• Carregando...

Se pararmos para pensar, apenas um pouquinho, claro que haveremos de concluir a necessidade de mais oportunidades para crescer e evoluir. Também penso que sempre são as palavras mal colocadas. Não é comunicabilidade com os "mortos", e sim com os "espíritos", estes sim eternos. Chico Xavier (Gazeta, 2/4) deve ser exemplo principalmente por seus atos e ações em favor do alívio da dor, a tristeza, da miséria humana – sempre com digno espírito cristão e honestidade, nunca visou ao interesse próprio.

Joao Luiz Zander

Chico Xavier 2

Parabens à Gazeta do Povo pela reportagem sobre a vida de Chico Xavier, pois trata-se da doutrina da caridade, tolerância e amor. E é disso que precisamos muito nestes tempos.

Gonçalino Ribeiro de Queiroz

Multas eleitorais

A ironia de Lula sobre as multas recebidas da Justiça por desrespeito ao prazo legal para campanha eleitoral mostra aos brasileiros, mais uma vez, o desprezo que ele tem pela democracia. Ele atropela as leis, critica a imprensa, desrespeita os adversários e faz chacota com opiniões contrárias às suas. Lula adoraria governar o país segundo suas próprias regras e seus interesses. Esse empenho em ganhar as eleições presidenciais através de uma candidata criada é a maneira que ele encontrou para permanecer no poder, se possível, eternamente, da mesma forma que o seu modelo e inspirador Fidel Castro.

Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro

Diários secretos

Sobre a manchete "Banco vê fraude em conta da Assembleia" (Gazeta, 2/4), não seria o caso de se inverter o papel do banco? Ao invés de vítima, ele não deveria ser analisado como réu? Vão tambem dizer que não tem responsabilidade sobre esta e provavelmente outras contas abertas neste estabelecimento bancário? E os gestores da Assembleia, presidente, primeiro-secretário, vão continuar de vítimas? É que os desfalques não saíam dos bolsos deles. Em qualquer empresa séria as cabeças dos presidentes rolariam, mesmo que os estragos tivessem sido feitos por executivos. Afinal eles não têm responsabilidade sobre seus contratados?

Paulo Arnhold

Eleições

Dada a largada para a corrida presidencial. Agora é só fechar o nariz e começar a fazer as mais espúrias alianças. Democracia abaixo do Equador é assim.

Humberto de Luna Freire Filho

Renda extra

Os baixos salários praticamente obrigam os policiais a procurarem o segundo emprego. Nos preocupamos com a nossa segurança, com a da nossa família e da sociedade. Com o salário que recebemos não temos condições de comprar uma casa em um bom lugar para proteger nossa família; de comprar um carro, já que temos que nos deslocar para o quartel sem farda e não temos o auxílio transporte. O segundo emprego por um lado nos propicia um rendimento muitas vezes maior do que o nosso soldo e por outro nos deixa em más condições físicas e mentais para atuar em benefício da sociedade. Espero que a sociedade e seus governantes resolvam de vez esse problema, senão vamos ter que buscar outras alternativas de segurança e pagar muito mais por elas.

Carlos Eduardo Santos

Motivos para amar Curitiba 1

Vi a excelente matéria sobre Curitiba, na Gazeta do Povo. E no meio de tanta coisa para comentar, é bom lembrarmos os artistas curitibanos que contribuem para a divulgação do nome da cidade em filmes, músicas, obras de arte e outras mídias.

Carlos Roberto, músico e publicitário

Motivos para amar Curitiba 2

Em meio aos festejos dos 317 de nossa Curitiba, em meio também da troca de seu governo em virtude das próximas eleições, o que deveria, realmente, nos chamar a atenção é o assustador e vertiginoso crescimento demográfico da capital paranaense. Sim, esse é o termo correto: assustador, pois coloca em risco a qualidade de vida, antes tão decantada da nossa querida cidade.

João Arnaldo de Oliveira

Palacete Graças a Deus

Quando estudante em Curitiba, no início da década de 50, todo mundo estranhava o nome do Palacete Graças a Deus (Gazeta, José Carlos Fernandes, 2/4). Mas a versão que corria de boca em boca era que a proprietária tivera muita dificuldade em erguê-lo e, quando concluiu, "deu graças a Deus", inspirando-se aí o nome com que ela batizou o palacete: "Graças a Deus" concluí a obra. Sempre acreditei nessa versão.

Celso Antonio Rossi

Aumento da violência 1

Durante muitos anos Curitiba sustentou status de capital de primeiro mundo, ou capital social, capital ecológica, etc. Hoje nós estamos pagando o preço. Pessoas de todos os estados vieram para o Paraná. Aumentou a violência, assim como o trânsito se tornou caótico. Em breve o litoral também vai ter o mesmo problema. A mídia está expondo muito o Paraná e isso causa um impacto negativo. Tenho saudades de Curitiba de há 10 anos. Era possível sair à noite para comer uma pizza.

Milton Moreira Grandí

Aumento da violência 2

As fronteiras do Paraná com Mato Grosso do Sul e Paraguai, terrestre e aérea, são portas abertas para a entrada de drogas. Alardeou-se aumento de vigilância em Guaíra, a turma passou a buscar outros portos, servidos por balsas até.

A fiscalização na ponte Magalhães Neto em Icaraíma é nada. E quem não atravessa por água escolhe o céu, sempre de brigadeiro.

Parreiras Rodrigues

Aumento da violência 3

Há poucos dias comemoramos o aniversário de Curitiba. Muito se falou sobre as belezas dos nossos parques, a qualidade do nosso urbanismo, as características anedóticas do curitibano, etc. Mas como é possível comemorar qualquer coisa quando se sabe que de janeiro a março Curitiba e sua região metropolitana registraram 576 homicídios? Esse número assustador revela que, apesar de todos os encantos, Curitiba é uma selva. Mais assustador ainda é o silêncio de políticos, das autoridades e da sociedade civil acerca do assunto. Se essas mortes tivessem sido registradas nos elegantes e confortáveis bairros do Batel, Juvevê e Cabral, alguma medida muito drástica já teria sido tomada. Mas como os mortos são jovens da periferia, temos um silêncio e uma apatia ultrajantes. O recado dado pelas autoridades e pela sociedade curitibana é: há vidas que valem mais do que outras!

Renato Perissinotto, professor da UFPR

"A maior parte dos veículos furtados não recuperados vai para o desmanche. Portanto, uma fiscalização rigorosa já atenuaria muito a demanda pelos veículos. Na outra ponta, a receita tradicional: polícia em quantidade e qualidade, na rua."

Flavio Rennhack

"A violência é algo inerente ao ser humano, sendo contida pelas instituições sociais, família, Estado etc., que a mantêm sob controle. Mas ela aflora em momentos de crise."

Willian Yahz

"Ando todos os dias de bicicleta ou a pé para ir ao trabalho. E me arrisco todos os dias. Faltam sinaleiros para pedestres e, quando há, o risco continua porque aqui é normal os carros passarem no sinal vermelho."

Denise Kelm Soares

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]