• Carregando...

Não é espetacular a eficiência do Contran? Em dois meses, estudou e decidiu a implantação de chips identificadores nos carros. Mas para quem já "estudou" a obrigatoriedade do kit de primeiros socorros (lembram-se?), criou esse espetacular curso de direção defensiva e já revisou as diversas impropriedades contidas no Código de Trânsito, deve ter sido fichinha. Aliás, a propósito, acredito que o Brasil tem a única legislação do planeta que pune o motorista por falta de autoridade moral (responsabilidade pelo não uso de cinto pelo(s) passageiro(s) do banco traseiro).

Murilo Antônio SimõesCuritiba, PR

Arborização

Concordo com a matéria da Gazeta do Povo sobre a arborização de Curitiba. As árvores, certamente, são impróprias para projetos urbanísticos. Com raízes grandes, atrapalham os pedestres nas calçadas, copas inadequadas e troncos não flexíveis aos ventos. A única solução plausível seria a conscientização das lideranças políticas de Curitiba. As árvores deveriam ser substituídas por espécies próprias para o meio urbano. É claro que isso seria realizado a longo prazo, mas seria um alívio para a população.

Andressa Oestreich, estudantePinhais, PR

Queda de árvores

As últimas ocorrências de chuva e vento indicam que alguma coisa não está normal. Segundo o Simepar, o índice pluviométrico não foi tão elevado e os ventos, idem. Talvez seja hora de a prefeitura repensar no tipo de árvores que coloca em nossas ruas e na sua disposição. As árvores atuais são muito altas, alcançam até o 5.º andar dos edifícios, e seus galhos, quando não as próprias, ao caírem causam um estrago elevado. Por que plantar árvores embaixo de fios de luz e telefone?

Luiz Alexandre S. ReisCuritiba, PR

Serra do Mar

Em relação à observação do leitor Paulo Sidnei (18/11), a Ecovia esclarece que as tachas refletivas, conhecidas por "olho-de-gato", estão posicionadas nas rodovias sob a responsabilidade da concessionária de acordo com normas vigentes e são substituídas sempre que danificadas. Em casos extremos de neblina forte e chuva intensa, a visibilidade fica bastante limitada, mesmo com a tecnologia de ponta utilizada na BR-277. Em casos adversos de clima, a orientação é para que os motoristas obedeçam à velocidade relativa à situação climática, evitando ultrapassagens. A Ecovia implantou no trecho da Serra do Mar balizadores de concreto refletivos nas barreiras de concreto "New Jersey" e nas defensas metálicas com película "grau diamante", as mais eficientes disponíveis no mercado.

Gerência de Engenharia Ecovia

Conselhos tutelares

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90) criou os Conselhos Tutelares, eleitos pela comunidade, com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Em Curitiba, os citados Conselhos têm como área de atuação correspondente a nove Administrações Regionais e são vinculados à Fundação de Ação Social, nos termos da Lei n.º 11.831/2006. Embora a eleição dos conselheiros esteja prevista para o dia 10/12/06, pouco ou nada se divulgou acerca da escolha dos candidatos e do referido pleito. Outro problema é a informação de que o Tribunal Regional Eleitoral, responsável pela implementação da eleição, disponibilizará somente uma urna em cada Administração Regional, sob a justificativa do "alto custo" para instalá-las em todas as escolas do município. Como pode ser constatado, o poder público não prioriza a prevenção dos problemas relacionados às crianças e aos adolescentes em situação de risco. Prefere tentar combater as conseqüências, construindo penitenciárias. A postura estatal relacionada à eleição não se coaduna com a melhor prática democrática.

Antônio Batista de Souza, advogadoCuritiba, PR

Pichações

É lamentável que o poder público não tome providências para coibir as pichações e vandalismos no centro da cidade. A cada dia, a nossa cidade fica mais suja. De que adianta contratar um exército de garis para limpar o chão se as paredes estão imundas. E o policiamento à noite inexiste. Guardas municipais para quê? Fazer ronda de dia, quando o correto seria fiscalizar o patrimônio público.

Emerson C. Rocha, economistaCuritiba, PR

Estressada

A prefeitura de Curitiba, através da Urbs, precisa "reciclar" a cobradora de ônibus da estação-tubo da Praça Senador Eufrásio Correia. A referida trabalhadora demonstra estresse e ter caráter explosivo contra adolescentes que se concentram naquele ponto. Eu já testemunhei várias vezes ela usar palavras de baixo calão, xingar alto e humilhar os jovens da periferia que fazem uso dessa estação. Uma pessoa que trabalha com o público não pode ser raivosa. Se ela não gosta de barulho, concentração de jovens etc., deve procurar outro emprego e não demonstrar sua ira irracional contra passageiros.

Renata OliveiraCuritiba, PR

"Que pena que o Controle de Tráfego Aéreo esteja sendo apresentado ao povo, autoridades e políticos do nosso país por erros e não pelos seus acertos, dedicação e bons serviços prestados ao longo da existência da aviação."

Diógenes Silmar GussoCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]