• Carregando...

A iniciativa do poder público no controle da frota de veículos em relação a furtos e roubos (Gazeta, 23/6) é interessante. O chip poderá também ser utilizado para coibir excesso de velocidade, avanços de sinais, parada nas faixas, evitar clonagem nas placas e, inclusive, monitorar o deslocamento do veículo quando em viagem pela família do condutor. Com isso será possível saber via internet em que local do território brasileiro o veículo está trafegando. Pode ser usado inclusive em processos criminais como o que aconteceu com o assassinato da advogada em São Paulo. Entendo que este procedimento é mais em prol do cidadão do que contra, afinal de contas o que interessa para o cidadão correto é que alguém está cuidado de um bem seu.

Paulo Afonso de Souza

Chips em veículos 2

É interessante o movimento da OAB contra a instalação de chips de monitoramento da frota civil no país, assim como também é interessante a iniciativa do Contran. Mas discordo do posicionamento da presidente da Associação Nacional dos Detrans, Mônica Melo, que disse: "Se olharmos o sistema por esse prisma [da invasão de privacidade], as câmeras instaladas nas grandes cidades do país também podem ser enquadradas dessa forma". Até podem. Só que um chip é bem diferente de pontos de monitoramento por câmera. É como se a câmera estivesse instalada no ombro do cidadão. Uma vez dado o poder de informação ao Estado, está dado o poder para que o mesmo faça o que bem entender com tal informação e duvido veementemente de quem negar isso.

Jefferson Fonseca Moreira

Ficha limpa 1

Com certeza os políticos com condenação nos tribunais de contas devem ficar inelegíveis, além disso, o correto seria bloquear os bens deles, e fazê-los devolver ao Estado o dinheiro que foi desviado. Talvez, se a Justiça começar a agir dessa forma, o nosso querido Brasil seja um país mais justo.

Gerson Vargas Peixoto

Ficha limpa 2

Creio que a condição para ser político deva passar pelo mais alto grau de idoneidade e, uma vez condenado por reprovação de suas contas, mesmo que com a possibilidade de recursos, a inelegibilidade deveria ser fato contínuo até que se trouxesse à luz o resultado final. Essa regra deveria ser imposta a todos os cargos eletivos. Que apresentem todos certidões negativas e atestados de antecedentes atualizados para se candidatar.

Edevaldo Miguel da Silva

Alianças políticas

Tem me chamado a atenção a postura dos partidos políticos em busca do apoio do senador Osmar Dias. Uns o querem como candidato a governador enquanto outros desejam que seja reeleito senador da República. Enquanto isso, o senador vai se reunindo hora com um, hora com outro. Fico com meus pensamentos, questionando quantos discursos deva ter e como se portará em cima dos palanques.

Raul Elias Karam

Local para arena

Uma arena de eventos deve considerar o acesso, trânsito e especialmente desenvolvimento urbano, sem prejuízo ambiental (Gazeta, 23/6). A nova arena de eventos deveria ser construída na extensão da Eduardo Sprada após o Contorno Sul, antes do Parque Passaúna. O local possui vias rápidas de ida e volta ao centro da cidade, tem acesso privilegiadíssimo para a maioria dos bairros e cidades da região metropolitana. Já existe uma tendência de eventos culturais e shows devido ao Teatro Positivo. A região já recebe diariamente enorme público devido à Universidade Positivo.

Darci de Freitas

Nova pedreira

É lamentável que uma estrutura como a Pedreira Paulo Leminski esteja jogada às traças, sem nenhuma utilização de eventos de show por causa de meia dúzia de vizinhos que não querem ser perturbados, deixando aquela estrutura gigantesca vazia há anos. Essa área é de utilidade pública, e a lei deveria ser menos agressiva e ter abertura para um plebiscito ou audiência pública para saber a opinião pública.

Aldo Dante Machado Jr.

Orelhão

O atrevimento de quem coloca anúncios em telefones públicos é acintoso! Afinal, a quem cabe coibir essa deplorável prática? Creio que o Ministério Público deveria interceder. Creio que somente um trabalho conjunto entre prefeitura, Polícia Militar e a operadora pode surtir efeitos. Afinal para que servem as câmeras existentes, especialmente na Rua XV, e que custaram uma fortuna ao erário? Aliás, punguistas, golpistas e desocupados atuam livres e impunemente, nas saídas de bancos, na região central, enquanto belas viaturas circulam entre pedestres, alheias a tudo. A prometida limpeza da marginalidade no Centro funcionou até se perceber que são inócuas as caras câmeras!

Flávio Vilmar da Silva

Enchente no Nordeste

Assistindo à tragédia das enchentes no Nordeste, confirmo o que já sabia: as famosas obras do PAC não passam de demagogia e propaganda enganosa. É simplesmente revoltante ver o sofrimento daquele povo nordestino perdendo o pouco que tem. Era uma tragédia anunciada e nada foi feito!

Regina Almeida

Falta de mão de obra

As empresas precisam cada vez mais de mão de obra qualificada, o que mostra o crescimento e o desenvolvimento de um país. Mas o governo não apoia os interessados em fazer determinado curso para se qualificar. Meu filho está fazendo curso técnico de segurança e eu tive que desembolsar dinheiro para o pagamento das mensalidades. O Senai antigamente não cobrava, agora cobra muito caro por um curso de eletrônica por exemplo.

Luiz Antonio Zanuso

Escuta em presídios

Acredito que os direitos humanos realmente devam ser preservados, mas para os humanos direitos. Se for para preservar a segurança pública e evitar que os presos cometam novos delitos mesmo estando dentro da cadeia, as gravações devem sim ser feitas. Como diz o ditado, quem não deve, não teme.

Catarina Natucci

Crianças em abrigos

É isto mesmo que acontece com as crianças, é uma demora muito grande no processo de adoção (Gazeta, 23/6). Tenho conhecimento de causa. Os juizados de infância não estão nem aí se há criancinhas que esperam pelo carinho de pai e mãe. Há casais na fila de espera por um bebê, e só para habilitar a nova família leva-se mais de um ano, enquanto isso o bebê já vai estar com 2 ou 3 anos.

Maria da Silva

Limpeza urbana

A prefeitura deveria criar um sistema de educação forte a respeito da coleta de lixo reciclável, não só educando, mas incentivando a fazê-lo. Creio que grande parte do lixo gerado pelas famílias é reciclável. São embalagens de produtos e isso é facilmente verificado. Além disso, é necessário punir severamente os que ainda pensam que as ruas, terrenos e margens de rios são depósitos de lixo.

Douglas Wilson Martins

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]