• Carregando...

No último domingo (dia 8/10), me dirigi ao cemitério do Água Verde para visitar o túmulo de minha família. O que se passou foi horripilante. Dezenas de túmulos e capelas encontravam-se violados, arrombados, com vidros quebrados e com as placas de identificação, cruzes, imagens de Cristo e fotografias furtadas ou danificadas, em atitude criminosa de ofensa aos mortos. Em nosso túmulo de família, enormes buracos que evidenciam o uso de ferramentas para a subtração de placas e adornos. O cemitério está em total abandono e não há policiais; assaltantes de idosos e andarilhos lá dormem e se embriagam, segundo as informações de muitos cidadãos que visitavam seus entes queridos já falecidos. Quem se responsabiliza por isso? Onde está a Guarda Municipal que deveria guarnecer permanentemente o campo santo como ocorre no Cemitério Municipal? Ao que tudo indica, em Curitiba há tratamento desigual entre os cidadãos. Uns merecem segurança, outros não.

Fabian SchweitzerCuritiba, PR

Gasolina 1

Fico espantado como o preço da gasolina flutua em Curitiba. Estava pagando R$ 2,19 o litro e, sem nenhum aviso ou motivo, do dia para a noite, foi para R$ 2,59. É uma variação muito grande. Qual seria o motivo? Detalhe, sempre subindo mais. Tento imaginar qual governo seria capaz de regularizar essa situação; afinal, parece que nenhum deles quer tomar partido, mas, garanto, se organizarem esse setor cartelizado ganharão votos de muitos indignados como eu.

Higor ReisCuritiba, PR

Gasolina 2

Espero que o Ministério Público atue com rigor e rapidez nessa alta dos combustíveis, sem o menor motivo, que estamos vivenciando nestes últimos dias. Em umas das maiores safras de cana-de-açúcar dos últimos tempos, o álcool, sai das refinarias a RS 0,75 e passou estranhamente nas bombas de RS 1,17 para RS 1,59, em menos de três dias, sem que nada justifique o absurdo aumento, além da ganância e lucros abusivos como a própria reportagem da Gazeta, recentemente, constatou. Contamos com ação urgente e sempre eficaz do Ministério Publico.

Maria Eduarda MendonçaCuritiba, PR

Cidadania

Cumprimentamos a Gazeta do Povo pela matéria (sobre o debate com os candidatos ao Governo do Paraná), ao mesmo tempo em que sugerimos ao eleitor, que amadurece a cada pleito, que inicie o exercício da cidadania. Alguns exemplos: fiscalizar os eleitos durante o mandato, exigir maior transparência, trabalhar para reduzir a impunidade.

Antônio Augusto Guarita CartaxoCuritiba, PR

Assentamento

Não, nunca, jamais (sobre a possibilidade de assentamentos do MST no litoral). Vocês já imaginaram se um assentamento for aprovado (o menor que seja) o que os grandes proprietários de terras do litoral vão fazer? Com a aprovação, famílias inteiras serão carregadas da periferia das grandes cidades para forçarem o Incra a assentá-las no litoral. Lá se vão os nossos 3% de cobertura vegetal.

Vanessa ErbeCuritiba, PR

Falta d’água?

Toda vez que eu vejo uma propaganda educativa sobre o racionamento de água, eu parabenizo os meios de comunicação pela correta iniciativa educativa, no qual devemos sempre pensar: a água não é um recurso inesgotável, e sua falta causa mais do que transtornos à agricultura, ou à economia. É uma questão de vida ou morte, pois sem esta, fundamental para a manutenção da vida, maior sua necessidade antes mesmo ao alimento. Quem lembra de esclarecer, divulgar, recordar e mesmo questionar quando, após um mês todo de economia em que o cidadão venha a gastar dois metros cúbicos de água e paga em sua conta um valor de dez metros quadrados?

Valdir C. SilvaCuritiba, PR

Aposentadoria

É um verdadeiro absurdo o orgulho do governo Lula em criar universidades. Para compensar o baixo nível da educação básica, criam-se sistemas de cotas, que nada mais é que garantir vaga para quem não conseguiu classificação por capacidade ou conhecimento. Isto, com toda certeza, vai diminuir o nível do ensino superior, para que os cotistas possam acompanhar os demais. Educação não é projeto para quatro anos, é para 10, 20, 30 anos, se o governo investir durante dez anos no ensino fundamental e médio o que gasta com o ensino superior, todos concorrerão em igualdade de condições a uma vaga nas universidades. Educação não pode ser pauta de discursos de candidato e promessa para o "meu próximo governo". Isto é coisa séria. Infelizmente, quanto mais ignorante for a população, mais fácil se eleger e continuar brincando de "governante".

Antonio Carlos Wanderley, aposentadoCuritiba, PR

Erramos

O mapa com as 4 novas circunscrições de registros de imóveis – que aguardam determinação do Tribunal de Justiça para começar a funcionar –, divulgado ontem na reportagem "Criação de 4 cartórios agilizará registros de imóveis em Curitiba", na página 3, estava errado. No link ao lado, a área correta de abrangência das 13 circunscrições, aprovada pela Assembléia Legislativa por meio da Lei 15.246 de 11de setembro de 2006.

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]