• Carregando...

É verdade mesmo que as provas são cobradas dos alunos na rede pública de ensino (Gazeta, 17/3). O valor é R$ 0,10. Também é verdade que a escola nos fornece uma cota bimestral. Porém insuficiente para realizar todas as avaliações previstas. A cota dá para, no máximo, duas provas bimestrais. Isso é um absurdo e uma injustiça com o aluno. Resumo da questão: ele faz duas de graça, e as restantes, ele paga. E isso é para cada disciplina.

Maria José Palma Corrêa, professora de Língua Portuguesa

Educação especial

A escola mais adequada para crianças com necessidades especiais é aquela que conta com uma infraestrutura capaz de dar suporte ao desenvolvimento de todas as dimensões do ser humano. Aquela que conte com profissionais devidamente capacitados para saber trabalhar com as diferentes necessidades especiais. Realidade quase que inexistente, de modo especial, no estado do Paraná. Colocar todas as crianças portadoras de necessidades especiais, crônicas ou não, dentro do ensino regular é um crime contra a própria criança.

Paulo Sérgio de Faria, professor

Armas

Parabéns pela reportagem "Armas a menos, crimes a mais", (Gazeta, 19/3). Já estou farto das estatísticas fictícias de nosso "valoroso" governo.

Frederico A. da Costa

Trânsito 1

Para melhorar o tráfego de veículos em Curitiba, acho que alguns pontos deveriam ser revistos, como diminuir o número de ruas "sem saída"; realizar um melhor estudo sobre as mãos viárias, pois há muitas ruas paralelas com mão indo para o mesmo sentido. Deveríamos ter mais viadutos e menos sinaleiros. Além de, é claro, termos o metrô.

Christovam Pessoa

Trânsito 2

Viadutos, pontes elevadas são necessários para melhorar o trânsito por aqui. Basta ver cidades de São Paulo, como Campinas e Ribeirão Preto, para percebermos o quanto estamos atrasados. E a prefeitura constrói, a peso de ouro, a Linha Verde. Enquanto isso, as entradas da cidade ficam com aspecto de cidadezinha do interior.

João Mattos

Carros antigos 1

Deveria ser ao contrário, o IPVA deveria ser mais caro para carros velhos (Gazeta, 18/3). Eles poluem mais, põem a vida dos outros em perigo e fazem a frota envelhecer. Deveria ser incentivado a essas pessoas que comprassem carros novos e não ao contrário.

Marcos Szmargowicz

Carros antigos 2

É evidente que o governo deve cobrar impostos sobre a circulação de veículos com mais de vinte anos. Poderia, obviamente, cobrar menos já que são veículos de menor valor. Entretanto, não deveria, de forma alguma, isentar ninguém dessa obrigação. Afinal, todos têm os mesmos direitos perante a lei, não há motivos para que alguns sejam privilegiados. Se possuem um veículo, precisam arcar com a carga tributária como qualquer outro cidadão.

Sandra Maria T. Poletto, professora, Campo Largo – PR

Carros antigos 3

A tributação deveria ser alta para esses veículos pelo motivo de limpar das ruas as "carcaças" que não possuem condições de trafegar, que só causam acidentes e poluem o ambiente. Com a tributação alta os antigos que ficariam seriam as "relíquias", bem cuidados, que não ofereceriam perigo. Hoje com isenção, o que vemos é um incentivo a ter "lixo" trafegando porque nem vistoria é necessário.

Toniel Mocelin Ceccon

Diários secretos 1

Fico imaginando como seria nosso país: educação de primeiro mundo, sistema de saúde e de segurança pública de qualidade, muito rico, pois tirando a classe política somos um povo laborioso. As eleições se aproximam. Enfim, está na hora de aprendermos a votar.

Terezinha Sonia dos Reis Ribeiro

Diários secretos 2

Sou assíduo leitor e assinante há muitos anos da Gazeta do Povo. Parabéns pelas excelentes reportagens sobre os escândalos da Assembleia Legislativa do Paraná. Cada vez mais admiro a competência e o profissionalismo dos repórteres deste conceituado jornal. Reportagem investigativa como esta faz com que a credibilidade do jornal cada vez mais se concretize.

Reinaldo Gabardo

Diários secretos 3

Mais uma vez a imprensa, sem qualquer engajamento ideológico, mas cumprindo rigorosamente o seu dever de denúncia, pode contribuir poderosamente para a renovação ética do país. O combate à corrupção deve ser uma bandeira permanente.

Já que o Legislativo não funciona nem o Tribunal de Contas, os jornalistas fazem o que o povo precisa.

Mário Fuzeto

Diários secretos 4

O presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), anuncia medidas e recadastramento dos servidores. Como presidente da Assembleia Legislativa não sabia de nada! Me engana que eu gosto!

Luiz Augusto Pelisson, professor

Melhores salários

O aumento para os policiais militares é mais do que necessário, pois eles não têm um aumento real de salário há anos, o que gera insatisfação e consequente corrupção entre a classe. Uma polícia mal-remunerada e mal equipada jamais terá condições de defender a lei.

Angélica da Silva Neiva,relações-públicas

Investimentos

O presidente Lula está certíssimo em afirmar que os candidatos à Presidência da República devem provar que farão melhor que os últimos governos FHC e Lula. Que o Brasil é a oitava economia do mundo, todos sabemos. Porém tem muito o que fazer através de reformas estruturais neste país para que, no futuro, não morramos "afogados na praia". Vejamos o exemplo da Argentina, Uruguai e Venezuela em meados do século passado. Eram emergentes na América do Sul, ou seja: construção de metrô; sistema de telefonia melhor que o da França; atrativo de capital estrangeiro; muito petróleo etc. No entanto, hoje são países que ficaram estagnados. Perderam o destacado posto por causa da falta de administração pública democrática, ética e legal.

Paulo Sérgio Pereira, advogado

Pré-sal

A Constituição Federal, no artigo 20, parágrafo 1.º diz que é assegurada, nos termos da lei, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração. E no inciso IX diz: os recursos minerais, inclusive os do subsolo. Ora, se o pré-sal pertence à União, por que não distribuir equitativamente a todos os estados? Há leis que definem o que fazer com o pré-sal, falta apenas que sigam o que determinam a Constituição e as leis.

Alberto Nunes, jornalista

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]