Porém, nos cartórios, há uma verdadeira indústria de firmas reconhecidas e carimbos. Saiba que no Brasil é fabricada a maior quantidade de carimbos no mundo.

Lúcia Fagundes, por e-mail

Crimes sem solução

A coluna de Celso Nascimento de 5/2 traz a realidade da insegurança em que nos encontramos no Paraná, face a ineficácia policial em identificar e prender os autores de diversos crimes. Os números apresentados pelo jornalista são alarmantes e requer das autoridades providências urgentes, pois os assassinos conhecidos e desconhecidos continuam soltos ameaçando a toda a sociedade.

Romualdo Antonio Mehret, Curitiba – PR

IPVA

Concordo plenamente com a preocupação de nossos nobres deputados estaduais em relação à alíquota de IPVA sobre suas caminhonetes. Afinal, eles necessitam de um transporte digno para os seus jet ski e motocicletas para Caiobá e Florianópolis, objetos estes que tanto geram emprego no Brasil. Pensando bem, a alíquota deveria ser reduzida a zero, tal a utilidade destes veículos, bem como de seus donos. Deputados, por favor, criem vergonha. O Paraná agradece.

Michael Mull Valencia, por e-mail

Sem limites

O direito de se candidatar indefinidamente à Presidência só pode ocorrer sob coação interna dos próprios políticos, legitimando o ato com alterações na Constituição do país, ou usurpando o direito a liberdade de escolha. Não acredito que um povo inteiro possa dar tal oportunidade a um candidato, sem que queira depois mudar a administração da União.

Ana Paula Pedrozo, por e-mail

Novos radares

Eu concordo que a instalação de novos radares em Curitiba é necessária. Moro no Agua Verde, na via rápida que vai do Portão ao centro, e vejo muito abuso por parte dos motoristas, que não respeitam as sinalizações. Dirigem em alta velocidade, pensam que são donos da rua, agem por exibicionismo. A polícia nada faz para coibir este tipo de abuso. Foram feitas várias campanhas de educação no trânsito e as autoridades, para coibir abuso de velocidade, precisam instalar mais radares.

Ovídio K. Kondo, Curitiba – PR

Curitiba e a Copa 1

É como nossa casa em vésperas de receber visitas importantes. Curitiba ganha maior visibilidade, o bairrismo aumenta e todos vão colaborar para que a cidade tenha uma excelente referência internacional em qualidade de vida. Investimentos adicionais serão feitos, antecipando benefícios de infraestrutura e exigindo serviços de qualidade. O melhor preparo dos curitibanos para a exploração do turismo vai ter desdobramentos positivos na economia e no bem-estar da população.

Clovis Pena, por e-mail

Curitiba e a Copa 2

Copa do Mundo em Curitiba? Não, não e não! Sabe o que vai acontecer se tiver algum jogo em nossa cidade? Uma conta enorme para o povo paranaense pagar. Não foi assim em 1950? Será assim de novo. Tudo que for gastar na Copa do Mundo de 2014 (e olha que sou apaixonado por futebol), gastem em coisas que venham beneficiar o povo do Paraná.

Luís R. dos Santos, por e-mail

Curitiba e a Copa 3

Será que após a Copa do Mundo de 2014 não vão existir mais bandidos, desocupados, malandros e políticos corruptos? Se for assim, a capital paranaense será muito melhor com certeza.

Rosny Aryon Conrad, por e-mail

Curitiba e a Copa 4

Dia 5/2, por volta das 18 horas, na Rua Visconde de Nacar, a polícia e a torcida Fúria Azul, do Paraná Clube, fizeram um treinamento. Ônibus articulado atravessado na rua, trânsito parado e o pedestre, cidadão comum, fugindo da confusão em pleno horário de fechamento do comércio. O teste foi de total reprovação para um jogo da Copa em Curitiba. Torcida e polícia têm que treinar bastante para que a Copa venha para Curitiba.

Neu Costa, Curitiba – PR

Violência

Estupros, assassinatos, torturas... O povo pede um basta. Esses crimes bárbaros que têm ocorrido no Paraná são cometidos por pessoas desprovidas de qualquer humanidade. Trinta anos de prisão, a pena máxima no Brasil, jamais serão suficientes para redimir esses bandidos. Quando veremos uma ação enérgica de nossas autoridades para mudar esse cenário?

Renan Baggio, por e-mail

* * * * * * *

Cumprimentos à Gazeta

Orgulho dos paranaenses

A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia e um dos principais instrumentos de evolução na busca por justiça e igualdade. Ao completar 90 anos de existência, a Gazeta do Povo se consolida como o mais importante jornal do Paraná, canal de expressão dos ideais, aspirações e realizações dos paranaenses, e veículo fundamental para o progresso e avanço em nosso estado.

André Zacharow, deputado federal

Respeito ao leitor

Quero parabenizar os 90 anos de vida da Gazeta do Povo. Sempre voltada para veiculação verídica da informação, nunca esquecendo os princípios da ética, legalidade e, acima de tudo, o respeito com o leitor. Meus sinceros votos que esta Gazeta se perpetue no tempo, mostrando sempre a nossa realidade, doa a quem doer.

Mauro Wolff

Aprendizado e ensinamento

Obrigado, Gazeta, pela sua existência. É importante a seriedade jornalística que encontramos neste matutino. Viva a sociedade livre e democrática.

Edison Bindi

Lições de jornalismo

A Gazeta do Povo reúne excelente conteúdo jornalístico e permite que as pessoas compreendam melhor a realidade, deixando claro quando se trata da opinião do veículo diante dos fatos que cobre e publica. Por causa da Gazeta, penso que se pode acreditar no jornalismo. Parabéns pelos 90 anos.

Fábio A. Burnat

* * * * * * *

leitor@gazetadopovo.com.br

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]